Buscar

Contextualizada de Bioquimica Aplicada

Prévia do material em texto

PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA EAD
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
	DISCIPLINA
	Bioquímica Aplicada 
Leiliandry de Araujo Melo;  Isabelle Moura Fittipaldi de Souza Dantas (Coordenador de Curso).
Tutor: Jéssica Sena
Aluno: Arinea Avelar de Avelar
Polo:Alcindo Cacela
	ENUNCIADO
	
A.D.F.S, sexo masculino, 68 anos, aposentado, tabagista por 42 anos e etilista por 45 anos, há 2 anos parou com esses hábitos. Dá entrada no serviço de emergência com perda de peso progressiva e fortes dores abdominais. Peso = 51Kg, Altura = 1,68cm, PA = 120x80 mmHg, FC = 71bpm. Ao exame físico: volume abdominal aumentado com presença de circulação colateral, icterícia +++/++++, edema MMII. Foi solicitado exames de sangue e tomografia do abdômen.
	Variável
	Resultado
	Valor de referência
	AST (U/L) 
	68
	15-41
	ALT (U/L)
	72
	17-63
	Albumina sérica (g/dL)
	1,02
	3,5-5,2
	Bilirrubina total (mg/dL)
	1,9
	0,20-1,10
	Bilirrubina direta (mg/dL)
	0,25
	0-0,30
	Bilirrubina indireta (mg/dL)
	1,2
	0,20-0,80
Após análise dos exames, o diagnóstico foi de cirrose hepática. É possível associar sinais e sintomas apresentados pelo paciente e justificá-los baseado nas alterações dos parâmetros bioquímicos. Identifique-os e discuta como o fígado está relacionado com essas mudanças patológicas. 
Apartir dos sintomas apresentados e análise de exames, a cirrose hepática se deu com o estilo de vida do paciente, consumo diário de álcool prolongado apresentando diversas anomalias, a ascite é o acumulo de água dentro da cavidade abdominal e na cirrose é causada pela hipertensão porta, pela diminuição de albumina no sangue.
Com os níveis baixo de albumina a pressão osmótica sanguínea diminui e o plasma se propaga em maior proporção para os espaços intercelulares dos tecidos causando edemas.
O fígado é responsável pela produção de várias proteínas, entre elas a albumina, na diminuição ou falta provoca desnutrição dos fatores que leva a formação de edema, e da ascite acúmulo de liquido no abdômen.
Na icterícia o fígado cirrótico não consegue eliminar a bilirrubina produzida e acumula na corrente sanguínea, o excesso de bilirrubina (hiperbilinemia) deposita-se na pele e nos olhos deixando com tom amarelado.
 	A elevação das enzimas ALT e AST se refere a intoxicação alcoólica presentes na célula do fígado, são liberadas no sangue em conseqüência de lesão hepática.
AST- encontrado em grande quantidade no citoplasma e nas mitocôndrias do fígado, músculo esquelético e cardíaco, rins, pâncreas e eritrócito, quando qualquer um desses tecidos é danificado o aspartato aminotransferase é liberado no sangue.
ALT-encontrado em altas concentrações apenas no citoplasma do fígado, formando o aumento específico de lesão hepática, no entanto pode está aumentado em conjunto com o aspartato aminitransferase em miopatia.
Portanto os sintomas apresentados pelo paciente e os exames mostraram alterações significativas para diagnosticar a patologia.
REFERÊNCIA:
Disponível: https://www.tuasaude.com/para-que-serve-o-teste-de-alanina-aminotransferase > acesso:19/09/2019.
Disponível:http://www.rbac.org.br/artigos/avaliacao-da-atividade-de-enzimas-hepaticas-em-dependentes-ex-dependentes-e-nao-usuarios-do-etanol-48n-3 > acesso: 19/09/2019.
Disponível: https://www.mdsaude.com/gastroenterologia/cirrose-hepatica >acesso:19/092019.

Continue navegando