Buscar

Tipos de Inflorescências

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INFLORESCÊNCIAS: conjunto de flores individuais reunidas num único eixo floral principal, denominado de ráquis. As flores podem ou não apresentar pedicelos.
Tipos de inflorescências • Axilares: localizadas nas axilas das folhas • Terminais: gema apical dos ramos.
Classificação de inflorescências • Racemosa: abertura das flores de baixo para cima, ou da periferia da inflorescência para o centro. Ex. CROTALÁRIA • Cimosa: a primeira flor a abrir é terminal, em seguida abrem as mais velhas.
.1 Cacho ou racemo: flores em pedicelos saindo ao longo do pedúnculo floral principal (ráquis), sem atingir o mesmo nível de desenvolvimento. Ex. Flor de couve/ coqueiro/ videira/ banana 2. Corimbo: flores situadas com pedicelos, saindo ao longo do eixo floral principal e atingindo o mesmo nível. Ex. Espatódea 3. Espiga: flores sésseis (sem pedicelo floral) situados em várias alturas do eixo floral principal. Ex. Milho/ trigo 4. Espádice: variação de espiga, onde o eixo floral principal é carnoso, as flores são unissexuais, separadas neste eixo, e estão envolvidas por uma grande bráctea, denominada de espata. Ex. Antúrio/ lírio da paz/ banana de macaco/ comigo-ninguém-pode. 5. Amento ou amentilho: variação de espiga, onde o eixo floral é flexível. Ex. Acalypha – rabo de gato/ milheto. 6. Umbela: flore situadas em pedicelos que saem de um mesmo ponto do eixo floral principal e atingem a mesma altura. Ex. FALSA ERVA DE RATO/ SALSA/ ERVA DOCE/cenoura. 7. Capítulo: pedúnculo floral que se alarga, formando um receptáculo côncavo, plano ou convexo, onde se insere um conjunto de flores, tubulosas e flores liguladas. Inflorescência que imita uma flor. Ex. Girassol/ margarida/ crisântemo.

Outros materiais