Buscar

prova discussiva uniasselvi, povo cultura e religião

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2- Ao encerrar uma visita à Mesquita de Baku, capital do Azerbaijão, o Papa Francisco disse: "Deus não pode ser invocado para interesses nem para fins egoístas; não pode justificar qualquer forma de fundamentalismo, imperialismo ou colonialismo. Mais uma vez, deste lugar tão significativo, levanta-se o grito angustiado: nunca mais violência em nome de Deus". Por essas palavras, o Papa demonstrou repúdio aos atos de violência incitados em nome de preceitos religiosos. Ao longo da história da humanidade, percebe-se uma ligação entre violência e religião. O desejo de proferir verdades universais ocupa um espaço significativo nas sociedades. Disserte sobre a tolerância religiosa.
FONTE: Disponível em: <https://w2.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2016/october/documents/papa-francesco_20161002_azerbaijan-incontro-interreligioso-baku.html>. Acesso em: 23 maio 2018.
	Resposta Esperada:
Pensar em religiosidade significa assumir uma atitude de diálogo frente às diversas expressões religiosas e considerar o que há de diferente sem julgamentos. Evitar seguir um caminho dogmático ou fundamentalista, pois são excludentes. Perceber que estudar religião quer dizer evitar posicionar-se. Como professores, compreender que a ação docente requer uma abordagem ampla dos sentidos religiosos que os povos professam. No Brasil, especificamente, temos que ter em conta as inúmeras expressões religiosas que acompanham os povos, povos esses que contribuíram com a formação cultural do nosso país.
Alguns grupos religiosos no Brasil são mantidos à margem. Outros são alvos de perseguições, inclusive policial. Determinados grupos superam tais fatos com muita resistência por parte dos seus membros. Na atualidade, vivemos numa sociedade com muitas formas de expressões religiosas, algumas não totalmente compreendidas ou estudadas.
	2.
	A humanidade possuiu uma grande gama de crenças e religiões. Algumas delas possuem livros considerados sagrados pelos seus seguidores. Estas obras literárias possibilitam que a fé, uma atitude individual, possa ser sistematizada, e assim vivida em comunidade. Dentre os livros sagrados presentes nas expressões da sensibilidade religiosa ao redor do planeta, um exemplo é o Alcorão. Com relação a este livro sagrado, apresente os traços gerais de suas caraterísticas e conteúdos.
	Resposta Esperada:
A palavra corão quer dizer ler ou declamar, e intitula um dos principais livros religiosos do mundo, ligado à religião muçulmana. Trata-se (para os que assim acreditam) das revelações que o arcanjo Gabriel destinou a humanidade. O Alcorão fala da grandeza de Deus (Alá) e da importância de a humanidade ser obediente e fiel aos princípios divinos. Também estão escritos preceitos para a vida em comunidade. No Corão estão descritos relatos também presentes na Bíblia, como a aparecimento do arcanjo Gabriel a Maria, ou a história do dilúvio. Seus escritos são inspiração moral para a conduta de milhares de pessoas em todo o mundo.

Continue navegando