Buscar

DIREITO EMPRESARIAL AVANÇADO

Prévia do material em texto

1) Qual a ideia basica que compôe o credito / qual a origem da palavra credito?
 RESPOSTA: Promessa de Pagamento representada pela nota promissória que é um título de crédito emitido pelo devedor, sob a forma de promessa de pagamento, a determinada pessoa (beneficiário ou favorecido), de certa quantia em certa data.
 A palavra credito se deu na Idade Média, o crédito era considerado ilegal, pois se considerava que havia usura por parte do credor, dada a prática de se cobrarem juros. Os pioneiros do comércio e da banca foram os comerciantes ditos "burgueses" dos Países Baixos e da Itália 1650 maritimas , feiras medievais, operação de cambio, e na França 1650- 1848 se deu cláusula a ordem endosso e por fim na Alemanha 1848 a 1930 lei uniforme, os dois polos mais dinâmicos das operações de crédito. Os credores que usavam este tipo de serviços eram os religiosos, os monarcas europeus, alguns membros da aristocracia, as cidades e os burgueses interessados em aumentar o capital envolvido nos seus negócios. Com a atribuição de pecado à usura por parte da Igreja Católica, as primeiras bancas com serviços financeiros foram desenvolvidas por judeus.
2) Quando teve a origem os titulos de credito? resuma.
Em relação à criação e a origem do primeiro dos títulos de crédito, a letra de câmbio, da qual diz-se que as origens mais remotas nos remetem a sua utilização na Índia, na China, na Grécia, até período mais recentes, atribuindo a sua criação aos judeus,e hoje, quase unanimemente tem-se que elas se desenvolveram e consolidaram na Idade Média.
3) Qual o conceito de titulo de credito?
Título de crédito é o documento necessário ao exercício do direito literal e autônomo nele contido, somente produz efeito quando preencha os requisitos da lei.
4) Qual o art, no CC que define titulo de credito?
Outro ponto disposto no novo Código Civil, em seu Título VIII, Capítulo I, nas Disposições Gerais dos Títulos de Crédito, é o artigo 887, que reproduz quase de maneira absoluta a celebre definição de Cesare Vivante em alusão aos títulos de crédito, da seguinte forma: “Art. 887.
5) Quais os principios ou atributos dos titulos de credito ? explique cada um.
 PRINCÍPIOS GERAIS DOS TÍTULOS DE CRÉDITO. ... São eles: o princípio da cartularidade; o princípio da literalidade; e o princípio da autonomia das obrigações cambiais. Princípio da cartularidade. Conforme definição de Vivante, o título de crédito é um documento necessário para o exercício do direito de crédito.
6) O que significa Desmaterialização do titulo de credito?
Resp.: Quando se fala em cartularidade ou incorporação, normalmente se ilustra com a ideia da necessidade da apresentação do papel para o exercício do direito. Todavia modernamente já não se usa mais tanto o papel e a evolução tecnológica vem aos poucos contribuindo para a diminuição do uso do papel.
Essa evolução também chega aos títulos de crédito, sendo extremamente comum falar em título eletrônico, isto é, títulos não materializados no papel. O próprio Código Civil de 2002 (art. 889, §3°) admite a criação do chamado título eletrônico criado a partir de caracteres gerados em computador, desde que contenha a data da emissão, a indicação precisa dos direitos que confere e a assinatura do emitente.
7) Existe algum tipo de titulo de credito verbal? explique
Não existe titulo de credito verbal, é premente dizer que O título de crédito é um documento que contém um direito de crédito e representa a obrigação desta dívida com as informações nele inscrita. Os títulos de crédito mais conhecidos são os cheques, as letras de câmbio, as notas promissórias e as duplicatas.
8) O que é necessario para transferencia do titulo de credito? aponte o dispositivo legal CC.
O endosso de título de crédito transfere o direito de recepção do valor nominal do respectivo título do endossante para o endossatário. Normalmente é utilizado como garantia de crédito em operações bancárias. artigos 910 a 920 do Código Civil.
CARACTERÍSTICAS
O endosso deve ser lançado pelo endossante no verso ou anverso do próprio título. Pode o endossante designar o endossatário, e para validade do endosso, dado no verso do título, é suficiente a simples assinatura do endossante. A transferência por endosso completa-se com a tradição (entrega) do título. Considera-se não escrito o endosso cancelado, total ou parcialmente.
9) Sabendo que o titulo de credito tem caracteristica autonoma - explique qual a diferença entre uma relação juridica cartular e relação juridica causal.
Títulos causais juridicos: são aqueles que guardam vínculo com a causa que lhes deu origem, constando expressamente no título a obrigação pelo qual o título foi assumido, sendo assim, só poderão ser emitidos se ocorrer o fato que a lei elegeu como uma possível causa para o mesmo. Podem circular por endosso. Ex:. duplicatas.
10) Defina e exemplifique o principio da abstração?
Títulos abstratos: são aqueles que não mencionam a relação que lhes deu origem, podendo ser criados por qualquer motivo. Ex: letra de câmbio, cheque.
11) Nos titulos de credito posso alegar a exceção do contrato não cumprido ?explique.
Resp.: Ao ser executado em função de um título de crédito (não pago no vencimento), o devedor poderá em ação de embargos arguir contra o portador (credor originário ou endossatário de boa-fé) todas as exceções pessoais que tiver, desde que pertinentes às relações diretas entre ambos. desde que haja a os principios de probidade e boa fé arts, 472 473 e 478 do CC
12) O que significa o formalismo no titulo de credito?
Resp.: Significa que um documento só vale como título de crédito se obedecer aos requisitos legais previstos para tanto. A não observância dos requisitos não gera a nulidade do documento, mas apenas não se reconhece ao documento os efeitos de um título de crédito (art. 888, CC).
13) Quais caracteristicas dos titulos de credito?
 São títulos executivos extrajudiciais: I - a letra de câmbio, a nota promissória, a duplicata, a debênture e o cheque; 2. Formalismo : é uma característica inerente aos títulos de crédito, uma vez que constitui condição para sua existência, validade e eficácia. Força executiva : atribui a esses títulos a qualidade de título executivo extrajudicial, conforme exposto pelo art. 585, inciso I, do CPC: Art. 585 - São títulos executivos extrajudiciais: I - a letra de câmbio, a nota promissória, a duplicata, a debênture e o cheque; As caractertisticas Se da por cartularidade, autonomia, literalidade.
14) Qual a diferença entre titulo executivo judicial e extrajudicial? 
resposta. A lei processual civil ressalta que a execução pode basear-se em título executivo judicial (Julgado, ou por determinação de um Juiz, é Processual, advém dum processo.) ou extrajudicial ( Por meio de um contrato, cheques, notas promissórias, pública ou particulares).
15) Como se da a emissão dos titulos de credito?
o título de crédito só se constitui quando, após a declaração unilateral de vontade do seu criador, sai de suas mãos voluntariamente. ou seja, o título de crédito se constitui a partir da declaração unilateral de vontade de seu criador, ou seja, uma vez criado o título ele está apto a gerar direitos, respondendo o criador pela sua importância mesmo nos casos em que saiu de suas mãos por extravio, perda ou roubo.
16) Como se da a estrurura dos titulos de credito?
 Quanto a estrutura podem ser classificados em ordem de pagamento e promessa de pagamento.
a) ordem de pagamento ( 3 situacões juridicas ): 1) Sacador: quem dá a ordem ; 2) Sacado: o destinatario da ordem e 3) tomador : o beneficiario da ordem. EX: cheque, duplicata e letra de cambio.
b) promessa de pagamento (2 situacões juridicas ): 1) promitente: quem promete pagar; 2) beneficiario da promessa ( credor). EX: NP.
17) Quais os modelos de titulo de credito?
Ex:. cheque: são os títulos que não exigem um padrão obrigatório de emissão, basta que conste os requisitos mínimos exigidos por lei. Ex:. letra de câmbio e nota promissória
 18) Como se da a circulação dos titulosde credito - explique e aponte na lei.
a) Quanto a circulação ao portador :São titulos que não identificam o credor e circulam por mera tradição ( art, 904, do CC/ 02); b) nominativos á ordem : identificam o credor e circulam mediante tradição acompanhadas de endosso ( art, 910, § 2º ,do CC/ 02); ( arts. 286 a 298, CC/ 02); c) ninativos não a ordem : identificam o credor e circulam mediante tradição acompanhado de cessão civil de credito
19) Quais os atos cambiais?
Para que os títulos sejam transferidos a terceiros, utiliza-se os atos cambiários, que são: o endosso – é a forma comum de transferência dos títulos de crédito. Quem transfere o título é o endossante, quem recebe o título é o endossatário. ... Saque – é o ato de criação, de emissão do título de crédito.
20) Explique o que significa apresentação - aceite endosso e aval?
Aceite que é o ato de vontade materializado pela aposição de assinatura no título, mediante a qual o sacado concorda com a ordem do sacador.
Aval significa que alguém, signatário ou não da letra, promete o cumprimento de obrigação de pagamento de importância em dinheiro, no todo ou em parte de forma autônoma.
Em síntese, o endosso é um meio especial de transferência de determinados bens móveis – títulos de crédito – isto é, ele representa o meio próprio de transferência da propriedade dos títulos de crédito e de todos os direitos inerentes a esse título.
21) Quais os efeitos do endosso?
Resp.: O endosso, que sempre será do título inteiro, tem por efeito primordial a transferência de todos os direitos inerentes ao título, daí falar-se em endosso translativo. Todavia, além desse efeito, existe também o efeito de tornar o endossante responsável pela aceitação e pagamento do título, como regra geral.
22) Qual diferença entre endosso e cessão de credito?
Endosso
É um instituto típico do direito cambiário
O endosso é declaração unilateral de vontade.
O endosso gera uma aquisição autônoma e originária do título, porque o que se transmite com o endosso é o título e não a relação jurídica causal. É apenas o crédito incorporado ao título, e não a relação jurídica que proporcionou o surgimento do título.
Inoponibilidade de exceções, pois é gerado por uma relação originária.
Cessão de Crédito
É um contrato, um instituto regulado pelo direito civil.
A cessão de crédito é um contrato e como contrato é negocio jurídico bilateral.
Cessão de crédito gera uma aquisição derivada de um crédito causal.
Na cessão de crédito há uma transmissão da relação jurídica causal, é uma relação derivada, logo admite a alegação de exceções pessoais.
23) Qual a diferença entre endosso em branco e endosso em preto?
Poderá o endosso se apresentar:
em preto: quando na própria letra traz a indicação do endossatário do crédito. Também conhecido por endosso nominal. No caso assinatura.
em branco: quando apenas constar a assinatura do endossante, sem qualquer indicação de quem seja o endossatário. Deverá este ser feito sempre no verso do título e se tornará um título ao portador.
24) O que são endossos improprios explique?
Resp.: O endosso impróprio pode ser a constituição de um procurador para efetuar a cobrança do título (endosso-mandato- endosso caução art, 918 do CC/02); ou a constituição de um penhor sobre o crédito ali representado (endosso-caução). ENDOSSO IMPRÓPRIO: é aquele que não produz o efeito de transferir a titularidade do crédito documentado pela letra de câmbio, mas legitima a posse sobre a cártula exercida pelo seu detentor.
25) Como se da a garantia do aval?
Versa o art. 30 da LU, "o pagamento de título de crédito, que contenha obrigação de pagar soma determinada, pode ser garantido por aval". Com isso estabelece-se que aval é a garantia cambial, pela qual terceiro (avalista) firma para com o avalizado, se responsabilizando pelo cumprimento do pagamento do título se este último não o fizer.
26) O que é fiança e como se da?
Fiança é um contrato acessório pelo qual a pessoa garante ao credor satisfazer a obrigação assumida pelo devedor caso este não a cumpra, ao passo que a obrigação do avalista é autônoma, independente da do avalizado. A fiança produz mais efeitos que o aval, uma vez que a posição do fiador adquire características de principal.
27) Quais especies de aval?
 Aval simples- quando o devedor do titulo tem sua obrigação garantida por um avalista. O avalista assume a responsabilidade solidaria de pagar o titulo e depois poderá cobrar o total do devedor ( seu avalizado)
Aval simultâneo- ou co-aval- quando o devedor do titulo tem sua obrigação garantida por mais de um avalista . Onde os avalistas assumem responsabilidade solidaria, entre eles, em favor do mesmo devedor, podendo quando um deles pagar o total do titulo, cobrar do outro a metade ou cobrar do outro a metade ou cobrar o total do devedor.
28) Os conjuges sem autorização do outro- podem prestar aval/fiança? explique.
Resp.: NÃO. O aval dado sem a outorga conjugal não é válido.
O aval de pessoas casadas pela comunhão universal ou comunhão parcial só terá validade com a concordância dos respectivos cônjuges.
O aval dado em outorga conjugal é anulável, podendo o cônjuge que não anuiu pedir a anulação garantia, até dois anos após o término da sociedade conjugal (CC, art. 1.649). Nesse caso, o terceiro de boa-fé prejudicado terá o direito de regresso contra o cônjuge que praticou o ato (CC, art. 1.646).
29) O que é outorga uxória?
AVAL E OUTORGA UXÓRIA 
O Código Civil de 2002 pressupõe a autorização do cônjuge, salvo se casados no regime de separação absoluta (art.1647 CC).
Contudo, o Enunciado 114 da Jornada de Direito Civil do Conselho da Justiça Federal, o aval não pode ser anulado por falta de vênia conjugal, de modo que o inciso III do art.1647 apenas caracteriza a inoponibilidade do título a cônjuge que não assentiu.
Nos termos desse enunciado, o aval dado pelo marido, sem o consentimento da mulher, não pode ser anulado, resultando tão-somente na “inoponibilidade do título ao cônjuge”
É de se ressaltar, porém, que o art.1649 do CC declara que:
“A falta de autorização, não suprida pelo juiz, quando necessária (art.1647), tornará anulável o ato praticado, podendo o outro cônjuge pleitear-lhe a anulação, até dois anos depois de terminada a sociedade conjugal”.
30) Explique vencimento ordinario e extraordinario ?
Resp.: A apresentação ordinária pode ser feita pelo portador legítimo do título (LUG, art. 38). Por portador legítimo deve-se entender a pessoa que justifica o seu direito pela presença do seu nome no título, ou por uma sequencia ininterrupta de endossos.
A apresentação extraordinária, pode ser realizada com o endosso impróprio, ou seja, o endossatário-mandatário ou o endossatário-pignoratício, ou ainda o cessionário e o sucessor (herdeiro).
31) O que é protesto e qual é a sua finalidade?
Resp.: O protesto por falta de aceite só pode ser realizado até a data de vencimento do título e produzirá o efeito de antecipar o vencimento do título. Ora, se o sacado não quer nem aceitar o título fica claro que não irá pagar.
Resp.: Caso não haja prazo assinado no título, a data do registro do protesto é o termo inicial da incidência de juros, taxas e atualizações monetárias sobre o valor da obrigação contida no título ou documento de dívida. Após o vencimento, só será possível o protesto por falta de pagamento.
32) Quando e porque se da a sustação de protesto? explique.
Em caso de dívidas já quitadas, sem justa causa ou que sejam resultado de fraude, o devedor deve recorrer à tutela jurisdicional, se utilizando do procedimento judicial de sustação do protesto através de Medida Cautelar de Sustação de Protesto. 
A sustação de protesto é usualmente utilizada em caso de discordância pelo devedor quanto aos termos da dívida, dando origem ao acionamento do Estado para que um Juiz Cível ou Juizado Especial Cível ordene a sustação. 
Para os títulos com valores de até 40 salários-mínimos (englobando as custas e emolumentos), o devedor poderá recorrer aos Juizados Especiais competentes,sem a necessidade de um advogado. Nos demais casos, será necessário o patrocínio de um profissional da advocacia, que dará o melhor encaminhamento à demanda. 
33) Onde está prevista a letra de cambio na lei - e quais as regras de -quanto a forma -saque -emissão e apresentação
A Lei 2044/08 art 29 inteiro foi revogado, entrou a lei 9492/97 regulamenta os serviços de protesto de títulos e outros documentos de dívida. ... Art. 1º Protesto é o ato formal e solene pelo qual se prova a inadimplência e o descumprimento de obrigação originada em títulos e outros documentos de dívida. Nesse caso é um titulo causal pois só pode ser emitido em hipotese autorizada em lei sendo necessario uma causa para a sua emissão (art, 20 da LD). Quanto ao saque é a emissão da duplicata .O empresario só pode emitir a duplicata para documentar o credito nascido de uma compra e venda mercantil. Se for emitida sem causa, tipificara o ilicito penal do art. 172, do cód. penal ( duplicata simulada )
34) Explique nota promissoria e sua principais caracteristicas- aponte na lei
A nota promissória e uma promessa solene, direta e unilateral de pagamento, a vista ou a prazo, efetuada pelo promitente-devedor ao promissário-credor, regulada no Brasil pelas mesmas normas que disciplinam a letra de cambio (Lei Saraiva e Lei Uniforme), sendo referida genericamente como cambial. A nota promissória é uma promessa do subscritor de pagar quantia determinada ao tomador, ou à pessoa a quem esse transferir o título. nesse contesto da lei, De acordo com o artigo 70 da Lei Uniforme de Genebra (Decreto nº 57.663/66) o credor da nota promissória (sacado) possui o prazo de 3 anos, a contar da data de vencimento, para promover a ação de execução de título extrajudicial contra o devedor do título.
São características gerais da nota promissória:
a) a nota promissória, conforme exposto, e uma promessa de pagamento, ao passo que a letra de cambio e uma ordem de pagamento;
b) em virtude do seu caráter de promessa unilateral, a nota promissória não necessita de aceite por parte do devedor; c) e um título abstrato, pois a sua emissão não exige uma causa legal especifica, não necessitando, assim, trazer expresso o motivo que lhe deu origem; d) no Brasil, a nota promissória somente pode ser emitida como titulo a ordem;
35) Explique cheque e suas principais caracteristicas
Resp.: O cheque é título de crédito de modelo padronizado/vinculado. 
Características Gerais
a) O cheque não admite aceite considerando-se não escrita qualquer declaração com esse sentido. Pois e emitido pelo próprio devedor (sacador);
b) O sacado no cheque não e devedor e só e obrigado a acatar a ordem de pagamento desde que a referida ordem preencha os requisitos essenciais de validade e o emitente disponha de fundos (dinheiro ou credito) na instituição financeira sacada;
c) São nulos o endosso parcial e o do sacado. O pagamento do cheque pode ser garantido, no todo ou em parte, por aval prestado por terceiro, exceto o sacado, ou mesmo por signatário do título.
d) Diversamente do que ocorre com outros títulos, o cheque e fornecido pelo próprio banco sacado ao sacador (correntista);
e) Fica ressalvada a competência do Conselho Monetário Nacional, nos termos e nos limites da legislação especifica, para expedir normas relativas à matéria bancária relacionada com o cheque. O cheque é um titulo formal, pois segue um modelo padronizado.

Continue navegando