Buscar

Povo, Cultura e Religião3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Mariana Guimaraes da Silva (1097558)
	
	Disciplina:
	Povo, Cultura e Religião (HID18)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta ( Cod.:411851) ( peso.:4,00)
	Prova:
	7364391
	Nota da Prova:
	6,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Ao encerrar uma visita à Mesquita de Baku, capital do Azerbaijão, o Papa Francisco disse: "Deus não pode ser invocado para interesses nem para fins egoístas; não pode justificar qualquer forma de fundamentalismo, imperialismo ou colonialismo. Mais uma vez, deste lugar tão significativo, levanta-se o grito angustiado: nunca mais violência em nome de Deus". Por essas palavras, o Papa demonstrou repúdio aos atos de violência incitados em nome de preceitos religiosos. Ao longo da história da humanidade, percebe-se uma ligação entre violência e religião. O desejo de proferir verdades universais ocupa um espaço significativo nas sociedades. Disserte sobre a tolerância religiosa.
FONTE: Disponível em: <https://w2.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2016/october/documents/papa-francesco_20161002_azerbaijan-incontro-interreligioso-baku.html>. Acesso em: 23 maio 2018.
	Resposta Esperada:
Pensar em religiosidade significa assumir uma atitude de diálogo frente às diversas expressões religiosas e considerar o que há de diferente sem julgamentos. Evitar seguir um caminho dogmático ou fundamentalista, pois são excludentes. Perceber que estudar religião quer dizer evitar posicionar-se. Como professores, compreender que a ação docente requer uma abordagem ampla dos sentidos religiosos que os povos professam. No Brasil, especificamente, temos que ter em conta as inúmeras expressões religiosas que acompanham os povos, povos esses que contribuíram com a formação cultural do nosso país.
Alguns grupos religiosos no Brasil são mantidos à margem. Outros são alvos de perseguições, inclusive policial. Determinados grupos superam tais fatos com muita resistência por parte dos seus membros. Na atualidade, vivemos numa sociedade com muitas formas de expressões religiosas, algumas não totalmente compreendidas ou estudadas.
	2.
	As religiões monoteístas possuem algumas lideranças institucionais que foram responsáveis por sistematizar certos aspectos da fé. Com relação ao cristianismo primitivo, um dos personagens principais foi o Apóstolo Paulo. Disserte sobre a contribuição de Paulo para o desenvolvimento do cristianismo primitivo.
	Resposta Esperada:
O apóstolo Paulo foi um dos principais personagens do cristianismo dos primeiros séculos. Nascido judeu tinha o nome de Saulo de Tarso e era responsável por perseguir aos seguidores da nova fé. Após uma viagem para a cidade de Damasco, se converte ao cristianismo ao afirmar ter visto o próprio Jesus ressuscitado. Sua importância pode ser medida em dois pontos principais: relativizar a importância dos rituais judaicos do Antigo Testamento Bíblico e possibilitar a organização da ?nova fé? ao fazer proselitismo religioso às comunidades cristãs presentes ao longo do litoral mediterrânico.
Parte inferior do formulário

Continue navegando