Buscar

EXERCICIO CIVIL III

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.:201905752385)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No âmbito do Direito Privado, em relação ao princípio da boa-fé objetiva, é correto afirmar que:
		
	
	funda-se tão somente na proteção da confiança às partes contratantes, em face de terceiros.
	 
	trata-se de princípio que atua como norma de comportamento, e abrange também os deveres anexos do contratante, como dever de informação.
	
	sua aplicação se restringe aos contratos de consumo.
	
	não se aplica à fase pré-contratual, ou das negociações preliminares.
	
	para a caracterização de sua violação imprescindível se faz a análise do caráter volitivo das partes.
	Respondido em 07/10/2019 11:54:31
	
Compare com a sua resposta: a. Identifique e classifique o contrato existente entre Ana e Maria.Mútuo, real, unilateral, oneroso, temporário, translatício de domínio. b. Maria pode exigir a restituição do dinheiro antes do término do prazo avençado? E Ana pode devolver os valores antes do término do prazo? Fundamente sua resposta.Maria não pode exigir a restituição antecipada, mas pode exigir as garantias ou pagamento antecipado (arts. 590 e 333, CC). Ana só poderá devolver antecipadamente se o prazo tiver sido fixado em seu favor, art. 314, CC. c. Imagine que no momento do empréstimo, Ana mentiu sobre sua idade, afirmando já ser maior (plenamente capaz). Maria poderá reaver a quantia emprestada? Fundamente sua resposta.Art. 589, V, CC, Maria poderá reaver a quantia porque Ana agiu dolosamente. d. Em outra situação, Maria tem notícias que no decorrer do primeiro mês após realizado o empréstimo Ana teve inúmeros cheques devolvidos. Maria, diante a possível insolvência de Ana, pode requerer a restituição imediata dos valores emprestados? Fundamente sua resposta.Não pode requerer a devolução, mas pode exigir as garantias ¿ arts. 333 e 590, CC. e. Imagine agora que no decorrer do primeiro mês, Maria adoece e precisa adquirir remédios muito caros que após o empréstimo realizado a Ana não tem mais condições de comprar. Poderia então Maria exigir a imediata restituição do empréstimo? Fundamente sua resposta.Não, salvo acordo de vontades.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201905753517)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quanto à formação dos contratos, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	a proposta de contrato obriga o proponente, se o contrário não resultar dos termos dela, da natureza do negócio, ou das circunstâncias do caso.
	
	nenhuma alternativa está correta
	
	deixa de ser obrigatória proposta se, feita sem prazo a pessoa presente, não foi imediatamente aceita. Considera-se também presente a pessoa que contrata por telefone ou por meio de comunicação semelhante.
	 
	reputar-se-á celebrado o contrato no lugar de sua execução.
	
	considera-se inexistente a aceitação, se antes dela ou com ela chegar ao proponente a retratação do aceitante.
	Respondido em 07/10/2019 12:00:53
	
Compare com a sua resposta: O item está incorreto, sendo que a justificativa dependerá da análise individual de cada resposta e de acordo com os critérios do professor.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201905754007)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a alternativa correta sobre evicção:
		
	
	ocorre quando as partes contratantes convencionam a rescisão do contrato
	
	ocorre quando uma pessoa convenciona com outra que concederá uma vantagem em favor de terceiro, que não é parte no contrato
	
	são defeitos ocultos em coisa recebida em virtude de contrato comutativo, que a tornam imprópria ao uso a que se destina, ou lhe diminuam o valor
	
	A onerosidade da aquisição não é requisito
	 
	é perda da coisa em virtude de sentença judicial, que a atribui a outrem por causa jurídica preexistente ao contrato
	Respondido em 07/10/2019 12:21:13
	
Compare com a sua resposta: Autonomia da vontade (arts 421 e 425), supremacia da ordem pública, consensualismo, relatividade dos contratos, obrigatoriedade dos contratos, revisão dos contratos e boa-fé objetiva.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201905753318)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(MP/RJ - FUJB/2012) Sobre a Teoria Geral dos Contratos, é correto afirmar que:
		
	
	nos contratos de adesão, as cláusulas que estipulem a renúncia antecipada do aderente são válidas, em conformidade com o disposto no Código Civil;
	
	o dogma da função social do contrato somente tem aplicabilidade aos negócios jurídicos celebrados após a edição do Novo Código Civil, sob pena de violar o princípio da irretroatividade;
	
	contratos simplesmente consensuais são aqueles que se perfazem com a tradição efetiva ou simbólica do objeto material do contrato;
	
	a aplicação do princípio da boa-fé objetiva na fase pré-contratual é admitida pela doutrina pátria, não sendo cabível sua incidência após o término do contrato (boa fé pós-contratual), salvo nas relações de consumo, em que tem aplicação em todas as fases;
	 
	na sistemática do Código Civil, a oferta ao público equivale a proposta quando encerra os requisitos essenciais ao contrato.
	Respondido em 07/10/2019 12:24:14
	
Compare com a sua resposta: A dissertação poderia estar baseada na tese do diálogo das fontes, com a menção do diálogo de complementaridade entre o Código Civil (regras do contrato de seguro), o Código de Defesa do Consumidor e a Lei n. 9.656/1998. Quanto às cláusulas, poderiam ser mencionados os princípios da função social dos contratos e da boa-fé objetiva.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201906570958)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Sob a perspectica civil-constitucional, os contratos devem ser regidos pelo (a), EXCETO:
		
	 
	valor social do trabalho
	
	função social
	 
	registro
	
	boa-fé objetiva
	
	dignidade da pessoa humana
	Respondido em 07/10/2019 12:26:23
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	
	1a Questão (Ref.:201905752753)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(VUNESP - 2014) O Código Civil prevê a aplicação da teoria da imprevisão ao prever, em seu art. 478, que a onerosidade excessiva permite a resolução do contrato, desde que presentes os seguintes requisitos:
		
	 
	acontecimento extraordinário, imprevisível, excessivamente oneroso para uma das partes, com extrema vantagem para a outra parte.
	
	acontecimento extraordinário, imprevisível, decorrente de manifestação de vontade de uma das partes, excessivamente oneroso para a outra parte.
	
	acontecimento ordinário, imprevisível e imprevisto, onerando em 10% (dez por cento) o valor do contrato, com ou sem vantagem para a outra parte.
	
	acontecimento extraordinário, imprevisto e imprevisível para o homem médio, onerando excessivamente uma das partes.
	
	acontecimento ordinário, imprevisto, oneroso para uma das partes e vantajoso para a outra parte.
	Respondido em 07/10/2019 12:42:48
	
Compare com a sua resposta: Constitui abuso de direito, ofendendo o princípio da boa-fé objetiva e da função social dos contratos em razão da mudança acentuada por parte da seguradora. Aplicação do artigo 421 e 422 do CC. Enunciado 543 da VI Jornada de Direito Civil. "ENUNCIADO 543 ¿ Constitui abuso do direito a modificação acentuada das condições do seguro de vida e de saúde pela seguradora quando da renovação do contrato.
Artigo:765 do Código Civil "
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201905753149)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	1. [2015 - XVII Exame de Ordem] Flávia vendeu para Quitéria seu apartamento e incluiu, no contrato de compra e venda, cláusula pela qual se reservava o direito de recomprá-lo no prazo máximo de 2 (dois) anos. Antes de expirado o referido prazo, Flávia pretendeu exercer seu direito, mas Quitéria se recusou a receber o preço. Sobre o fato narrado, assinale a afirmativa correta.
		
	
	A disposição incluída no contrato é uma cláusula de preferência, a impor ao comprador a obrigação de oferecer ao vendedor a coisa, mas somente quando
decidir vendê-la.
	 
	A disposição incluída no contrato é uma cláusula de retrovenda, entendida como o ajuste por meio do qual o vendedor se reserva o direito de resolver o contrato de compra e venda mediante pagamento do preço recebido e das despesas, recuperando a coisa imóvel.
	
	A cláusula pela qual Flávia se reservava o direito de recomprar o imóvel é válida, mas se torna ineficaz diante da justa recusa de Quitéria em receber o preço devido.
	
	A cláusula pela qual Flávia se reservava o direito de recomprar o imóvel é ilícita e abusiva, uma vez que Quitéria, ao se tornar proprietária do bem, passa a ter total e irrestrito poder de disposição sobre ele.
	
	A cláusula em questão se trata de reserva de domínio, realizada por meio de um contrato escrito, em que se transmite ao comprador a propriedade do bem.
	Respondido em 07/10/2019 12:47:40
	
Compare com a sua resposta: Quais são os elementos essenciais do contrato? Por ser uma espécie de negócio jurídico, também é essencial ao contrato a capacidade do agente, o objeto lícito, possível, determinado ou determinável e a forma prescrita ou não defesa em lei (Art. 104). Por tratar-se de contrato ainda há o requisito específico do consentimento recíproco ou acordo de vontades.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201905753134)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Acerca da extinção dos contratos, assinale a opção correta:
		
	
	A resolução constitui a extinção do contrato por simples renúncia da parte;
	
	A cláusula resolutiva tácita independe de interpelação judicial, operando-se de pleno direito;
	 
	A resolução por inexecução voluntária implica a extinção retroativa do contrato, opera "ex tunc" caso este seja de execução única, desconstitui os efeitos jurídicos produzidos e determina a restituição das prestações cumpridas.
	
	A extinção do contrato, pela vontade manifestada do dono da obra opera desde logo, mediante a denúncia notificada à outra parte.
	
	Todas as assertivas estão corretas.
	Respondido em 07/10/2019 12:51:51
	
Compare com a sua resposta: As alegações de Luciano procedem em parte. De fato, tratando-se de obrigação subsidiária, Luciano faz jus ao benefício de ordem, devendo ser acionado primeiramente o locatário. Quanto ao bem imóvel, poderá este ser penhorado tendo em vista a lei 8.009/90 trazer em seu art. 3º a regra da impenhorabilidade do bem de família e excepcionalmente, a penhorabilidade quando se tratar, por exemplo, do bem do fiador.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201906571037)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No contrato de troca ou permuta, podem ser aplicadas, de forma subsidiária, as regras de que outra espécie contratual?
		
	 
	compra e venda
	
	locação
	
	doação
	
	empréstimo
	
	comodato
	Respondido em 07/10/2019 12:57:42
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201905753344)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Nos contratos de compra e venda de bem imóvel na modalidade ad mensuram, caso a área do imóvel seja inferior à às dimensões anunciadas, o comprador terá direito:
		
	
	somente à restituição de parte do pagamento relativo à área faltante;
	
	de exigir indenização por dano material e moral;
	
	exigir tão somente a resolução do contrato;
	
	de exigir resolução do contrato ou abatimento proporcional ao preço, à sua escolha;
	 
	de exigir o complemento da área, e, não sendo isso possível, reclamar a resolução do contrato ou abatimento proporcional ao preço.
	Respondido em 07/10/2019 13:01:05
	
Compare com a sua resposta: Certo

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando