Buscar

Estudo de Caso: Tumor no Tronco Encefálico e o Sistema Nervoso

Prévia do material em texto

APS -TEMA: ESTUDO DE CASO – TUMOR DE TRONCO ENCEFÁLICO
1.Conforme o caso, o indivíduo realizou uma ressonância magnética, para avaliação do tumor. Defina os planos de secções (cortes) utilizados para estudo neste tipo de exame.
R: Os planos utilizados são os axial, coronal e sagital.
 
2. Analise o exame do caso clínico e cite a secção presente na imagem, da ressonância magnética.
R: Plano transversal
3. O exame de imagem evidenciou um comprometimento do tronco encefálico. Faça um mapa conceitual da divisão do Sistema Nervoso, detalhando ainda, as partes do tronco encefálico.
R:
4. Quais as células que constituem o tecido nervoso?
R:As células constituintes são as células nervosas (neurônios) e as células da glia (astrócitos, oligodendrócitos, shawann, micróglia e ependimárias) que auxiliam o funcionamento do neurônio 
R: O teci do ne rv oso é compos to por cél ul as ne rvosas (Neurôni os) , uni dades f unci onai s 
res pon sáveis pe l a coorde n ação das ativi dade s, e pe l as cé lul as da Gl i a, no qual te m ati vi dade s 
rel aci onadas com os ne urôni os, onde são os A strócitos, Oligode ndróci tos, Cé lul as de Shaw an n, 
Mi crógl i as e Cé l ul as Epe n di mári a
5. O paciente apresenta paralisia do nervo facial. Explique do ponto de vista histológico, o que é um nervo.
R: Nervos são cordões esbranquiçados constituídos de fibras nervosas reforçados por tecido conjuntivo.
6. Analise os sintomas do caso clínico e explique a relação com o tumor no tronco encefálico.
R: A relação dos sintomas do caso clínico com o tumor no tronco encefálico ajuda a concluir que o caso clínico corresponde a um tumor cerebral primário que possui um crescimento anormal de células no interior do crânio.
7. Para que uma informação seja passada de um neurônio para outro, a transmissão de impulso nervoso, envolve um mecanismo denominado potencial de ação. Explique a fase de despolarização e repolarização da membrana celular.
R: a fase de despolarização é quando recebe o estimulo e o sódio entra nas células, a repolarização é quando o canal de potássio abre e o canal de sódio inicia fechamento.
8. A comunicação rápida e precisa entre neurônios é possível devido a dois mecanismos: condução axonal e transmissão sináptica. As sinapses são estruturas especializadas que permitem comunicação elétrica entre células excitáveis. Elas se subdividem em sinapse elétrica e sinapse química. Diferencie-as e correlacione com o seu papel na transmissão da informação.
R: Sinapse química, ocorre através de vesículas com neurotransmissores, o neurônio pre e pos sináptico ficam próximos um do outro, já a sinapse elétrica, ocorre por junções comunicantes comum em musculo cardíaco e liso)

Continue navegando