Buscar

A2 Quadro Comparativo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Iônicas
	Covalentes
	Metálicas
	a) Quais elementos químicos participam deste tipo de ligação química?
	Sódio, potássio, magnésio, cálcio, alumínio, flúor, cloro, bromo, oxigênio e enxofre
	Hidrogênio, berílio, boro, carbono, nitrogênio, fósforo, oxigênio e enxofre
	Ferro, cobre, prata, mercúrio, ouro, cálcio, lítio
	b) Quais as principais características deste tipo de ligação química?
	São sólidos nas CNTP, possuem altos pontos de fusão e ebulição, conduzem corrente elétrica e são solúveis em água
	Menor ponto de fusão, não conduz corrente elétrica, solubilidade variada.
	Brilho metálico, condutividade elétrica, alto ponto de fusão e ebulição, maleabilidade, ductilidade, alta densidade e resistência à tração
	c) Explique sucintamente quais os tipos de ligações atômicas/moleculares que predominam nos materiais cerâmicos, metálicos e poliméricos e qual a sua influência nas propriedades desses materiais, nomeadamente na temperatura de fusão, na dureza, na ductibilidade ou maleabilidade e refratariedade destes materiais.  ( Dica: Para cada uma dessas classes de materiais indique um representante e escreva a influência do tipo de ligação existe nele nas propriedades de temperatura de fusão, na dureza, na ductibilidade ou maleabilidade e refratariedade destes materiais)
	Átomos com grande diferença de eletronegatividade se unem através de ligações iônicas, quando átomos de metais juntam com átomos de ametais, ou quando alguns ametais se ligam com átomos de Hidrogênio.
Os metais apresentam alta eletropositividade, e tendência de doar elétrons para se estabilizarem, formando cátonis (íons positivos). 
Quem doa elétrons fica positivo. Os metais doam elétrons, pois possuem um, dois ou três elétrons na última camada, sendo mais fácil perderem elétrons, dessa forma, a última camada passa a ser a anterior.
	Para ocorrer ligação iônica, deverá haver grande diferença de eletronegatividade, pois um átomo doará elétrons ao outro. Para que ocorra ligação covalente também existem algumas condições. Veja-as a seguir.
• Possuir pequenas diferenças de eletronegatividade entre os átomos ligantes.
• Os átomos que se ligam precisam ganhar elétrons, assim, nenhum estará disposto a doa
	Ligação metálica é a ligação entre metais e metais. Formam as chamadas ligas metálicas, que são cada vez mais importantes para o nosso dia a dia.
No estado sólido, os metais se agrupam de forma geometricamente ordenados, formando as células, ou grades ou retículo cristalino. Uma amostra de metal é constituída por um grande número de células unitárias formadas por cátions desse metal

Continue navegando