Buscar

Atividade 04 - Desafios contemporaneo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pergunta 1 
“Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: 
I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; I 
I - garantir o desenvolvimento nacional; 
III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.” 
Fonte: BRASIL, Constituição Federal. 1988. 
Apesar de designados constitucionalmente, a aplicação desses objetivos é bastante complexa, forçando a criação de políticas de auxílio.  Entre essas políticas podemos citar: 
	
	
	Plano Real. 
	
	
	Bolsas de fomento à pesquisa. 
	
	
	Programa Fome Zero. 
	
	
	Proteção a vítimas e testemunhas ameaçadas. 
	
	
	Programa Pastoral da Criança. 
Pergunta 2 
“Os princípios da igualdade, da liberdade e da fraternidade formam o célebre lema da Revolução Francesa (1789), evento de rompimento histórico com o ancien régime, ou seja, com o servilismo e a sociedade de ordens e privilégios. A Revolução Francesa promoveu a igualdade entre os cidadãos (direito igual), a cooperação como fundamento do trabalho coletivo as liberdades republicanas e do governo, por intermédio de representantes eleitos. [...] A seguir, mostram-se alguns artigos da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789 que ressaltam a igualdade:  Art.1.º Os homens nascem e são livres e iguais em direitos. [...] Art. 6.º A lei é a expressão da vontade geral. Todos os cidadãos têm o direito de concorrer, pessoalmente ou através de mandatários, para a sua formação. Ela [a lei] deve ser a mesma para todos, quer se destine a proteger quer a punir.” 
Fonte: AZEVEDO, Mário. Qual é a medida de justiça social? 
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772013000100008 
Além da igualdade, amplamente difundida nos debates de justiça social, debate-se a questão da equidade, este conceito é definido por: 
	
	
	Considera as diferenças como elemento essencial para a eficácia da igualdade, a concepção de equidade passa a ser a justiça aplicada de forma contextualizada e individualizada. 
	
	
	Todos possuem direitos, sem acepção ou discriminação independente de sexo, ocupação ou outras características sociais ou pessoais. 
	
	
	As pessoas são um todo e elas precisam serem atendidas e acompanhadas neste contexto. 
	
	
	Estabelece a organização do Estado Brasileiro, de forma que as decisões políticas sejam baseadas em normas do sistema constitucional. 
	
	
	Todos têm direito a proteção jurídica do Estado, a partir dos conflitos ocorridos na vida em sociedade. 
0,25 pontos   
Pergunta 3 
“O século XXI, que estaria começando, deveria ser chamado, argumenta Habermas, de "era das transições inconclusas", pelo fato de que, entre outras coisas, consolidou-se uma ordem econômica global destituída de qualquer instância política supranacional de suporte e de controle - ou seja, tem-se, fundamentalmente, a primazia da globalização econômica como forma por excelência de integração mundial, colocando-se em segundo plano, ou até se perdendo, a legitimidade uma forma de integração sociopolítica e cultural fundada em outros princípios e minimamente igualitária.” 
Fonte: DANNER, Leno. Habermas: da globalização da economia à globalização da política. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-49792014000300012 
Neste sentido, pode-se apontar como um dos principais efeitos questionáveis da globalização 
	
	
	Evolução dos meios tecnológicos. 
	
	
	Configuração dos espaços em rede. 
	
	
	Perda de autonomia estatal de gestão econômica. 
	
	
	Facilidade nas relações entre diferentes povos. 
	
	
	Amplificação de formas de conhecimento. 
0,25 pontos   
Pergunta 4 
“Em fevereiro de 1968, artistas e intelectuais se uniram e saíram às ruas do Rio de Janeiro para protestar contra o regime militar brasileiro e seu projeto de censura das artes. [...] Em momentos mais amenos, distantes das crises e das eleições, o ativismo estelar é menos polêmico, embora igualmente eficiente. A UNICEF reconheceu o poder de comoção que estas personalidades produzem na divulgação de campanhas humanitárias ao escolhê-las como seus embaixadores.” 
Fonte: WAIBERG, Jacques. O ativismo das estrelas e a comunicação dissidente. Disponível em: http://meriva.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/9847/2/O_ativismo_das_estrelas_e_a_comunicacao_dissidente.pdf 
É comum que artistas, intelectuais e personalidades utilizem de seu prestígio em prol de uma causa, no Brasil isso não é diferente, desta forma, aponte um importante ativista brasileiro e sua importante ação social: 
	
	
	Herbert de Souza, Bentinho e sua Campanha contra a Fome, a Miséria e pela Vida. 
	
	
	José Francisco Graziano da Silva, e sua Campanha contra Ditadura Militar. 
	
	
	Dom Evaristo Arns e sua atuação no Fome Zero.
	
	
	Daniela Mercury e sua atuação em prol da Amazônia.
	
	
	Cristiane Torloni e seu ativismo junto à comunidade LGBT. 
Pergunta 5 
“[...] quando empresas, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo. É uma prática voluntária pois não deve ser confundida exclusivamente por ações compulsórias impostas pelo governo ou por quaisquer incentivos externos (como fiscais, por exemplo). O conceito, nessa visão, envolve o benefício da coletividade, seja ela relativa ao público interno (funcionários, acionistas, etc) ou atores externos (comunidade, parceiros, meio ambiente, etc.). 
Fonte: Brasil Escola. Conceitos em Administração. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/administracao 
A definição acima diz respeito a qual conceito: 
	
	
	Sustentabilidade ambiental. 
	
	
	Compliance. 
	
	
	Responsabilidade Social. 
	
	
	Cultura organizacional. 
	
	
	Valores éticos. 
Pergunta 6 
“A globalização econômica enseja a formação de um mercado mundial que deve ser objeto de regulamentação multilateral no sentido da liberalização do comércio sem deixar de garantir a aplicação de certas medidas protecionistas. Ao contrário do que se costuma asseverar, o atual processo de globalização impõe uma regulamentação multilateral do comércio internacional, pautada por princípios que militam no sentido da liberalização comercial fazendo certas concessões ao protecionismo.” 
Fonte: TOMAZZETE, Marlon.  A necessidade de regulamentação multilaretal do comércio internacional: protecionismo x liberalização. Disponível em: https://www.publicacoes.uniceub.br/prisma/article/download/1194/1159 
Os principais afetados por medidas protecionistas no mercado globalizado são: 
	
	
	Medidas de combate a epidemias internacionais – como estudos para combate ao HIV. 
	
	
	Países periféricos com economias enfraquecidas. 
	
	
	Fortalecimento de organismos internacionais como a OMC. 
	
	
	Os países ricos ao não seguir as orientações do sistema. 
	
	
	Grandes conglomerados econômicos. 
Pergunta 7 
“John Rawls, o autor do clássico tratado Uma Teoria da Justiça (1971), é um filósofo político elusivo e, ao mesmo tempo, onipresente na discussão pública contemporânea. [...] "Uma Teoria da Justiça foi o resultado de um trabalho que ocupou o espírito de Rawls por mais de dez anos. A partir da década de 1950, ele praticamente ficou possuído pela ideia da “justiça como equidade” ( justice as fairness) e de como ela poderia ser transmitida não só para as instituições democráticas de uma sociedade liberal como deveriam ser os Estados Unidos, mas também para a construção completa de uma comunidade bem-ordenada" 
Fonte: CUNHA, Martin. O que diz “Uma Teoria da Justiça”, de John Rawls, que moldou a discussão política atual. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/ideias/o-que-dizuma-teoria-da-justica-de-john-rawls-que-moldou-a-discussao-politica-atual-cdm84kxulw0k7i765zxy51np8/ 
Considerando os apontamentosacima, indique os pontos fundamentais da teoria da justiça de John Rawls. 
	
	
	Garantia de liberdades fundamentais, igualdade de oportunidades e garantia que os menos favorecidos alcancem a cidadania. 
	
	
	Liberdade, igualdade e fraternidade. 
	
	
	Universalidade, equidade e integralidade. 
	
	
	Liberdade religiosa, restrição de poderes governamentais e acesso à justiça. 
	
	
	Princípio da legalidade, da isonomia e ampla defesa. 
0,25 pontos   
Pergunta 8 
“A sociedade transnacional manifesta-se pelo intercâmbio comercial, pelos movimentos de pessoas, pelas crenças comuns, pelas organizações que ultrapassam as fronteiras nacionais, pelas cerimônias e competições abertas aos membros de todas as unidades políticas. Ela é tanto mais viva quanto maior é a liberdade de comércio, de movimentação e de comunicação; e quanto mais fortes forem as crenças comuns, mais numerosas serão as organizações não nacionais”  
Fonte: PETRI, Fernanda. Os efeitos da globalização nos processos de 
integração dos blocos econômicos. Disponível em: http://coral.ufsm.br/mila/publicacoes/reppilla/edicao02-2006/2006%20%20artigo%205.pdf 
As sociedades transnacionais são um reflexo de nosso tempo, elas podem ser justificadas pela: 
	
	
	Nações com padrões de culturas próximos. 
	
	
	Facilidade de deslocamento no mundo globalizado. 
	
	
	Fortalecimento dos estados soberanos. 
	
	
	Negociações econômicas em bolsas físicas. 
	
	
	Comércio restrito a países vizinhos. 
0,25 pontos   
Pergunta 9 
“Com o final da Segunda Guerra Mundial, acirraram a disputa pela hegemonia no Globo. Deram início, assim, à Guerra Fria, um dos períodos mais tensos da história, que se estendeu do imediato pós-guerra até o final da década de 1980. [...] É chamada "fria" porque não houve qualquer combate físico, embora o mundo todo temesse a vinda de um novo conflito mundial por se tratar de duas potências com grande arsenal de armas nucleares. [...]” 
Fonte: MENDONÇA, Tibério. Guerra Fria. Disponível em: 
http://www.tiberiogeo.com.br/texto/TextoEscolar3AnoGuerraFria.pdf 
A Guerra Fria foi um período de extrema tensão no cenário geopolítico mundial, apondo-se duas nações e dois regimes político-econômicos. Essas nações e esses regimes econômicos são respectivamente: 
	
	
	Inglaterra e Portugal – Imperialismo inglês e Grandes Navegações 
	
	
	França e Império Austro-húngaro - Era napoleônica e Irredentismo 
	
	
	Estados Unidos e União Soviética – Capitalismo e Socialismo 
	
	
	Itália e Alemanha – Fascismo e Nazismo 
	
	
	Espanha e Japão – Franquismo e Restauração Meiji 
0,25 pontos   
Pergunta 10 
“[...] de 2001 a 2004, a desigualdade de renda familiar per capita caiu de forma contínua e substancial, alcançando seu menor nível nos últimos trinta anos. Além de ser um resultado importante por si só, essa desconcentração levou a uma expressiva redução da pobreza e da extrema pobreza.” 
Fonte: DEDDECA, Cláudio. A redução da desigualdade e seus desafios. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/3383/1/td_2031.pdf 
É sabido das mudanças sociais e econômicas que aconteceram no país na segunda metade dos anos 2000, estas mudanças se devem principalmente a programas governamentais, um baluarte destes programas, de transferência de renda é chamado de: 
	
	
	Reuni. 
	
	
	Prouni. 
	
	
	Bolsa Família. 
	
	
	Bolsa Gás. 
	
	
	Bolsa Escola.

Continue navegando

Outros materiais