Buscar

Externalidades na Economia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ECONOMIA
DAISY PORCIÚNCULA
DISCURSIVA 1
1) O conceito seria de externalidades, estas são os custos e as receitas obtidas ou imputadas pela empresa à sociedade ou à outras empresas, ou seja, são efeitos não intencionais gerados por empreendimentos. O presidente da North American Economic and Finance Association (Associação Norte Americana de Economia e Finanças), Dominick Salvatore, diz que as externalidades se resumem à “diferença entre custos privados e custos sociais ou entre lucros privados e lucros sociais”. Isso significa que as externalidades nascem na economia e podem ser negativas ou positivas para a sociedade. Serão positivas quando uma empresa gerar benefícios a outra, ¨sem querer¨, não recebendo pagamentos em troca, como no caso das abelhas, foram em grande parte responsáveis por realizar a “polinização entomófila” da plantação do meu vizinho, isto é, houve por parte do meu vizinho ganhos de produção em razão disto.
 As externalidades serão negativas quando a atividade de uma empresa gerar custos para outra empresa ou pessoas ao seu redor, sem que paguem os prejuízos causados. Um exemplo de externalidade negativa seria a poluição que uma empresa produz em um bairro ou em uma cidade, contaminando a água, o ar e o solo.
Bibliografia:
MICHELS, ÉRICO; OLIVEIRA, NEY; WOLLENHAUPT, SANDRO. Economia, organizado por Universidade Luterana do Brasil – Canoas Ed. ULBRA,2016.
 O que São externalidades positivas e negativas? ECYCLE. Disponível em: <https://www.ecycle.com.br/2646-externalidades>. Acesso em 21/08/19.

Continue navegando