Buscar

FILOSOFIA, ÉTICA E CIDADANIA AULA 6 -2019 1

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	
	O livro Crítica da razão pura foi escrito pelo filósofo chamado:
 
		
	 
	Kant.
	
	Hegel.
	
	Descartes.
	
	Maquiavel.
	
	Espinoza.
	Respondido em 28/08/2019 10:43:38
	
Explicação:
Crítica da razão pura é o livro filosófico mais conhecido de Kant. Nesta obra, Kant apresentou a sua teoria do conhecimento, nesse caso, trata-se de um estudo da razão teórica.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A teoria moral kantiana foi denominada de muitas formas, dentre as quais se destacam a ética do dever ou ética da convicção. Contudo, muitos autores preferem denominar a  ética kantiana de:
		
	 
	Ética Deontológica
	
	Ética Consequencialista
	
	Ética Finalista
	
	Ética das Virtudes
	
	Ética Utilitarista
	Respondido em 28/08/2019 10:44:37
	
Explicação:
Muitos autores preferem chamar a ética kantiana de ética deontológica, isso porque a teoria kantiana recomenda que as ações devam ser praticadas por puro dever. O termo deontos, em grego, significa dever.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Kant, no livro Crítica da Razão Pura, de 1781, no prefácio à segunda edição, ao analisar sobre o conhecimento, tentou solucionar o problema entre as correntes do racionalismo e do empirismo, construindo uma nova visão, a que denominou de criticismo. Nesse livro, Kant afirmou que realizou um tipo de revolução radical inspirada na astronomia. Dessa forma, o nome que Kant utilizou para denominar sua revolução teórica foi de:
		
	
	Revolução Galileniana
	 
	Revolução Copernicana
	
	Revolução Kepleriana
	
	Revolução Astronômica 
	
	Revolução Newtoniana
	Respondido em 28/08/2019 10:47:29
	
Explicação:
Revolução Copernicana. Kant procedeu a uma mudança na filosofia à moda de Copérnico na astronomia, quando observou e inverteu a relação entre sujeito e objeto, colocando o sujeito como capaz de produzir conhecimentos e sendo mais importante que o objeto. Por quê? Porque o sujeito não é passivo diante do objeto, mas é o produtor do conhecimento. Por conseguinte, tudo dependerá de nossa subjetividade que irá determinar e delimitar o mundo objetivo.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O termo revolução copernicana é usado por Immanuel Kant para dizer que o foco do conhecimento consiste:
		
	
	Na perceção.
	
	Na ciência.
	
	Na natureza.
	 
	No sujeito.
	
	No objeto.
	Respondido em 28/08/2019 10:48:01
	
Explicação:
Este termo foi usado por Kant para explicar a mudança de paradigma em que desloca o polo do conhecimento do objeto para o sujeito. Em outras palavras, o conhecimento depende do sujeito e o objeto fica determinado por ele.
 
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Com relação às temáticas da vontade moral, da autonomia e da heteronomia no pensamento kantiano, podemos afirmar que:
		
	
	B - A heteronomia se constitui em um atributo da vontade que é determinada, pelo simples desejo de que uma determinada norma, de que uma determinada lei seja respeitada por si, pela convicção de seu caráter benéfico.
	
	C - A vontade moral é aquela que não obedece a outra lei a não ser à lei moral e não se deixa determinar por certas inclinações ou por cálculos interessados.
	
	D - A autonomia da vontade, segundo Kant, ela é sempre definida por algo que vem "de fora", por algo que a determinada externamente.
	
	E - A moral, no pensamento kantiano, é determinada pela indistinção entre autonomia e heteronomia da vontade moral.
	 
	Se por autonomia se entende a faculdade de dar leis a si mesmo, é certo que a vontade moral é por excelência uma vontade autônoma.
	Respondido em 28/08/2019 10:49:41
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O Imperativo Categórico Kantiano propõe uma explicação sobre o comportamento moral do homem (dever ser). Dentro deste conceito também considerou:
		
	
	A especificidade do homem e suas particularidades
	
	A imputabilidade das normas legisladoras determinando a conduta humana
	
	A felicidade de todos
	
	A punição divina
	 
	A dignidade humana
	Respondido em 28/08/2019 10:49:34
	
Explicação: Kant no imperativo categórico propõe uma análise do dever ser moral humano, sem perder de foco a dignidade da pessoa humana, mesmo quando se esbara com comportamentos ditos imorais que demandam de uma reflexão a partir do indivíduo.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Kant procedeu a uma mudança na filosofia à moda de Copérnico na ciência, quando observou e inverteu a relação entre sujeito e objeto, colocando o sujeito como capaz de produzir conhecimentos, tornando-se mais importante que o objeto. Assim, o sujeito não é passivo diante do objeto, mas é o produtor do conhecimento. Por conseguinte, tudo dependerá de nossa subjetividade que irá determinar e delimitar o mundo objetivo. Dessa forma, assinale a alternativa correta que representa a revolução que Kant propugna na teoria do conhecimento:
		
	
	Revolução de Ticho Bryan
	
	Revolução Científica
	
	Revolução Galilaica
	 
	Revolução Copernicana
	
	Revolução Humanista
	Respondido em 28/08/2019 10:50:18
	
Explicação: Há um aspecto importante na filosofia de Kant que merece atenção. Trata-se do que o próprio autor chamou de ¿revolução copernicana¿. Mas o que significa a ¿revolução copernicana¿ operada por Kant? Kant, na obra Crítica da Razão Pura, no prefácio à segunda edição, ao discutir sobre o conhecimento, tentou solucionar o problema entre as correntes do racionalismo e do empirismo, construindo uma nova visão, a que denominou criticismo. Nessa passagem, afirmou que realizou uma ¿revolução copernicana¿ em filosofia. Kant procedeu a uma mudança na filosofia à moda de Copérnico na ciência, quando observou e inverteu a relação entre sujeito e objeto, colocando o sujeito como capaz de produzir conhecimentos e sendo mais importante que o objeto. Por quê? O sujeito não é passivo diante do objeto, mas é o produtor do conhecimento. Por conseguinte, tudo dependerá de nossa subjetividade que irá determinar e delimitar o mundo objetivo.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O imperativo categórico, conceito singular da ética elaborada por Kant, se refere à ideia do cumprimento:
		
	
	Das leis naturais que determinam a vida humana.
	
	Das promessas dadas a outras pessoas.
	
	Das boas intenções pessoais.
	
	Das boas intenções por puro dever.
	 
	Dos princípios morais do dever por puro dever. 
	Respondido em 28/08/2019 10:50:38
	
Explicação:
O termo 'imperativo categórico' se refere à obrigatoriedade de cumprir incondicionalmente os princípios morais estabelecidos pela razão. Isso significa que tais princípios devem ser cumpridos por puro dever.

Continue navegando