Buscar

54 Questões - Direito Civil IV

Prévia do material em texto

01 - Sobre as obrigações propter rem é correto afirmar que:
RESPOSTA: d. São obrigações de natureza ambulatória, o que significa afirmar que a titularidade acompanha sempre o direito real, como é o caso do IPTU e da taxa de condomínio
02 - No que diz respeito à posse é correto afirmar:
RESPOSTA: (d) A companheira tem justo título na posse de bens comuns do casal, quando do falecimento do companheiro.
03 - O possuidor de má fé:
RESPOSTA: (c) Tem direito à indenização só das benfeitorias necessárias, mas não tem direito de retenção do imóvel.
04 - Assinale a alternativa incorreta:
RESPOSTA: (b) Considera-se possuidor aquele que, achando-se em relação de dependência para com outro, conserva a posse em nome deste e em cumprimento de ordens ou instruções.
05 - Dá-se o traditio brevi manu, quando:
RESPOSTA: a. o possuidor de uma coisa em nome alheio passa a possuí-la como própria.
06 - (DPE SE 2012) Com relação ao direito de propriedade, direito real por meio do qual o proprietário tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisa e o direito de reavê-la do poder de quem injustamente a possua ou detenha, assinale a opção correta.
RESPOSTA: c. Caso o invasor de solo alheio esteja de boa-fé e a área invadida exceda a vigésima parte do solo invadido, o invasor poderá adquirir a propriedade da parte invadida, mas deverá responder por perdas e danos, abrangendo os limites dos danos tanto o valor que a invasão acrescer à construção quanto o da área perdida e o da desvalorização da área remanescente.
07 - No sistema brasileiro:
RESPOSTA: d. a propriedade móvel se adquire pela tradição e a imóvel pelo registro;
08 - Por 10 anos, sem interrupção nem oposição, Fábio possuiu, como seu, bem imóvel no qual estabeleceu sua moradia habitual, podendo:
RESPOSTA: D. requerer ao juiz que declare desde logo adquirida a propriedade do bem, independentemente de justo título e boa-fé.
09 - Sobre a aquisição e perda da propriedade, analise as afirmações abaixo:
I - A usucapião é forma de aquisição de propriedade.
II - A usucapião no direito brasileiro, quanto aos bens imóveis poderá ser, entre outras espécies, ordinária, extraordinária, urbana e rural.
III - A aquisição da propriedade por especificação somente é aplicável aos bens móveis.
Quais são corretas?
RESPOSTA: e) Todas as alternativas
10 - (TJ/PA) No que tange ao instituto da posse, bem como a seus efeitos, assinale a alternativa CORRETA.
RESPOSTA: O detentor não possui direitos equivalentes aos direitos do possuidor e, portanto, não possui direito à proteção possessória.
11 - (TJ/MG ) São direitos reais:
RESPOSTA: a habitação, a hipoteca, o uso e a anticrese
12 - Questão objetiva Marque a alternativa CORRETA:
RESPOSTA: A propriedade é, como regra, um direito real ilimitado
13 - Nas alternativas abaixo, identifique aquele que, achando-se em relação de dependência para com outro, conserva a posse em nome deste e em cumprimento de ordens ou instruções suas: 
RESPOSTA: Fâmulo da posse
14 - (II Exame Unificado OAB) Assinale a alternativa que contemple exclusivamente obrigação propter rem:
RESPOSTA: a obrigação que tem o proprietário de um terreno de indenizar o terceiro que, de boa-fé, erigiu benfeitorias sobre o mesmo.
15 - Segundo a Legislação, Doutrina e Jurisprudência, assinale a única alternativa que não corresponde à uma obrigação propter rem: 
RESPOSTA: o consumo de energia elétrica;
16 - (TRE/CE) Com relação a Posse, considere: I. As benfeitorias não se compensam com os danos, e só obrigam ao ressarcimento se, ao tempo da evicção, ainda existirem. II. O possuidor pode intentar a ação de esbulho, ou a de indenização, contra o terceiro, que recebeu a coisa esbulhada sabendo que o era. III. Ao possuidor de má-fé serão ressarcidos somente as benfeitorias necessárias. IV. O possuidor de boa-fé tem direito, enquanto ela durar, aos frutos percebidos. De acordo com o Código Civil brasileiro, está CORRETO o que se afirma APENAS em
RESPOSTA: II, III e IV.
17 - (TJ/SP) Em relação à posse, é CORRETO afirmar que
RESPOSTA: o possuidor direto tem direito de lançar mão dos interditos contra turbação, esbulho e violência iminente, se tiver justo receio de ser molestado, inclusive contra o possuidor indireto.
18 - (Ministério Público/SP - 83°) De acordo com o que estabelece o art. 1.200 do Código Civil, é justa a posse que não for violenta, clandestina ou precária. E nos termos do art. 1.201 do mesmo diploma, está dito que é de boa-fé a posse, se o possuidor ignora o vício ou o obstáculo que impede a aquisição da coisa. Diante de tais enunciados: 
RESPOSTA: quem pacificamente ingressar em terreno de outrem, sem ter a preocupação de ocultar a invasão, estará praticando esbulho, apesar de sua conduta não se identificar com nenhum dos três vícios referidos no art. 1.200 do Código Civil.
19 - Assinale a alternativa CORRETA:
RESPOSTA: Para que ocorra a perda da posse pela derrelição, é necessária a intenção do sujeito em não mais querer a posse do bem.
20 - Marque a alternativa correta:
RESPOSTA: O absolutamente incapaz não perde a propriedade por usucapião. 
21 - (DPE/SP - Defensor Público/2010) Pela perda ou pela deterioração da coisa:
I. o possuidor de boa-fé responde se tiver dado causa;
II. o possuidor de má-fé responde se tiver dado causa e se ocorreram acidentalmente;
III. quando acidentais, o possuidor de má-fé não responde se provar que ocorreriam da mesma forma na posse do reivindicante;
IV. o possuidor de má-fé não responde se acidentais, pois não agiu com culpa para tais eventos;
V. o possuidor de boa-fé não responde se for o causador, pois exerceu sobre a coisa o poder de uso e gozo.
Está correto SOMENTE o que se afirma em:
RESPOSTA: I, II e III
22 - Quanto ao objeto e características do Direito das Coisas, assinale a alternativa INCORRETA
RESPOSTA: "Ius utendi", "fruendi" e "abutendi" consiste no direito absoluto que tem o proprietário de usar, gozar e abusar da coisa. O Proprietário é quem mais tem poder sobre a coisa. É somente ele quem pode fazer o que bem entender com a coisa, inclusive destruí-la. O possuidor já não tem esse mesmo direito.
23 - são formas de aquisição da propriedade móvel, exceto:
RESPOSTA: acessão
24 - (2014 IESES TJMS) Sobre os efeitos da posse pode-se afirmar: I. O possuidor de boa-fé tem direito à indenização das benfeitorias necessárias e úteis, bem como, quanto às voluptuárias, se não lhe forem pagas, a levantá-las, quando o puder sem detrimento da coisa, e poderá exercer o direito de retenção pelo valor das benfeitorias necessárias e úteis. II. O possuidor de boa-fé responde pela perda ou deterioração da coisa, a que não der causa. III. O possuidor de má-fé responde por todos os frutos colhidos e percebidos, bem como pelos que, por culpa sua, deixou de perceber, desde o momento em que se constituiu de má-fé; tem direito às despesas da produção e custeio. IV. O possuidor de má-fé responde pela perda, ou deterioração da coisa, ainda que acidentais, salvo se provar que de igual modo se teriam dado, estando ela na posse do reivindicante. A sequência correta é:
RESPOSTA: Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas
25 - (TJ/AP) Sobre a posse e os direitos do possuidor, é CORRETO afirmar: I. O possuidor turbado, ou esbulhado, poderá manterse ou restituir-se por sua própria força, contanto que o faça logo; os atos de defesa, ou de desforço, não podem ir além do indispensável à manutenção, ou restituição da posse. II. Os frutos naturais e industriais reputam-se colhidos e percebidos, logo que são separados; os civis reputam-se percebidos dia por dia. III. Ao possuidor de má-fé serão ressarcidas somente as benfeitorias necessárias; não lhe assiste o direito de retenção pela importância destas, nem o de levantar as voluptuárias. IV. As benfeitorias não se compensam com os danos e não dão direito ao ressarcimento mesmo quando não mais existirem ao tempo da evicção. V. Considera-se possuidor aquele que, achando-se em relação de dependência para com outro conserva a posse em nome deste e emcumprimento de suas ordens ou instruções. Está correto o que consta APENAS em
RESPOSTA: I, II e III.
26 - Marque a alternativa correta:
RESPOSTA: são efeitos da posse os interditos possessórios, o direito à percepção dos frutos, o direito de retenção da coisa e o direito à indenização por benfeitorias realizadas na coisa.
27 - O possuidor:
RESPOSTA: De boa-fé tem direito à indenização de todas as benfeitorias, sendo certo que, quanto às voluptuárias, se não lhe forem pagas, poderá levantá-las, quando o puder sem detrimento da coisa, e poderá exercer o direito de retenção pelo valor das benfeitorias necessárias e úteis.
28 - (TJ/RS) São direitos reais, exceto:
RESPOSTA: a propriedade, a posse e a habitação.
29 - (OAB 2007) A respeito da posse e da proteção possessória, assinale a opção correta.
RESPOSTA: Na ação de reintegração de posse, a procedência do pedido fica condicionada à efetiva comprovação da posse, do esbulho praticado pelo réu e da perda da posse. Exige-se, ainda, a demonstração da data do esbulho, para que seja definido o rito pelo qual deverá tramitar o processo.
30 - (Magistratura TJSC/2010) Assinale a alternativa correta
I. O possuidor de boa-fé tem direito de indenização pelas benfeitorias necessárias e úteis, mas apenas pode exercer direito de retenção pelas necessárias.
II. O possuidor de boa-fé tem direito de pedir indenização pelas benfeitorias voluptuárias, mas não pode exercer direito de retenção.
III. O possuidor de má-fé tem direito de indenização tanto das benfeitorias necessárias quanto das úteis, em razão da vedação ao enriquecimento sem causa.
IV. O valor de indenização das benfeitorias será, em qualquer caso, o valor de custo e não o atual.
RESPOSTA: Todas as proposições estão incorretas.
31 - (DPE/SP - Defensor Público/2010) Assinale a alternativa INCORRETA:
RESPOSTA: Diante da pretensão daquele que se diz possuidor, o proprietário da coisa pode opor exceção fundada no domínio
32 - (FAURGS - TJ-RS - Juiz de Direito Substituto - 2016) Assinale a alternativa correta a respeito da disciplina da Posse no Código Civil.
RESPOSTA: Se duas ou mais pessoas possuírem coisa indivisa, pode cada uma exercer sobre ela atos possessórios, contanto que não excluam os dos outros compossuidores.
33 - (INSS) A teoria da posse, adotada pelo Código Civil Brasileiro, denomina-se
RESPOSTA: teoria objetiva de Ihering.
34 - Sobre a aquisição da propriedade imobiliária, pode-se afirmar que:
RESPOSTA - Via de regra a aquisição imobiliária se opera pela transcrição do título em cartório do registro público e a mobiliária se faz pela tradição.
35 - (2015 FGV Niteroi RJ) Em decorrência de disposição testamentária, um pequeno sítio de cinco hectares, com duas casas e outras benfeitorias, foi transmitido para Maria, ficando em usufruto vitalício para Eduardo. Acontece que o referido imóvel, por desídia de Eduardo, foi invadido por Sérgio e Ana, os quais, por terem permanecido residindo no bem por longo período, lograram obter sentença favorável em ação de usucapião cujo processo teve Maria e Eduardo no polo passivo da relação processual. Diante do caso em questão, por se tratar a usucapião:
RESPOSTA - de um modo originário de aquisição da propriedade, Sérgio e Ana passaram a ter a nua propriedade do imóvel, permanecendo Eduardo como usufrutuário, não restando qualquer direito para Maria.
36 - A respeito da usucapião, é correto afirmar que:
RESPOSTA - trata-se de modo originário de aquisição de propriedade.
37 - (134º Exame de Ordem SP) A usucapião constitui modo
RESPOSTA - originário de aquisição da propriedade.
38 - (Questão 13 28º Exame OAB-RJ) Em matéria de posse, é correto afirmar que:
RESPOSTA - Pelo constituto possessório ocorre a aquisição da posse, sem a entrega material do bem;
39 - (OAB 2008) No que diz respeito ao condomínio e aos direitos e deveres dos condôminos, assinale a opção correta.
RESPOSTA - É direito dos condôminos requerer a divisão da coisa comum, porém é possível instituir-se a indivisibilidade convencional por prazo não superior a cinco anos, suscetível de prorrogação ulterior.
40 - (TJSP 2009/ JUIZ) Assinale a alternativa CORRETA:
RESPOSTA - Passagem forçada e servidão de trânsito implicam restrição ao direito de propriedade e decorrem, a primeira, da lei, a segunda, de manifestação de vontade.
41 - Quanto ao direito real de usufruto, assinale a assertiva correta:
RESPOSTA - o exercício do usufruto pode ser cedido a terceiros.
42 - (PC-RJ/ Delegado) A propósito do direito de vizinhança no Código Civil, é INCORRETO afirmar:
RESPOSTA - Quando decisão judicial determinar sejam toleradas as interferências, não poderá o vizinho exigir a sua redução, ou eliminação, quando estas se tornarem possíveis.
43 - (OAB 2006) Sobre usucapião e sua tutela, assinale a assertiva correta.
RESPOSTA - Não ocorre entre cônjuges, na constância do casamento.
44 - Sobre as causas de perda da propriedade, pode-se afirmar que:
RESPOSTA - e. Não há direito sem objeto, portanto, perecendo a coisa móvel ou imóvel extinta estará a respectiva propriedade.
45 - Sobre a desapropriação é correto afirmar que:
RESPOSTA - b. Todos os bens móveis ou imóveis, corpóreos ou incorpóreos, podem ser objeto de desapropriação. No entanto, os direitos de personalidade não são passíveis de desapropriação.
46 - (TJPE 2013) O direito de superfície é concedido a outrem pelo:
RESPOSTA - d. proprietário, caracterizado pelo direito de construir ou de plantar em terreno do concedente, por tempo determinado, mediante escritura pública devidamente registrada no Cartório de Registro de Imóveis.
47 - (DPE PI 2009) Norma alugou um apartamento no primeiro andar de um prédio e, dois dias após sua mudança, sentiu-se incomodada por ruído excessivo. Apurou o fato e descobriu que o ruído advinha de um assoalho de madeira instalado em apartamento do terceiro andar. Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.
RESPOSTA - b. A ação cabível deve versar sobre direito de vizinhança, sendo que a responsabilidade pelo distúrbio deve ser apurada sob o critério objetivo.
48 - (PC GO 2008) Na tutela dos direitos reais, distingue-se a proteção à posse daquela conferida especificamente ao domínio. Entretanto, admite o ordenamento jurídico brasileiro a tutela daquela com fundamento neste. Assim, considerando-se a disputa da posse com base no domínio, é CORRETO no direito brasileiro:
RESPOSTA - d. O pleito de posse fundado no domínio tem natureza petitória em razão da causa de pedir, além do pedido.
49 - (TJAL 2008) Silvana, Teresa e Sandra adquiriram uma casa em região praiana com o objetivo de lá se hospedarem em finais de semana, férias e feriados, exceto no período de março a agosto, em que nenhuma das três utilizará a casa. Diante dessa situação, assinale a opção correta
RESPOSTA - e. Caso Sandra contraia dívida em proveito do condomínio durante sua estada no imóvel, só ela ficará obrigada ao pagamento diante do terceiro.
50 - Em relação ao condomínio edilício, assinale a alternativa correta.
RESPOSTA - d. As despesas originadas pelo condomínio edilício, a serem suportadas pelos condôminos, não devem ser consideradas relações de consumo, não se aplicando, portanto, as regras do Código de Defesa do Consumidor.
51 - (TJRO 2012) Assinale a alternativa correta:
RESPOSTA - a. O usufrutuário pode alugar o imóvel sob o qual detém o usufruto, e a renda deste obtida reverte em seu favor.
52 - (IAPJM Advogado 2010) Quanto aos efeitos dos direitos reais de garantia, assinale a opção correta.
RESPOSTA - a. No direito brasileiro, vigora a regra de que o crédito real prefere ao pessoal, salvo se este gozar de privilégio.
53 - O negócio jurídico pelo qual o devedor entrega ao credor bem móvel como garantia de cumprimento de sua obrigação é denominado
RESPOSTA - b) penhor
54 - (OAB SP 2008) A anticrese constitui:
RESPOSTA - b. Direito real de garantia.

Continue navegando