Buscar

Trabalho da disciplina de Biologia dos Organismo 2

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
  TRABALHO DA DISCIPLINA BIOLOGIA DOS ORGANISMOS
Nathaly Edmona dos Santos Nogueira
Paranavaí - PR
2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES.
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
CURSO: PEDAGOGIA – MODALIDADE A DISTÂNCIA
DISCIPLINA: Biologia dos Organismos
ACADÊMICA: Nathaly Edmona dos Santos Nogueira 
RA: 66385
Turma: B
Pólo: Paranavaí
DOCENTES RESPONSAVEÍS:
 Ana Silva Lapenta 
 José Ricardo Penteado Falco 
 Maria Cláudia C. R. Takasusuki
ATIVIDADE
1) Produza um texto caracterizando a importância do ensino de ciências nas séries iniciais.Destaque, também, pontos positivos e negativos sobre a formação do pedagogo para este ensino de ciências.
      O ensino de ciências nas series iniciais é importante, pois permite o aprendizado dos conceitos básicos das ciências naturais, possibilitando a compreensão das relações entre a ciência e a sociedade e dos mecanismos de produção, bem como a apropriação dos conhecimentos científicos e tecnológicos.Desta forma todos os indivíduos devem receber um mínimo de formação em ciências naturais para o exercício da cidadania, para que possuam uma melhor compreensão da sociedade em que está inserido.Segundo Lorenzetti:
                      “é no âmbito das séries iniciais que a criança constrói seus conceitos e apreende de modo mais significativo o ambiente que a rodeia, através da apropriação e compreensão dos significados apresentados mediante o ensino das Ciências Naturais” (Lorenzetti, 2005, p. 2).
      Os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998) advogam a importância de se ensinar ciências desde as primeiras séries da escolarização básica, mas infelizmente a formação dos professores constitui um fator de grande importância do quadro de problemas percebidos no ensino da disciplina, pois o professor termina o curso de licenciatura em Pedagogia, normalmente sem a formação necessária para o ensino das ciências, e com isso o ensino tem sido superficial e o professor, na maioria das vezes apenas transcreve no quadro negro listas de exercícios para que as crianças estudem para as provas, cabendo a elas apenas decorar conceitos.
                      [...] confrontar suas ações cotidianas com as produções teóricas, é necessário rever as práticas e as teorias que as informam, pesquisar a prática e produzir novos conhecimentos para a teoria e a prática de ensinar (DELIZOICOV; ANGOTTI; PERNAMBUCO, 2002, p. 13),
      Portanto o educador deve despertar a curiosidade e capacidade do aluno, deve lançar ou fazer emergir do grupo uma questão-problema, motivar e observar as reações dos alunos, dando orientações quando necessário e salientar aspectos que não tenham sido observados pelo grupo e que sejam importantes para o encaminhamento do problema.
      Essas atividades têm como objetivo ir além da observação, deve oferecer condições para que o aluno possa levantar e testar suas idéias ou suposições sobre as questões expostas. Dessa forma, a atividade tende aplicar uma teoria na resolução do problema e dar significado à aprendizagem da Ciência.
2) Pesquise sobre os cinco Reinos e seus representantes descrevendo as principais características de cada grupo (eucarioto ou procarioto; unicelular ou multicelular; aeróbio ou anaeróbio; autótrofo ou heterótrofo).
Indique também as características comuns a todos os seres vivos.
      Todos os seres vivos são formados de células, necessitam de alimento, passam por um ciclo de vida e têm capacidade de produzir descendentes, através da reprodução. O mecanismo de reprodução nos seres vivos é muito variado. Basicamente, tanto os seres unicelulares quanto os pluricelulares podem produzir-se de duas maneiras: assexuada e sexuadamente.
      Quanto á alimentação alguns seres são capazes de produzir seus próprios alimentos é o caso das plantas. Por isso são chamados de seres autotróficos. Os animais, ao contrário das plantas, não produzem os seus alimentos. Por isso são chamados de seres heterotróficos. Ou seja, os seres autótrofos, produzem e adquirem sua própria energia para o consumo, através do processo da fotossíntese. Já os heterótrofos requerem extrair de outras fontes sua energia como os animais. Os aeróbios utilizam oxigênio para a respiração celular e os anaeróbios utilizam outro mecanismo como a glicólise, outro processo de fermentação independente do oxigênio.
Reino Monera
      Os seres vivos incluídos no reino Monera são unicelulares procariontes (organismos que não possuem núcleos ligados à membrana) de vida livre ou parasita, autótrofos (fotossintetizantes ou qumiossintetizantes) ou heterotróficos que se alimentam por absorção.
Esse Reino é formado por bactérias, cianobactérias e arqueobactérias (também chamadas arqueas), todos os seres muito simples, unicelulares e com célula procariótica (sem núcleo diferenciado).
As bactérias são encontradas em todos os ecossistemas da Terra e são de grande importância para a saúde, para o ambiente e a economia, são encontradas em qualquer tipo de meio: mar, água doce, solo, ar e, inclusive, no interior de muitos seres vivos.
As bactérias são importantes na decomposição de matéria orgânica morta. Esse processo é efetuado tanto aeróbia, quanto anaerobiamente.Em processos industriais, como por exemplo, os lactobacilos, utilizados na indústria de transformação do leite em coalhada. Também são agentes que provocam doenças no homem. São importantes no ciclo do nitrogênio, em que atuam em diversas fases, fazendo com que o nitrogênio atmosférico possa ser utilizado pelas plantas;
Reino Protista
      São seres vivos unicelulares, com células eucariontes, podem ser autoróficos ou heterotróficos. Esse reino inclui os organismos unicelulares eucariontes, que contém organelas ligadas à membrana, esses organismos não são nem plantas nem animais. Os seres vivos classificados Protista são incomuns e não podem ser agrupados em nenhum dos outros quatro reinos. Os membros do reino Protista obtêm nutrição por absorção, ingestão e fotossíntese.
Reino dos Fungos (ou Fungi)
      Seres vivos unicelulares ou pluricelulares, com células eucariontes. Todos são heterotróficos. Os fungos constituem um grupo de organismos não-móveis que formam hifas e micélio.
Membros pertencentes a este reino são diferenciados das plantas devido a falta de clorofila derivam seus nutrientes por absorção de mortos e decomposição de materiais orgânicos.
O tipo de organismos classificados como fungos incluem bolores, leveduras, sujeiras e cogumelos. Seu tamanho pode variar desde pequenas leveduras microscópicas de cogumelos.
Reino Animal ou Animália
    Seres vivos pluricelulares, com células eucariontes e heterotróficos, são seres vivos que se movem. São pertencentes ao reino animal os insetos, vermes, peixes, répteis, anfíbios, aves e mamíferos. 
Esses seres não podem sintetizar alimentos e o seu modo de nutrição é através da ingestão de alimentos. Eles se alimentam de plantas ou outros seres vivos. Os vírus e outras entidades não-celulares não estão incluídos na classificação dos seres vivos.
Reino Plantae
      Os organismos do Reino Plantae são multicelulares, com células eucarióticas não móveis, mas coisas vivas. São autossuficientes, produzem o próprio alimento através da fotossíntese, que ocorre na presença de dióxido de carbono, água e luz solar. Desta forma chamados de autótrofos.
Todas as células vegetais possuem celulose em sua parede celular, vacúolos e cloroplastos em seu interior e são classificados quanto à presença ou ausência de flores. As plantas que não possuem flores e cuja estrutura reprodutora é pouco visível é chamado de criptogramas; e as plantas que possuem flores e cuja estrutura reprodutora é bem visível, é denominada fanerógamas.Os vegetais foram os primeiros colonizadores do planeta Terra, devido à sua autossuficiência alimentar, conseguiram conquistar o ambientee é através das plantas que a vida no planeta se mantém.
3) Com base no ser humano, destaque as principais funções de manutenção da vida correlacionando-as para a homeostase do organismo.
Homeostase  é o controle das condições estáveis no meio interno e estão sob o controle dos sistemas nervoso e endócrino. O sistema nervoso detecta os desequilíbrios do corpo, e envia mensagens (impulsos nervosos) aos órgãos apropriados para combater o estresse. O sistema endócrino envia hormônios, na corrente sanguínea e enquanto os impulsos nervosos coordenam a homeostase, os hormônios atuam de forma lenta.
Através da homeostase fatores como a manutenção das concentrações normais dos elementos sanguíneos, temperatura, pH, balanço hídrico, pressão arterial e outras substâncias são a todo instante equilibradas no organismo. 
O controle da temperatura do corpo humano é denominado homeostase térmica. Muitos mecanismos fisiológicos e bioquímicos dependem da temperatura corporal, como por exemplo, a frequência cardíaca, frequência respiratória, o metabolismo celular, o processo de digestão, etc. na hemoestase térmica os músculos esqueléticos tremem para produzir calor quando a temperatura corporal é muito baixa. A transpiração esfria o corpo por evaporação.
Na homeostase química o pâncreas produz insulina e glucagon para regular a concentração de açúcar no sangue. Os pulmões absorvem oxigênio e excretam dióxido de carbono e os rins excretam uréia e regulam as concentrações de água e de uma grande variedade de íons.
Portanto homeostase são fatores que afetam as reações químicas e mantêm o corpo vivo, são mecanismos fisiológicos para mantê-los dentro dos limites desejáveis.
4) Produza um texto explicando porque parecemos com nossos pais. Neste texto inclua as palavras: genes, cromossomos, gametas, meiose e mitose.
	Os fatores que determinam que os filhos possuam determinadas características dos pais são os chamados genes e constituem a unidade de informação biológica. Esses genes são segmentos de DNA e estão distribuídos linearmente ao longo dos cromossomos separados por segmentos intergênicos. 
	Os genes estão presentes aos pares em todas as células somáticas de um individuo, mas na formação dos gametas os membros de um par se separam. O processo pelo qual ocorre a separação dos genes durante a formação dos gametas é meiose. Nesse processo os membros de um par de cromossomos se separam em células filhas e, portanto separam os pares genes neles contidos. Esse mecanismo biológico traz implicações importantes: se o organismo é homozigotos AA, ele formará apenas gametas com alelos A; e se é homozigoto AA, produzirá apenas gametas AA. Já se o organismo é heterozigotos Aa, ele formará gametas contendo o alelo A e gametas contendo o alelo a em igual proporção. A união dos gametas levará novamente à formação de um organismo diplóide, carregando os dois membros de um par de alelos.
	O genótipo de um organismo reporta-se a sua constituição genética. Da interação do genótipo e do ambiente no qual ele se expressa é determinado o fenótipo, que nada mais é do que as características bioquímicas, fisiológicas e morfológicas de um indivíduo. 
5) É possível saber o agente polinizador de uma espécie, apenas observando as características de suas flores? Explique e de exemplos.
A polinização é basicamente a transferência dos grãos de pólen das anteras para o estigma de uma flor. Com esse processo, o gameta masculino é levado pelo tubo polínico em direção ao ovário da flor. no interior desta, o gameta masculino encontrará o gameta feminino contido nos óvulos. Durante o curso da evolução dos seres vivos em nosso planeta, a co-evolução entre os animais e as plantas permitiu que muitas destas se reproduzissem com auxilio dos animais, especialmente dos insetos, que ao buscarem alimento, abrigo ou local para reprodução e nidificação, transportam os grãos de pólen de uma flor para outra.
Sendo assim, conhecendo um pouco acerca dos agentes polinizadores é possível saber quais os agentes polinizadores de algumas plantas através das características de suas flores como, por exemplo, os besouros que são agentes polinizadores bióticos de flores com poucos atrativos visuais, com cores foscas, com odor forte de frutas ou especiarias em fermentação as quais possuem os óvulos bem protegidos, geralmente abaixo da inserção das pétalas e sépalas, pois os besouros se alimentam das peças florais mais expostas.
6) Escreva um texto destacando a importância da preservação das florestas e os prejuízos para o planeta causados pelas queimadas e desmatamentos.
As queimadas e os desmatamentos assolam o Brasil há muito tempo, desde a sua descoberta. Nosso país enfrenta a queima de vegetação original e desmatamentos com o intuito de aumentar as áreas de cultivo e pastagens, bem como facilitar a ocupação humana e, conseqüentemente, a especulação imobiliária. Estes procedimentos, ao longo dos anos, levaram à extinção de várias espécies vegetais e animais e à erosão mais acentuada do solo. 
As queimadas e desmatamentos deixam o solo desprotegido, facilitando a erosão e provocando a perda de nutrientes e diminuindo a fertilidade
O solo sem cobertura causa o assoreamento dos rios, o que produz inundações. As represas recebem grande quantidade de terra, sofrendo contínuo processo de assoreamento e prejudicando a vida aquática. Formam-se novas ilhas nos santuários dos rios, impedindo a subida dos peixes e dificultando o transporte fluvial.
      Assim sendo, para proteger e preservar o meio ambiente se faz necessária, a educação ambiental que implique modelos de relacionamentos mais harmônicos com a natureza e desenvolva nos indivíduos valores éticos estabelecendo assim, o desenvolvimento sustentável da atividade de extração e comercio, pois é possível utilizar-se dos recursos naturais sem esgotá-los.
      Na biodiversidade encontram-se todas as formas de vida animal e vegetal sendo essencial para a sobrevivência do ser humano a sua preservação. A captação ilegal de espécies da fauna e da flora, ameaça a diversidade biológica além, de violar o patrimônio genético do País, desrespeitando a soberania deste sobre seus bens naturais. Como fauna e flora estão intimamente ligadas, a devastação das florestas, acarreta a extinção da fauna e de outros organismos devido à falta de alimentos e da destruição de seu habitat natural.
O desmatamento e as queimadas vêm associados erroneamente e as vezes inevitavelmente ao desenvolvimento econômico, em especial ao crescimento da produção agrícola, que tem grande importância na economia do Brasil.
7) Considerando as características e suas respectivas heranças listadas no quadro abaixo, esquematize a transmissão destas características em uma família. Escolha uma família conhecida por você na qual ocorra variação com a característica de sua escolha.
Característica Dominante (AA e Aa) Recessiva (aa) 
Dobrar a língua Capaz de dobrar Incapaz de dobrar 
Furo no queixo Presença ausência 
Lóbulo da orelha Livre aderido
      O gene dominante é um gene que no estado heterozigótico se expressa com predominância sobre a expressão do gene recessivo, sendo que o gene dominante mesmo que esteja presente apenas uma vez no par de cromossomos, ao contrário do gene recessivo que se manifesta quando aparece em dupla, sendo representado por letras maiúsculas.
      O gene recessivo é um gene que não aparece expressa sua característica, no estado heterozigótico, sendo que apenas produz característica quando o seu alelo está presente nos dois pares de cromossomas homólogos, e só se manifesta na ausência de seu gene contrário, o dominante.
      Diante do exposto, a capacidade de dobrar a língua sendo submetido por um gene dominante (AA) e o recessivo (aa) que é incapaz de dobrar a língua, em um casal em que a mulher possui o gene dominante e o homem normal, a possibilidade dos filhos nascerem com características da mãeé de 50%.
8) Grande parte dos casos de albinismo são causados pela deficiência da enzima tirozinase. Com base nesta afirmação responda:
a) Como esta enzima está presente no melancócitos de um indivíduo normal?
      A melanina é explicada pela presença de uma enzima tirosinase que se concentra no complexo de golgi dos melanócitos, que se encontra presente em todas as células eucarióticas, sendo formadas por várias bolsas achatadas, dispostas uma ao lado da outra, servindo de recepção das proteínas ribossomais em forma de vesícula que são provenientes da retícula endoplasmática.
      A melanina é originada a partir da polimerização do aminoácido tirosina por intermédio da ação da tirosinase, passando de aminoácido incolor para um pigmento castanho.
 	As melaninas são estruturas ricas em ligações duplas que absorvem energia nas faixas do ultravioleta (UV), visível, (V) e infravermelho (IV) e agem como radicais livres não reativos, sendo capazes de neutralizar os radicais livres produzidos pela pele ao ser exposta ao sol.
O pigmento melânico compreende dois tipos de melanina: a eumelanina que produz coloração de cor marrom e preta e a feomelanina que produz a coloração amarelo e vermelha.
A coloração da nossa pele não resulta apenas da coloração final de pigmentos melânicos, mas sim de combinações desses pigmentos com pigmentos sanguíneos, carotênico, biliares e outros.
b) Qual a relação entre mutação gênica e a deficiência de tirozinase?
     
 As mutações gênicas são mudanças ocasionais que ocorrem nos genes, ou seja, é a mudança estrutural sofrida pelo gene, sendo que as doenças genéticas são originadas através das mutações, que sofrem mudanças na sequência do nucleotídeo da molécula de DNA.
A deficiência de tirosinase é um distúrbio caracterizado pela ausência completa ou parcial de pigmento na pele, cabelos e olhos, isso se deve ao fato de defeito ou ausência de uma enzima envolvida na produção de melanina, sendo uma doença que é resultante de uma herança de alelos de gene recessivo.
Em ambos os casos, tanto na mutação gênica como na deficiência de tirosinase, nascerão pessoas com características diferentes e com limitações diferentes.
9) Comente sobre a importância da mitose para o desenvolvimento e manutenção do individuo.
      A mitose é de grande importância para que possamos nos desenvolver. É responsável pela reprodução dos organismos unicelulares e o crescimento por aumento do número de células dos organismos pluricelulares. Atua também na renovação tecidual e na regeneração. Graças a ela, os organismos podem crescer se regenerar e renovar continuamente suas células perdidas.
O processo de mitose se inicia com uma célula original 2n,que dá origem a duas células filhas também 2n, com o número de cromossomos total da espécie, sendo que no caso do ser humano, este total é 46. Em seguida ocorre um período que é chamado de interfase, que é quando acontece a duplicação do material genético, para logo depois se iniciar o processo de divisão. Este processo de divisão é continuo, sendo dividido em cinco fases: a prófase, a prometáfase, a metáfase, a anáfase e a telófase.
Referência Bibliográfica:
FALCO, José Ricardo Penteado; RODRIGUES. (Org.). Biologia dos Organismos. Maringá: EDUEM, 2011. (Formação de Professores – EAD n.49). 
Disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/reinos.htm Acesso em: 05 de Maio de 2013.

Continue navegando

Outros materiais