A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
Tipos de Empresa

Pré-visualização|Página 1 de 1


Tipos de Empresa

O plano de negócios, também denominado de plano empresarial, trata-se de um documento que detalha qual o negócio que deseja se iniciar ou manter explicitando os processos realizados, os objetivos, o público alvo, etc. Além disso, o plano de negócios é um documento vital para a busca de órgãos financiadores de projeto, sobretudo as incubadoras. Logo, o plano de negócios é fundamental para quem quer empreender. Com essa ferramenta de gestão, você reduz a insegurança diante da abertura de uma nova empresa, diminui a margem de erro ao longo da jornada e aumenta as chances de sucesso da ideia em que a empresa foi estruturada.

Antes de começar a montar uma empresa é importante saber quais os tipos de empresa existem.



HTML image 0
Conhecer os tipos de empresas é de fundamental importância para montar um plano de negócios

Sociedade Empresária Limitada (LTDA): Esse estilo de empresa como o nome já diz, são empresa em que contam com sócios. Os sócios serão responsáveis por gerenciar determinadas funções na empresa, que constem no contrato. Nesse tipo de empresa as contas bancárias jurídicas dos sócios são separadas das contas pessoais, por isso se a empresa tiver um endividamento só o valor da conta jurídica será contada para pagar a dívida.

Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli): Esse estilo de empresa conta com apenas um sócio, onde ele tomará decisões sozinho, também tem a conta jurídica separada da pessoal.

Empresa Individual: Nesse estilo de empresa não há sócios, mas sim o proprietário da empresa. O nome da empresa deve fazer referencia ao nome do dono. Nesse caso se a empresa vir a ter dívidas os patrimônio pessoal do dono será o utilizado para sanar a divida. Esse tipo de empresa pode exercer atividade industrial, comercial e prestar serviços, somente não poderá fornecer serviços de profissão individual.

Microempreendedor Individual (MEI): Assim como a empresa individual, esse estilo de empresa conta somente com o proprietário, ou seja, não há sócios. Esse tipo de empresa só poderá ter lucro anual de 60 mil reais, pois se ultrapassar isso, será considerada uma empresa individual. Para fazer o registro é só acessar a internet e o registro é gratuito.

Sociedade Simples (SS): Esse estilo de empresa tem algumas familiaridades com as empresas de sociedade limitada. Esse tipo de empresa reúne pessoas que querem prestar serviços, como por exemplo, arquitetos, advogados, onde os sócios terão que prestar os mesmo tipo de serviço.

Sociedade Anônima (SA): Esse estilo de empresa é dividida em dois estilos: Sociedade Anônima de capital aberto ou Sociedade Anônima de capital fechado. A primeira é uma organização que vende ações na bolsa de valores. Já a segunda é uma empresa que é dividida em ações, mas que não vendem na bolsa de valores.

Empresa de Pequeno Porte (EPP): Esse estilo de empresa que terá que ter faturamento bruto anual de no máximo 3,6 milhões de reais.



HTML image 1
Principais restrições dos principais tipos de empresas


Órgãos que Registram Empresas

JUCESP-NIRE (número de identificação da empresa), Cartório de registros de pessoa jurídica, Receita Federal - CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), Secretária da Fazenda (realiza a inscrição estadual), Prefeitura e INSS.


Portes empresariais

Empresa de Porte Médio: Número de funcionários de 100 a 499 se a empresa for uma indústria, 50 a 99 se a empresa for um estabelecimento comercial.

Empresa de Porte Grande: 500 funcionários se a empresa for uma indústria e mais de 100 se a empresa for um estabelecimento comercial.

Empresa de Pequeno Porte: 20 a 99 funcionários se a empresa for uma indústria e 10 e 49 se a empresa for um estabelecimento comercial.


Mudando o estilo da empresa

Quando a empresa começa a se desenvolver e a gerar lucros maiores do que o estilo de empresa representa, é necessário mudar o tipo de empresa, isso gerará mais responsabilidades jurídicas e tributárias. Para realizar a transferência burocracia é igual como se você fosse registrar uma empresa.