Buscar

02 Método de Pesquisa em Psicologia Cognitiva

Prévia do material em texto

Método de Pesquisa em Psicologia Cognitiva
Objetivos da pesquisa
 “De modo sucinto, esses objetivos são a coleta de dados, o desenvolvimento de teoria, a formulação de hipóteses, a testagem de hipóteses e, talvez, a aplicação a ambientes fora da pesquisa.”
(Stenberg, 2012)
Métodos de Pesquisa
Os psicólogos cognitivos usam vários métodos para explorar como os seres humanos pensam.
(a)	experimentos de laboratório e outros experimentos controlados
(b)	pesquisa psicobiológica
(c)	auto-avaliações
(d)	estudos de caso
(e)	observação naturalista
(f)	simulações por computador e inteligência artificial
Pesquisa Experimental
O pesquisador deve usar uma amostra representativa da população de interesse, exercer controle rigoroso sobre as condições experimentais e, além disso, atribuir aleatoriamente participantes às condições de tratamento e controle.
Neste tipo de pesquisa, o pesquisador pode ser capaz de inferir causalidade provável.
Essa inferência se dá com relação aos efeitos da variável ou variáveis independentes (o tratamento) sobre a variável dependente (o resultado).
Exemplo de experimento
Verificar se ruídos altos e distrativos influenciam a capacidade de desempenhar bem uma determinada tarefa cognitiva (por exemplo, ler uma passagem de um livro-texto e responder a questões de compreensão).
Seleção de uma amostra aleatória de participantes entre o total de nossa população de interesse.
Atribuição aleatória de cada participante a uma condição de tratamento ou a uma condição de controle.
Experimento – apresentação de algum ruído distrativo aos participantes de um grupo, e os participantes de nossa condição de controle não receberiam esse tratamento (ruído).
Exemplo de experimento (continuação)
Apresentaríamos a tarefa cognitiva aos participantes das duas condições. A seguir, mediríamos seu desempenho de algumas maneiras (por exemplo, velocidade e precisão de respostas a questões de compreensão).
Por fim, análise dos resultados estatísticos.
Examinaríamos se a diferença entre os dois grupos alcança significância estatística.
Suponhamos que os participantes da condição de tratamento (ruído) demonstrassem desempenho mais baixo do que os da condição de controle em um nível estatisticamente significativo.
Nesse caso, poderíamos inferir que ruídos altos distrativos de fato influenciaram a capacidade de ter bom desempenho nessa tarefa cognitiva específica
Estudo correlacional
Um estudo correlacional examina quão fortemente duas variáveis estão relacionadas ou associadas entre si.
As correlações são expressas como números em uma escala que começa em -1,00 (uma correlação negativa), passa por 0 (sem correlação) e chega a 1,00 (correlação positiva).
Mais especificamente, quanto mais perto o índice de correlação está para 1,00, quer positivo ou negativo, maior é a correlação ou associação entre dois fatores.
Por exemplo, pode-se esperar uma correlação negativa entre fadiga e vigilância. Quanto maior a fadiga, menor a vigilância.
Desvantagem - É muito importante compreender que dizer que há uma correlação entre dois fatores, não significa dizer que um causa o outro. Por isso, esse método não permite inferência sobre a causalidade.
Pesquisa correlacional
Por exemplo, há evidência significativa que mostra uma forte correlação positiva entre estresse e propensão a resfriados e infecções. Assim, a quantidade de estresse é um forte preditor de propensão a resfriados e infecções.
As conclusões das relações estatísticas são altamente informativas. Seu valor não deveria ser subestimado. Além disso, como oS estudos correlacionais não exigem a atribuição aleatória de participantes a condições de tratamento e controje, esses métodos podem ser aplicados com flexibilidade.
Pesquisa Psicobiológica
Por meio da pesquisa psicobiológica, os investigadores estudam a relação entre desempenho cognitivo e eventos e estruturas cerebrais.
Algumas técnicas:
◦	Estudo do cérebro de um indivíduo post-mortem (depois de sua morte).
◦	Estudo de imagens mostrando estruturas ou atividades no cérebro de um indivíduo que se sabe ter um determinado déficit cognitivo.
◦	Estudo de obtenção de informações sobre processos cerebrais durante o desempenho normal de uma atividade cognitiva.
Estudos post-mortem
Os estudos post-mortem ofereceram algumas das primeiras visões acerca de como lesões específicas (em determinadas localizações cerebrais) podem ser associadas com déficits cognitivos específicos.
Esses estudos continuam fornecendo visões úteis de como o cérebro influencia o funcionamento cognitivo.
Avanços tecnológicos recentes também têm possibilitado cada vez mais que os pesquisadores estudem indivíduos com déficits cognitivos conhecidos in vivo (enquanto o indivíduo ainda está vivo).
Outros tipos de pesquisa
C)	Auto-avaliações - a descrição de processos cognitivos pelo próprio indivíduo.
D)	Estudos de caso - estudos em profundidade de indivíduos.
E)	Observação naturalista - estudos detalhados do desempenho cognitivo em situações cotidianas e contextos fora de laboratório.
A pesquisa baseada em auto-avaliações, estudos de caso e observação naturalista costuma ser bastante útil para formular hipóteses
Enquanto que a pesquisa experimental é mais útil para testar hipóteses.
Para entender algumas das dificuldades das auto-avaliações, faça as seguintes tarefas propostas
Um grupo responde às seguintes questões:
◦	1. O que o bicho-da-seda tece?
◦	2. Qual é um material conhecido para fazer roupas que vem do bicho-da-seda?
◦	3. O que as vacas bebem?
Comentário sobre o exercício
Muitos de seus amigos, quando chegarem à pergunta 3, no Conjunto 1, dirão "leite", quando todos sabemos que as vacas bebem água.
Muitos fatores estão envolvidos no pensamento, nem todos são conscientes.
Simulações por computador e inteligência artificial
Os computadores digitais cumpriram um papel fundamental no surgimento do estudo da psicologia cognitiva.
Por meio de modelos de cognição humana baseados na forma como os computadores processam a informação.
Por meio de simulações por computador e inteligência artificial.
Entre os exemplos, estão o desempenho em tarefas cognitivas específicas (como a manipulação de objetos no espaço tridimensional) e o desempenho de determinados processos cognitivos (como o reconhecimento de padrões).
Síntese de métodos
Uma síntese de visões ou métodos se mostra mais útil do que uma ou outra posição extrema.
Podemos usar métodos empíricos para coletar dados e testar hipóteses, mas podemos usar métodos racionalistas para interpretar os dados, construir teorias e formular hipóteses baseadas em teorias.
Obs: Os dados na psicologia cognitiva só podem ser entendidos completamente no contexto de uma teoria explicativa, mas as teorias são vazias sem dados empíricos.

Continue navegando