Buscar

aps estetica



Continue navegando


Prévia do material em texto

CASO CLÍNICO 1º ETAPA – AVALIAÇÃO DE ESTÉTICA
MHS, 30 anos, professora do ensino fundamental, possui biótipo ginóide, tecido com aspecto “casca de laranja” e lipodistrofia localizada nas regiões da coxa e glúteos. Por ter tido uma gestação há um ano, apresenta estrias rubras e hipotonia tissular moderada no abdome. Na avaliação, relata diabetes controlada, pouca ingestão de água e não realiza atividade física.
Qual a alteração estética que tem como sinal clínico o “aspecto casca de laranja” e qual grau de acometimento.
 lipodistrofia ginóide é o nome que se dá a inflamação no tecido celular, conhecida como celulite. De acordo com as informações passadas o grau de acometimento é II.
Qual protocolo de tratamento é indicado nas regiões de coxa e glúteos. Explique
Procedimentos como radiofrequência e drenagem linfática são ótimas opções de tratamento, mas com o acompanhamento de uma boa dieta alimentar e prática de exercícios físicos.
 c) Quais procedimentos biomédicos podem ser utilizados no tratamento de estrias e hipotonia tissular? Explique a ação de um destes procedimentos. 
Vacuoterapia; Eletroliftng; Carboxiterapia; Microagulhamento; Radiofrequência; Luz pulsada; Peeling químico; Ondas de choque; Corrente russa; Corrente Aussie; Fes. 
Microagulhamento: é um tratamento que com agulhas que penetram na derme favorecendo a formação de novas fibras de colágeno. 
2º ETAPA – AVALIAÇÃO DE ACUPUNTURA
 Em uma análise mais minuciosa, a paciente relatou que apesar da baixa ingesta de água apresenta inchaço em membros inferiores e proeminência abdominal. Sente-se muito cansada que não associa com atividade profissional, pois até nos dias em que não trabalha sente-se extremamente desanimada. Não relata dor, insônia, considera-se estressada, boa digestão, alto consumo de leite. Considera sua alimentação saudável com ingesta acentuada de frutas com sabor mais adocicado. 
Qual o diagnóstico baseado na teoria dos 5 elementos?
Madeira(fígado e vesicular biliar ) e o metal (pulmão e intestino grosso) não estão em equilíbrio.
Fígado: centro do metabolismo. Coordena determina o ritmo de atividade dos outros órgãos do organismo. Órgão que elimina as toxinas e resíduos em nível físico, mental e psíquico. Este órgão pode acumular tensões provenientes de raiva e aborrecimento. (órgão zang)
Vesicular biliar: órgão de eliminação. (órgão fu)
Pulmão: órgão de reserva de energia vital. (órgão zang)
Intestino grosso: expele o desnecessário para o metabolismo. Recebe material inútil eliminando-o do organismo. (órgão fu)
Desenvolva um protocolo de auriculoterapia para o tratamento da desordem apresentada.
Pontes que devem ser trabalhando na paciente: