Buscar

3- Como a bioquímica pode ser aplicada nos processos de tratamento de água? A bioquímica tende a contribuir com o processo de tratamentos e monit...

3- Como a bioquímica pode ser aplicada nos processos de tratamento de água?

A bioquímica tende a contribuir com o processo de tratamentos e monitoramento da água.
São várias substâncias que podem causar impacto ambiental em nossas águas, geralmente, todas decorrentes de fontes antrópicas.
Entre as substâncias que podem ser encontradas nos efluentes temos os elevados teores de lipídios, provenientes de atividades de laticínios, matadouros e avícolas, enlatados, extração de óleos, entre outros.
Para tratar isso temos a lipases que compreendem um grupo de enzimas hidrolíticas que atuam na interface orgânica-aquosa, catalisando a hidrólise de ligações éster-carboxílicas, presentes em acilgliceróis.
Podemos citar também a análise microbiológica da água, sendo muito importante pois identifica a presença de microrganismos patogênicos.

Essa pergunta também está no material:

atividade 2 BIOQUIMICA
3 pág.

Bioquímica I Instituto Politécnico NacionalInstituto Politécnico Nacional

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A bioquímica pode ser aplicada nos processos de tratamento de água de diversas maneiras. Uma delas é através da utilização de enzimas, como as lipases, que atuam na quebra de substâncias orgânicas presentes nos efluentes. Além disso, a análise microbiológica da água é fundamental para identificar a presença de microrganismos patogênicos e garantir a qualidade da água tratada. Outras aplicações da bioquímica no tratamento de água incluem a utilização de processos de oxidação avançada e a remoção de metais pesados através de processos de biossorção.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais