Buscar

Desafios do Bolsa Família e Cracolândia

Prévia do material em texto

Questão 1.
Resposta:
1) O Programa Bolsa Família tem o intuito de oferecer qualidade de vida e juntamente levar dignidade as famílias que vivem em situação de pobreza à extrema pobreza. O foco principal do programa é a alimentação e o combate à fome, porém ainda assim, é insuficiente para atender a toda população nesta situação, pois cada município possui uma cota de famílias a serem beneficiadas, o que acaba deixando muitas famílias de fora, isso sem mencionar a falta de controle e fiscalizações criteriosas dentro do Programa Bolsa Família, pois recentemente foi televisionado muitos desvios e falhas. Ao meu ponto de vista, precisa de uma reestruturação e continuidade voltada, para a capacitação, desenvolvimento e oportunidade de reintegração dessas famílias ao mercado de trabalho. 
Questão 2.
Resposta.
2) Na tentativa errônea de combater a venda e o livre consumo das drogas na cracrolândia, o Estado vem utilizando a força coercitiva da policial, na tentativa de “combater” os usuários e traficantes de entorpecentes da região. Porém, o que ocorre de verdade, é que não há uma ação intensiva no combate ao tráfico que é a principal raiz dessa cadeia, e não há programas adequados para o tratamento dos usuários e dependentes químicos. A região é bastante visada por empreendedores, pois há possibilidades para de investimentos e imobiliários e comerciais, e o fato de sua fama ser negativa, atrapalha esses empreendimentos. 
Violências e represarias contra os usuários ou moradores dessa região, é um ato de desumano, e não traz resultados positivos, o que ocorre na verdade é o deslocamento desses usuários para as regiões circunvizinhas, resultando na continuidade desse mal. Pois os principais traficantes, se localizam bem distantes dessa realidade, os usuários em sua grande maioria são indivíduos fichados por delitos, possuem baixa escolaridade, estão fora do mercado de trabalho e vivem na faixa da extrema pobreza, não possuem condições para arcar com despesas em clinicas particulares de tratamento contra a dependência química. O que falta são políticas públicas severas no combate ao tráfico de drogas, ações voltada a programas de recuperação e tratamento dos dependentes químicos e auxílio aos seus familiares.
Questão 3.
Resposta:
3) No meu ponto de vista falta iniciativas, programas e projetos para essa população que sofre com a dependência química. Os usuários são o resultado, da falta de leis mais severas e políticas públicas mais assertivas no combate ao tráfico de drogas. Projetos que acolhem esses dependentes, assistência social, terapêutica, psicológica que ofereça tratamento adequado. Projetos voltados a educação, informando e acompanhado as famílias com casos de dependentes.
Referências:
· Site: EL Brasil - https://brasil.elpais.com/tag/cracolandia/a
· Site: Bolsa Familia - http://mds.gov.br/assuntos/bolsa-familia
· Site: Pedro Maganem - https://pedromaganem.jusbrasil.com.br/artigos/180869921/trafico-de-drogas-o-problema-do-brasil

Mais conteúdos dessa disciplina