Automação Industrial (PPR05) (Avaliação da Disciplina)
8 pág.

Automação Industrial (PPR05) (Avaliação da Disciplina)


DisciplinaAutomação Industrial2.288 materiais17.589 seguidores
Pré-visualização4 páginas
Automação Industrial (PPR05)
(Avaliação da Disciplina)
Parte superior do formulário
	1.
	A lógica Fuzzy vai além de encontrar respostas tipo \u201cestá contido\u201d ou \u201cnão está contido\u201d em um determinado conjunto, ela busca encontrar o grau em que o elemento está enquadrado nesse conjunto. Pensando no conceito da lógica Fuzzy, complete a frase a seguir:
 
Pelo fato de não utilizar modelos matemáticos pré-definidos, a lógica Fuzzy é capaz de...  
	A)
	gerar soluções partindo de entradas bem definidas. 
	B)
	gerar soluções a partir de saídas pré-definidas.
	C)
	gerar saídas lógicas, mesmo com entradas confusas. 
	D)
	gerar saídas lógicas a partir de entradas precisas. 
	2.
	 Um sistema computacional consiste num conjunto de dispositivos eletrônicos (hardware) capazes de processar informações de acordo com um programa (software). O software mais importante é o sistema operacional, porque ele fornece as bases para a execução das aplicações que o usuário deseja executar.
Um sistema baseado em computador é caracterizado por alguns elementos fundamentais.
\u2022Hardware;
\u2022Software;
\u2022Informações;
\u2022Pessoas;
\u2022Procedimentos ou Tarefas;
\u2022Documentação.
 
Com base nesse contexto, analise as sentenças seguintes:
 
I \u2013 No projeto de sistemas computacionais no nível de processador (trabalhando com grupos de palavras), os tipos de componentes considerados são processadores, memórias, dispositivos de entrada e saída e meios de interconexão.
II \u2013 Processadores possuem um conjunto de instruções, de propósito geral para a CPU, especializado paracoprocessadores, operando sobre instruções e dados obtidos e armazenados externamente, organizados em palavras.
III \u2013 Os dispositivos de entrada e saída são conversores de representação física de dados, comprados com os computadores.
IV \u2013 O software corresponde às partes eletrônicas e mecânicas que possibilitam a existência do software, o armazenamento de informações e a interação com o usuário. A CPU, as memórias primária e secundária, os periféricos, os componentes de redes de computadores são exemplos de softwares.
 
É CORRETO, apenas, o que se afirma em:
	A)
	 I, II e III.
	B)
	I, II e IV. 
	C)
	 II, III e IV.
	D)
	 I, II, III e IV.
	3.
	A evolução da automação industrial remete há longos períodos de tempo na história. Desde a pré-história o homem vem desenvolvendo mecanismos e invenções com o intuito de reduzir o esforço físico e auxiliar na realização de atividades. Como exemplo, podem-se citar a roda para movimentação de cargas e os moinhos movidos por vento ou força animal.
 
As empresas estãocada vez mais envolvidas em projetos de automação com objetivos diversos.
 
Assinale a alternativa que cite os objetivos:
	A)
	 a redução de trabalho, operadores, logística de entrega, fornecedores e produtos para comercialização.
	B)
	 a redução da mão-de-obra industrial visando apenas o lucro, sem se preocupar com a questão social e com o emprego dos trabalhadores.
	C)
	 a redução de processos e produtos e o aumento do capital de giro da empresa com o objetivo de remunerar os acionistas.
	D)
	 a redução do custo de operação, o ganho de agilidade e o aumento de confiabilidade dos processos industriais.
	4.
	O plano de processo é um documento que resulta do planejamento do processo. É esse documento que liga o projeto, o planejamento da produção e a produção em si de um produto. Para elaboração desse plano, é utilizado o CAPP (Planejamento do Processo Assistido por Computador), que possui quatro diferentes tipos.  Podemos citar como benefícios dessa ferramenta: 
	A)
	Utilização de informações visuais para garantir a qualidade do processo, comunicação simples entre os sistemas e a facilidade de revisão dos projetos, mantendo um histórico dessas informações.
	B)
	Padronização do plano de processo no chão de fábrica, automatização dos processos de fabricação, sendo que cada processo possui uma única base de dados e maior número de processistas.
	C)
	Automatização dos processos de fabricação, comunicação simples entre os sistemas, facilitação da revisão dos projetos, sendo que cada processo possui uma única base de dados. 
	D)
	Elaboração do plano de processo em tempo reduzido, padronização desse documento na fábrica, podendo ser utilizadas informações visuais para garantir a qualidade do processo. 
	5.
	 
 
Comando numérico computadorizado, controle numérico computadorizado ou controle numérico computorizado (sigla CNC, do inglês Computer Numeric Control) é um sistema que permite o controle de máquinas sendo utilizado, principalmente, em tornos e centros de usinagem. Permite o controle simultâneo de vários eixos através de uma lista de movimentos escrita num código específico (código G). Por esse motivo, foi desenvolvido na década de 1940 o NC (CN, controle numérico, na sigla em português) criado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), inicialmente, usando fitas perfuradas e com o advento do computador evoluiu para o CNC. Com isso, atingiu-se o objetivo de confecção de peças complexas, seriadas e/ou de grande precisão, especialmente quando usada em conjunto com os atuais programas CAD/CAM.
 
Em relação ao CNC, analise as sentenças a seguir:
 
I \u2013 O Comando Numérico Computadorizado tem por função controlar os movimentos das máquinas-ferramenta, máquinas, tais como, tornos e fresadoras, que produzem peças cilíndricas ou por movimentos cilíndricos e máquinasque produzem peças em formato de paralelepípedo, respectivamente.
II \u2013 O Comando Numérico Computadorizado é o equipamento que controla uma máquina operatriz (CPU, acionamentos e motores).
III \u2013 O Comando Numérico Computadorizado é o equipamento que controla apenas os softwares de outros computadores, mas, não envia nenhum comando para eles.
 
É CORRETO, apenas, o que se afirma em:
	A)
	 
 
I e II.
	B)
	 I.
	C)
	 II e III.
	D)
	 I e III.
	6.
	Os sistemas de automação estão presentes não apenas na indústria, mas também no nosso dia a dia, seja no supermercado ou nas residências.  A automação industrial e comercial exige maior alimentação de informações, porém, com sua implantação, consegue-se reduzir custos de mão de obra e quebras de estoques, por exemplo. Quais são os componentes em um sistema de automação? 
	A)
	 Acionamento, sensoriamento, controladores, elemento de decisão e programas. 
	B)
	 Acionamento, sensoriamento, controladores, computadores e programas.
	C)
	 Leitores de códigos de barra, controladores, elemento de decisão e programas.
	D)
	 Código de barras, sensoriamento, controladores, computadores e impressora. 
	7.
	O desenvolvimento de um projeto no computador e sua transmissão ao sistema de fabricação por intermédio de interfaces de comunicação é característico de qual tecnologia? 
	A)
	CAD/CAM. 
	B)
	CAM/CNC. 
	C)
	CNC/MEF.
	D)
	CAD/CN.
	8.
	No século XX, computadores, servomecanismos e controladores programáveis passaram a fazer parte da automação. Para se chegar aos computadores que usamos atualmente, diversos avanços foram sendo praticados ao longo do tempo, desde o uso de ábacos pelos babilônios, passando pela régua de cálculo (século XVII) e pelos cartões perfurados (século XIX).
 
Com isso, os mecanismos inteiramente automáticos surgiram:
 
Assinale a alternativa CORRETA:
	A)
	 no início do século XVIII.
	B)
	 no início do século XXI.
	C)
	 no início do século XX.
	D)
	 no início do século XIX.
	9.
	 
 
 
Sobre a rede de computadores pode-se dizer que é um ramo da engenharia elétrica e eletrônica, informática, tecnologia da informação(TI), telecomunicações ou engenharia da informática. Uma rede de computadores facilita a comunicação interpessoal permitindo que os usuários se comuniquem de forma eficaz e de maneira simples através de vários meios: e-mail, mensagens instantâneas, chat on-line, telefone e videoconferência.  Uma rede permite o compartilhamento
Jeremias
Jeremias fez um comentário
excelente
1 aprovações
José
José fez um comentário
Muito bom
2 aprovações
Carregar mais