Buscar

PROJETO JORNADA AMPLIADA

Prévia do material em texto

1º SEMESTRE
Região Sudeste
Na região sudeste do Brasil, formada pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, existe uma diversidade cultural ricamente influenciada pelas culturas indígena, africana, europeia e asiática. Encontramos danças regionais como samba, batuque, pagode, ciranda e a famosa quadrilha conhecida pela região toda, e outras folias regionais mais modernas conhecidas pelos jovens como o funk e o hip-hop.
Hip-Hop: Hip Hop é uma cultura popular que surgiu entre as comunidades afro-americanas do subúrbio de Nova York na década de 1970. A música é a principal manifestação artística do hip hop, que também tem na dança e no grafite forte representação. Dos Estados Unidos, a cultura hip hop se espalhou pelo mundo. No Brasil, a cidade de São Paulo é aquela com maior número de adeptos e com uma relevante produção artística.
 
Samba: O samba surgiu da mistura de estilos musicais de origem africana e brasileira. O samba é tocado com instrumentos de percussão (tambor, surdo, timbau, pandeiro, entre outros) e acompanhado por violão e cavaquinho. Geralmente, as letras de sambas contam a vida e o cotidiano de quem mora nas cidades, com destaque para as populações pobres. O termo samba é de origem africana e tem seu significado ligado às danças típicas tribais do continente.
 
Funk (Antigo): O funk é um estilo musical que surgiu através da música negra norte-americana no final da década de 1960. Na verdade, o funk se originou a partir da soul music, tendo uma batida mais pronunciada e algumas influências do R&B, rock e da música psicodélica. 
 
REFERÊNCIAS
https://alanantunes.webnode.com.br/news/dancas-regionais-brasileiras/
https://www.suapesquisa.com/samba/
http://brasilescola.uol.com.br/artes/funk.htm
2° SEMESTRE
Região Nordeste
Na região nordeste constituída por  Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe recebe uma grande carga de cultura africana as danças regionais mais conhecidas e comuns desta região são: o Axé, a dança de terreiro, candomblé, forró, xaxado, ciranda, maracatu, dança de São Gonçalo, samba de roda, bailão, pagode de Amarantes, cavalo piancó, maculelê e o famoso frevo que possui características bem marcadas dessa região nordeste. Essas são algumas de tantas outras danças regionais brasileiras típicas nordestinas conhecidas.
Axé: O axé, ou axé music, é um gênero musical que surgiu no estado da Bahia na década de 1980 durante as manifestações populares do Carnaval de Salvador, misturando o ijexá, samba-reggae, frevo, reggae, merengue, forró, samba duro, ritmos do candomblé, pop rock, bem como outros ritmos afro-brasileiros e afro-latinos. No entanto, o termo "axé" é utilizado erroneamente para designar todos os ritmos de raízes africanas ou o estilo de música de qualquer banda ou artista que provém da Bahia.
 
Forró: É um ritmo e dança típicos da Região Nordeste do Brasil, praticada nas festas juninas e outros eventos. Diante da imprecisão do termo, é geralmente associado o nome como uma generalização de vários ritmos musicais dessa região, como baião, a quadrilha, o xaxado, que têm influências holandesas e o xote, que tem influência portuguesa.
 
Frevo: O frevo é um ritmo musical e uma dança brasileira com origem no estado de Pernambuco. Sua música baseia-se na fusão de gêneros como marcha, maxixe, dobrado e polca, e sua dança foi influenciada pela capoeira.
 
REFERÊNCIAS
https://alanantunes.webnode.com.br/news/dancas-regionais-brasileiras/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ax%C3%A9_(g%C3%AAnero_musical)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Forr%C3%B3
3° SEMESTRE
ANOS 80
Os anos 80 começam mesmo por volta de 1978, em pleno auge da música “disco” inspirados no filme “Embalos de sábado à noite” (1977). Reflorescem o glamour da noite e o charme do excesso e do brilho, deixando para trás o estilo hippie dos anos 70. Os anos 80 são conhecidos também como a década da música eletrônica. 
 
REFERÊNCIA
http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Dan%C3%A7a-Dos-Anos-80/38695570.html
4º SEMESTRE
MUSICA SÉCULO XX
 A Música no século XXI apresentou mudanças consideráveis, fazendo estilos até então então conservadores e tradicionais se misturar com a estilos músicais bem distintos de sua origem. 
O Jazz misturou com o Pop. A Música Erudita se aproximou da Música Popular, com orquestras passando a figurar em discos de Rock, Pop, Samba, MPB, Heavy Metal e até Sertanejo. Teve ainda um rápido fenômeno, como a Amy WineHouse que misturou R&B e Soul com música pop e levou às rádios. 
Em todo o mundo, a Música Eletrônica se fortaleceu, alavancada pelo sucesso dos anos 90, sendo carro-chefe dos grandes eventos de moda, esportivos, comemorações, festas e baladas em geral. DJs como Fatboy Slim, David Guetta e Mobi foram os que mais venderam. No Brasil, o Funk e o Sertanejo universitário estouraram, caindo no gosto da juventude, abordando letras mais ligadas à libertinagem, amor sem compromisso e sensualidade explícita. 
 
 
REFERÊNCIAS
https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20130318171127AA0EuCY

Continue navegando