Buscar

exercícios orçamento empresarial

Prévia do material em texto

1-Os tributos incidentes na operação industrial, comercial ou de prestação de serviços ocorrem em diversos momentos específicos, cada qual em acordo com suas características geradoras. Na operação de venda, pela emissão da nota fiscal, incidem tributos específicos. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um tributo básico sobre as vendas:
( ) IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte).
( ) IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica).
( X ) COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social).
( ) CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido).
2-O Livro de Inventário é um dos livros fiscais exigidos para atender às esferas: federal, estadual e municipal. Para algumas empresas, dependendo da opção adotada para apuração do lucro, ele é também um livro obrigatório. Referente ao Livro Inventário, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) Necessário adotar quando o estabelecimento mantiver estoques prontos ou estoques em elaboração.
( ) Na confecção de documentos fiscais, é utilizado pelo estabelecimento emissor dos formulários.
( ) Utilizado para registro de todas as entradas de produtos ou mercadorias.
( ) É adotado para registrar as movimentações de entrada e saída de mercadorias.
3-A classificação dos lançamentos contábeis na Demonstração do Resultado do Exercício como receita, despesa ou custo está norteada pelos princípios contábeis, que devem ser de conhecimento dos contabilistas, para que estes possam classificar corretamente os fatos contábeis. Com relação às receitas, custos e despesas computados na determinação do resultado do exercício, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) São contabilizadas como resultado as receitas auferidas no período, mesmo que não recebidas monetariamente.
( V ) São contabilizados no resultado os custos e despesas incorridos para a realização da receita.
( F ) São contabilizadas no resultado tão somente as receitas recebidas monetariamente.
( F ) São contabilizadas no resultado apenas as despesas para as quais tenha ocorrido contrapartida financeira.
4-A contabilidade da entidade é composta por diversas peças contábeis, das quais algumas possuem caráter de obrigatoriedade, enquanto outras podem ser adotadas apenas para fins de controle gerencial. Dentre as peças contábeis utilizadas pela entidade, identificamos o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultado do Exercício, ambas necessárias para a composição da escrituração contábil. Considerando o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultado do Exercício, analise as sentenças a seguir:
I- Balanço Patrimonial demonstra informações de caráter financeiro. CORRETA
II- Demonstração de Resultado do Exercício registra informações de caráter econômico. CORRETA
III- Balanço Patrimonial registra os investimentos efetuados na entidade. CORRETA
IV- Demonstração de Resultado do Exercício demonstra o custo de produção do período. CORRETA
V- Balanço Patrimonial demonstra a dívida assumida pela entidade. CORRETA
VI- Balanço Patrimonial registra as receitas decorrentes da operação comercial. ERRADA
5-A pessoa jurídica, a partir do momento em que é constituída, passa a ter um tratamento direcionado a ela, independente dos sócios que a constituíram. De um modo geral, essa pessoa jurídica passa a ter personalidade própria. Essa independência atribuída à pessoa jurídica permite a ela agir independentemente de seus sócios. Considerando as características atribuídas à pessoa jurídica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) A pessoa jurídica pode constituir o seu próprio patrimônio.
( V ) Sempre que ocorrer algum litígio, poderá agir em defesa de seus interesses, através de seus representantes.
( F ) O patrimônio da pessoa jurídica e o da pessoa física tornam-se um só.
( V ) Os direitos e as obrigações necessários a seu funcionamento serão de sua inteira responsabilidade e competência.
6-A matéria-prima, antes de sua utilização no processo de industrialização, figura como um ativo da empresa. Apenas depois de efetuada a venda do produto resultante da transformação dessa matéria-prima, ela passa a figurar como um custo da operação, na Demonstração do Resultado do Exercício. Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o que está evidenciado na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) abaixo do grupo dos Custos Operacionais:
( X ) Lucro Bruto.
( ) Lucro Líquido do Exercício.
( ) Resultado Financeiro.
( ) Resultado Operacional.
7-As receitas e seu confronto com as despesas são geralmente reconhecidos na contabilidade no momento em que produtos ou serviços são transferidos ao cliente. Sobre o momento de transferência dos produtos ou serviços, analise as sentenças a seguir:
I- O ponto em que ocorre a transferência é, usualmente, aquele em que a maior parte do esforço em obter a receita já foi desenvolvida. CORRETA
II- O ponto de transferência é o ideal para estabelecer um valor objetivo de mercado para a transação. CORRETA
III- No ponto de transferência, normalmente se conhece todo o custo de produção ou serviço vendido e outras despesas diretamente associáveis. CORRETA
IV- No ponto de transferência, os desembolsos com as despesas que podem ser associadas ao custo de produção do produto devem sempre ocorrer no momento que ocorre a venda. ERRADA
8-A composição da Demonstração do Resultado do Exercício ocorre a partir dos lançamentos contábeis efetuados durante o período. Para que a apuração do resultado ocorra de forma satisfatória, é necessário que os lançamentos sejam registrados corretamente em suas respectivas contas contábeis. Considerando a contabilização no Resultado do Exercício, analise as sentenças a seguir:
I- Venda de mercadorias possui natureza devedora na DRE. ERRADA
II- Impostos possui natureza devedora na DRE. CORRETA
III- Receitas financeiras possui natureza credora na DRE. CORRETA
IV- Despesas financeiras possui natureza devedora na DRE. CORRETA
V- Imposto de Renda da Pessoa Jurídica possui natureza devedora na DRE. CORRETA
9-O surgimento do Sistema Público de Escrituração Digital ? SPED ? instituiu uma nova fase na escrituração fiscal dos contribuintes. Essa nova fase está diretamente ligada com a digitalização das informações. As obrigações em meio eletrônico tornaram-se mais completas, possibilitando a análise de uma quantidade maior de informações. Considerando as características e objetivos do SPED, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) As informações eletrônicas transmitidas ao governo são assinadas digitalmente pelo contribuinte.
( V ) O acesso às informações em formato digital permite uma maior agilidade na fiscalização dos contribuintes.
( F ) Com a implantação do SPED, todas as obrigações em papel deixam de existir para a pessoa jurídica.
( F ) Os livros digitais entregues através do SPED beneficiam unicamente o governo.
10-Dentre as diversas obrigações fiscais existentes, podemos citar as obrigações acessórias. Como obrigação acessória encontramos a necessidade de escriturar livros fiscais. Os livros fiscais são exigidos para atender às esferas federal, estadual e municipal. Com relação aos livros fiscais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Livro de Apuração do ICMS: registra as operações de entrada e saída de notas fiscais de mercadorias e apura o valor de ICMS do período.
( F ) Livro de Apuração do Lucro Real - LALUR: demonstra os valores que fazem parte da base de cálculo do IPI nas indústrias de transformação.
( F ) Livro de apuração do IPI: utilizado pelos estabelecimentos comerciais para apuração do imposto incidente sobre os serviços prestados.
( V ) Livro de Registro de Apuração do ISSQN: registra as notas fiscais de serviço prestado e apura o valor de imposto a recolher ao final do período.
( V ) Registro de empregados: registra informações acerca dos funcionários registrados.
11-A prestação deserviços está sujeita ao ISSQN. Salvo determinações da legislação, o ISSQN deve ser recolhido mensalmente para a prefeitura em que foi prestado o serviço. Tanto o valor da receita de serviços quanto o valor de ISSQN devido devem ter seu registro efetuado na contabilidade da entidade. Considerando a contabilização de uma pessoa jurídica prestadora de serviços, analise as sentenças a seguir:
I- Na venda de um serviço, cujo ISSQN deve ser recolhido pela empresa prestadora do serviço, contabilizou-se o valor total da operação na conta de Venda de Serviços e o valor do ISSQN a pagar na conta ISSQN a Pagar. CORRETA
II- Ao contabilizar um desconto concedido a um cliente no momento do recebimento da duplicata, incidiu ICMS, tomando por base de cálculo o ISSQN. ERRADA
III- A pessoa jurídica prestadora de serviços, ao efetuar o pagamento do ISSQN para a prefeitura municipal, contabilizou o valor do ISSQN a Débito da conta de ISSQN a Pagar. CORRETA
IV- Em uma exportação de serviços para o exterior do país, o ISSQN incidente na operação deve ser lançado a Débito na conta de ISSQN sobre Vendas e a Crédito na conta de ISSQN a Pagar. ERRADA
12-O ICMS é um imposto que deve ser pago pelas indústrias e comércios, sempre que ocorrer seu fato gerador. Por ser um imposto que deve ser pago ao governo pelas empresas, ele torna-se parte da composição do preço de venda, sendo repassado ao consumidor. Ao emitir a nota fiscal ou cupom fiscal, a empresa faz o devido destaque do ICMS, para conhecimento do fisco e do consumidor. Considerando o repasse do ICMS ao consumidor, como é considerado o ICMS?
( ) É um imposto que não reflete no preço de venda.
( ) É um imposto cobrado em razão do ISSQN.
( ) É um imposto calculado por fora da mercadoria.
( X ) É um imposto calculado por dentro da mercadoria.
13-Para que o comerciante possa cobrar o valor do ICMS incidente na operação de venda, deve adicioná-lo ao valor da mercadoria. Para possibilitar a adição do ICMS ou de qualquer outro tributo ao valor da mercadoria, podemos aplicar uma fórmula bastante simples, mas extremamente eficaz. Considerando o que foi afirmado, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a fórmula a ser aplicada ao valor da venda, de forma que o ICMS faça parte do valor dessa venda, considerando um custo de R$ 150,00 e uma alíquota de ICMS de 17% (ou 0,17):
( X ) 150,00 / (1 ? 0,17) = 180,72
( ) ((150,00 ? 17%) * 0,17) + 150,00 = 171,17
( ) 150,00 + 17% = 175,50
( ) (150,00 * 0,17) + 150,00 = 175,50
14-Ao determinar o preço de venda de uma mercadoria, a empresa precisa considerar o valor dos tributos incidentes na operação, para fins de repassar encargo ao consumidor. Quando tratamos do ICMS, que é o imposto que incide sobre a circulação das mercadorias, devemos agir da mesma forma, agregando esse imposto ao valor cobrado. Considerando a inclusão dos tributos no preço de venda, analise os valores demonstrados a seguir:
Custo da mercadoria: R$ 1.000,00
Alíquota de ICMS: 17%
Tipo de operação: Venda
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
( ) A alíquota do imposto correta é 16%.
( ) O ICMS não faz parte da operação de venda.
( X ) O preço de venda é R$ 1.204,82.
( ) O preço de venda é R$ 1.000,00.
15-Mensalmente, as empresas que produzem ou comercializam mercadorias devem elaborar o Livro de Apuração do ICMS, para fins de apurar o valor do imposto devido no período. A apuração mensal do ICMS tem como principal função saber o valor do ICMS a recolher em um determinado mês. Analise as sentenças a seguir:
I- Leva-se em conta o ICMS das saídas (vendas), diminui-se o valor do ICMS das entradas (compras), e então, obtém-se o ICMS a recolher. CORRETA
II- Se a diferença de ICMS entre a entrada (compra) e a saída (vendas) for um direito (a entrada de ICMS foi maior), este valor poderá ser utilizado para compensação futura. CORRETA
III- As empresas optantes pelo Simples Nacional apuram mensalmente o ICMS para obtenção do valor a recolher no DAS. ERRADA
IV- Apenas as empresas normais utilizam o ICMS não cumulativo, ou seja, os valores devidos do imposto pelas vendas poderão ser compensados com créditos obtidos nas compras. CORRETA
16-Em uma operação interestadual de mercadorias sujeitas à tributação pelo ICMS e ao recolhimento do DIFA - Diferencial de Alíquotas, cuja nota fiscal esteja tributada com a alíquota de ICMS de 12% e cujo Estado destinatário utilize para essa mesma mercadoria a alíquota interna de ICMS de 18%, há um percentual a ser aplicado para cálculo do Diferencial de Alíquotas. Sobre esse percentual, assinale a alternativa CORRETA:
( ) 7% (sete por cento).
( ) 5% (cinco por cento).
( X ) 6% (seis por cento).
( ) Não há recolhimento de DIFA.
17-Dentre os diversos tributos que incidem sobre a venda de mercadorias, podemos citar o ICMS. Esse tributo tem como fato gerador a circulação de mercadorias, mas também incide sobre alguns serviços. Como exceção, podemos citar algumas possibilidades nas quais não ocorre a aplicação do ICMS. Com base no ICMS, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- A operação está fora do campo de incidência do ICMS.
II- A operação encontra-se no campo de incidência do ICMS, mas a lei determina a dispensa de pagamento.
III- A operação é tributada parcialmente.
IV- O imposto deixa de ser cobrado por um determinado período ou para uma operação.
V- O pagamento é postergado para a etapa seguinte da cadeia.
( V ) Diferimento.
( I ) Não incidência.
( IV ) Suspensão.
( II ) Isenção.
( III ) Base de cálculo reduzida.
18-Mercadorias são artigos adquiridos pelo comércio para revenda em seus estabelecimentos, seja a varejo, seja em atacado. Pelo regime de competência contábil, as vendas realizadas devem ser contabilizadas por ocasião da entrega ou execução do produto ou serviço, e não somente por ocasião de seu recebimento (regime de caixa). No entanto, muitas vezes, os valores das compras podem sofrer alterações que impactam na avaliação dos estoques e, consequentemente, na valorização dos Ativos da empresa. Considerando as operações que afetam os valores das compras dos produtos para a empresa, analise as sentenças a seguir:
I- Algumas despesas necessárias para a aquisição de mercadorias podem ser agregadas aos seus custos, como é o caso de fretes e seguros sobre compras. CORRETA
II- Quando na compra de mercadorias constatar que o fornecedor, por qualquer motivo, não atendeu às expectativas do pedido, a empresa compradora poderá pedir um abatimento no preço de compra. CORRETA
III- Diferente do abatimento, o desconto incondicional obtido é aquele que a empresa compradora consegue junto ao fisco com relação ao bônus tributário. Dessa forma, na própria nota fiscal já é destacado o desconto. ERRADA
IV- As devoluções de compras podem acontecer por vários motivos, dentre alguns se destacam: problemas nas embalagens ou nos próprios produtos que podem estar inconsistentes com o pedido, data de entrega em atraso, dentre outros. CORRETA
19-O ICMS e o IPI são tributos de caráter não cumulativo, podendo-se tomar o crédito fiscal desses tributos, quando o adquirente enquadrar-se nas situações previstas na legislação. Quando, na compra de uma determinada mercadoria houver a incidência do ICMS e do IPI, e na venda dessa mercadoria ocorrer somente a incidência do ICMS, qual o destino contábil a ser dado ao valor do IPI incidente na compra?
( ) Será lançado como IPI a recuperar, no Ativo Circulante.
( ) Será creditado com IPI a pagar, a partir do momento em que ocorrer a venda dessa mercadoria.
( ) Será compensado com o ICMS sobre vendas.
( X ) Integrará o custo da mercadoria adquirida.
20-Uma empresa de Santa Catarina adquiriu um ativo imobilizado de uma indústria do Estado do Paraná, no valor de R$ 10.000,00, onde houve um destaque de ICMS de R$ 1.200,00. Sabendo que a alíquota interna de Santa Catarina é de 17% de ICMS, esta aquisição:
( ) Não está sujeita ao diferencial de alíquota - DIFA (ICMS).
( ) Está sujeitaao diferencial de alíquota - DIFA de 17% de ICMS.
( ) É opcional, quanto ao recolhimento, ou não, de diferencial de alíquota - DIFA (ICMS), que poderá ser recolhido no final da vida útil do bem.
( X ) Está sujeita ao diferencial de alíquota - DIFA (ICMS) no valor de R$ 500,00.
21-O contador, para poder exercer a profissão, deve seguir as normas estabelecidas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), sob pena de sofrer sanções repreensivas, bem como punitivas, como a cassação do registro profissional. Para auxiliar e regrar essas normas de conduta, aparece o código de ética do profissional contabilista. Sobre o código de ética, analise as sentenças a seguir:
I- O profissional contábil deve exercer sua função com competência, respeitando a legislação e os interesses de seu cliente. CORRETA
II- Antes de emitir qualquer opinião, deve inteirar-se de todos os fatos e circunstâncias. CORRETA
III- Basear-se nas informações somente do cliente, antes de emitir opinião sobre qualquer caso. ERRADA
IV- O profissional contábil deve manifestar-se quando houver impedimento ao exercício da profissão. CORRETA
22-O contador é uma figura bastante representativa dentro de uma sociedade comercial. Todas as informações geradas dentro dessa sociedade, necessariamente passam pela contabilidade e geram as informações necessárias para análises de resultado e de desempenho alcançados dentro de um determinado período. Considerando as informações de responsabilidade do contador que são geradas em uma sociedade comercial, analise as sentenças a seguir:
I- É importante gerar informações em grande quantidade, não se importando com sua efetiva aplicação e representatividade. ERRADA
II- As informações geradas pela contabilidade devem refletir a situação em que se encontra a sociedade no momento de sua análise. CORRETA
III- A função do contador é de gerar informações, não sendo relevante para ele as exigências dos usuários da informação. ERRADA
IV- As informações prestadas pelo contador e pela contabilidade devem possuir valor agregado. CORRETA
23-Os lançamentos contábeis são efetuados nos diversos livros e demonstrações contábeis durante o exercício social em curso. Independente de serem ou não obrigatórios, devem seguir as formas intrínsecas de lançamento. Considerando as formas de lançamentos contábeis adotadas de acordo com seus respectivos livros e demonstrações, analise as seguintes sentenças:
I- O Livro Diário agrupa todos os lançamentos efetuados na conta contábil durante o período. CORRETA
II- O Livro Razão registra detalhadamente cada lançamento contábil efetuado. CORRETA
III- O Balanço Patrimonial demonstra o saldo final das contas contábeis. CORRETA
IV- O Balanço Patrimonial registra o histórico de cada fato contábil. ERRADA
24-Os livros fiscais e contábeis tornam-se obrigatórios ou facultativos, de acordo com o ramo de atividade desenvolvido pela pessoa jurídica, bem como pelo regime de apuração adotado. Independente da obrigatoriedade de sua apresentação, opcionalmente a pessoa jurídica pode adotar a todos. Considerando os livros disponíveis à pessoa jurídica, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Fiscal.
II- Contábil.
( II ) Livro Diário.
( I ) Livro de Apuração do Lucro Real.
( I ) Livro de Apuração do IPI.
( I ) Livro de Apuração do ICMS.
( II ) Livro Razão.
( I ) Livro Registro de Apuração do ISSQN.
25-Os Livros Fiscais e Contábeis tornam-se obrigatórios ou facultativos, de acordo com o ramo de atividade desenvolvido pela Pessoa Jurídica, bem como pelo regime de apuração adotado. Independente da obrigatoriedade de sua apresentação, opcionalmente a Pessoa Jurídica pode adotar a todos. Considerando os Livros disponíveis à Pessoa Jurídica e suas finalidades, analise as opções a seguir:
I- Livro Diário é um livro Contábil. CORRETA
II- Livro de Apuração do Lucro Real é um livro Fiscal. CORRETA
III- Livro de Apuração do IPI é um livro Fiscal. CORRETA
IV- Livro de Apuração do ICMS é um livro Fiscal. CORRETA
V- Livro Razão é um livro Fiscal. ERRADA
VI- Livro Registro de Apuração do ISSQN é um livro Fiscal. CORRETA
26-A contabilidade da entidade é composta por diversas peças contábeis, das quais algumas possuem caráter de obrigatoriedade, enquanto outras podem ser adotadas apenas para fins de controle gerencial. Dentre as peças contábeis utilizadas pela entidade, identificamos o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultado do Exercício, ambas necessárias para a composição da escrituração contábil. Considerando o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultado do Exercício, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Balanço Patrimonial.
II- Demonstração de Resultado do Exercício.
( I ) Demonstra informações de caráter financeiro.
( II ) Registra informações de caráter econômico.
( I ) Registra os investimentos efetuados na entidade.
( II ) Demonstra o custo de produção do período.
( I ) Demonstra a dívida assumida pela entidade.
( II ) Registra as receitas decorrentes da operação comercial.
27-A empresa Distância Indústria de Malhas Ltda. adquiriu, através da NF 600 no valor total de R$ 10.000,00 à vista e em dinheiro, com destaque de ICMS no valor de R$ 1.700,00 e de IPI no valor de R$ 800,00, um lote de matéria-prima. A contabilização desta compra será:
( X ) D - Estoque - Matéria-Prima - R$ 7.500,00
D - ICMS a recuperar - R$ 1.700,00
D - IPI a recuperar - R$ 800,00
C - Caixa - R$ 10.000,00
( ) D - Estoque - Matéria-Prima - R$ 8.300,00
D - ICMS a recuperar - R$ 1.700,00
C - Caixa - R$ 10.000,00
( ) D - Estoque - Matéria-Prima - R$ 10.000,00
C - ICMS a recolher - R$ 1.700,00
C - Fornecedores - R$ 8.300,00
( ) D - Estoque - Matéria-Prima - R$ 10.000,00
C - ICMS a recolher - R$ 1.700,00
D - IPI a recolher - R$ 800,00
C - Caixa - R$ 7.500,00
28-Nas operações interestaduais com mercadorias e prestação de serviços de transporte, salvo exceções previstas na legislação, incide o ICMS. Quando ocorre uma operação interestadual tributada pelo ICMS, ocorre a obrigatoriedade de recolhimento do DIFA ? Diferencial de Alíquotas. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma operação interestadual na qual existe a obrigatoriedade de recolhimento do DIFA:
( ) Venda de mercadoria que será utilizada como matéria-prima pelo adquirente.
( ) Venda de mercadoria para destinatário pessoa física.
( X ) Venda de mercadoria para utilização como material de uso e consumo pelo adquirente.
( ) Venda de mercadoria cuja alíquota de ICMS interna e interestadual são iguais.
29-Determinada empresa (Empresa Normal), que adota o Sistema de Inventário Permanente, teve a seguinte operação: Devolução de venda no valor de R$ 15.000,00 com incidência de 17% de ICMS, sendo que o valor da mercadoria (estoque) representa R$ 5.000,00. Nesse caso, deve ser debitado:
( ) O ICMS sobre Vendas no valor de R$ 2.550,00.
( ) O CMV no valor de R$ 6.000,00.
( X ) O ICMS a recuperar no valor de R$ 2.550,00.
( ) O estoque no valor de R$ 4.150,00.
30-O IPI ? Imposto sobre Produtos Industrializados ? é um imposto exclusivo da indústria e das empresas equiparadas à indústria. É considerada equiparada à indústria a empresa que importa mercadorias para revenda. O IPI é um imposto federal, de responsabilidade da União e regulamentado por esta. Considerando as regras ditadas para o IPI pela legislação federal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) A empresa comercial, da mesma forma que a industrial, tem direito ao crédito do IPI.
( V ) A empresa industrial pode creditar-se do IPI destacado na nota fiscal de compra.
( V ) Quando o IPI não gera crédito, deve ser adicionado ao custo do produto.
( F ) O IPI, assim como o ICMS, é um imposto calculado por dentro da mercadoria.
31-O ICMS Substituição Tributária, imposto incidente em determinadas operações comerciais, aplicado no momento em que ocorre a circulação de mercadorias, é uma sistemática cada vezmais utilizada pelos governos estaduais, e isso se deve por uma série de motivos. Sobre esses motivos, analise as sentenças a seguir:
I- Garante a arrecadação do ICMS. CORRETA
II- Obriga o pagamento do ICMS em duplicidade. ERRADA
III- Obriga a indústria a cobrar o ICMS do governo federal. ERRADA
IV- Antecipa o momento do pagamento do ICMS. CORRETA
32-O ISSQN é o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, também tratado apenas por ISS. Sua aplicação está definida na Constituição Federal e cabe aos municípios a sua aplicação e cobrança. Por ser um imposto de competência dos municípios, cada qual pode legislar sobre esse tributo, de acordo com as diretrizes municipais. Considerando o Imposto Sobre Serviços, analise as sentenças a seguir:
I- As alíquotas de ISSQN variam entre 2% e 5%. CORRETA
II- O ISSQN não incide nas exportações de serviço e nem nas relações de emprego sujeitas à CLT. CORRETA
III- Nas operações em que incide o ISSQN, não pode incidir o ICMS. CORRETA
IV- Os serviços prestados sujeitos ao ISSQN não constituem uma receita. ERRADA
33-Determinada empresa (EMPRESA NORMAL), que adota o Sistema de Inventário Permanente, comprou mercadorias onde a Nota Fiscal era assim composta: R$ 12.000,00 o valor das mercadorias, com 17% de ICMS e 10% de IPI, resultando num total de R$ 13.200,00 o valor total da Nota Fiscal. Sabe-se que a empresa pode se creditar do ICMS, mas não do IPI. Nesse caso, assinale a alternativa CORRETA que demonstra o valor a ser lançado no estoque:
( ) R$ 9.960,00.
( ) R$ 10.956,00.
( X ) R$ 11.160,00.
( ) R$ 12.000,00.
34-Cabe ao adquirente da mercadoria, em uma operação interestadual, analisar, calcular e recolher o Diferencial de Alíquotas do ICMS ao seu Estado. Esse recolhimento poderá ocorrer a cada nota fiscal, ou em uma apuração mensal, dependendo do produto comercializado e de sua legislação estadual. Com base nas análises a seguir, feitas pelo adquirente da mercadoria em uma operação interestadual, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Ao adquirir um bem para seu ativo imobilizado, recolheu o Diferencial de Alíquotas do ICMS.
( V ) A mercadoria será utilizada para revenda; por esse motivo, não incide o Diferencial de Alíquotas do ICMS.
( F ) A alíquota interna para o produto adquirido é 12%, e a alíquota interestadual destacada na nota fiscal também é 12%, por isso deve ser pago o Diferencial de Alíquotas do ICMS. 
( F ) O adquirente deixou de calcular o Diferencial de Alíquotas do ICMS porque a mercadoria será classificada como Despesa de Material de Consumo.
35-A legislação tributária define as normas e as regras a serem seguidas para a correta aplicação dos créditos e débitos tributários em cada operação. E, para cada tributo, há um regramento específico a ser observado. Com relação ao IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados -, analise as sentenças a seguir:
I- É vedado (não poderá ser utilizado) o crédito de IPI na aquisição de mercadorias destinadas ao ativo imobilizado e utilizadas como uso e consumo. CORRETA
II- A compra de mercadorias de empresas optantes pelo Simples Nacional geram créditos de IPI. ERRADA
III- O IPI é um imposto de competência estadual e é exigido principalmente das empresas industriais. ERRADA
IV- A alíquota pode ser diferente para os diversos tipos de produtos e incide sobre o valor do produto. CORRETA
36-A realização da contabilização da PCLD - Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa - é importante para que a empresa possa visualizar a posição real de sua conta de Duplicatas a Receber. Para que a posição da conta de Duplicatas a Receber reflita exatamente o saldo real, é necessário também que a contabilização seja efetuada de forma correta e adequada. Considerando a forma correta de contabilização da PCLD, com relação aos lançamentos contábeis, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) Debita a conta de resultado e credita a conta do passivo.
( V ) Debita a conta de resultado e credita a conta do ativo.
( F ) Debita a conta do ativo e credita a conta do passivo.
( F ) Debita a conta do passivo e credita a conta de resultado.
37-A empresa XYZ efetua transações entre seus clientes e fornecedores, sendo que um de seus clientes pagou a duplicata em atraso com R$ 500,00 de acréscimo. Nesse caso, os R$ 500,00 estarão classificados, de uma certa forma, na contabilidade da empresa XYZ. Sobre essa classificação, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) Juros ativos.
( ) Descontos obtidos.
( ) Descontos concedidos.
( ) Juros passivos.
38-As operações comerciais, assim como as financeiras, podem apresentar a necessidade do cálculo de juros. Esses juros calculados e aplicados sobre a operação podem ser ativos ou passivos, dependendo de sua característica. Tanto para os juros ativos quanto para os juros passivos, existe uma forma específica de contabilização, que faz com que sejam representados na demonstração do resultado do exercício como sendo uma receita ou uma despesa. Considerando a classificação dos juros como receita ou despesa, analise as sentenças a seguir:
I- Juros passivos são considerados despesas enquanto juros ativos são considerados receitas. CORRETA
II- Juros ativos são considerados despesas enquanto juros passivos são considerados receitas. ERRADA
III- Tanto os juros ativos quanto os juros passivos são contabilizados como receita. ERRADA
IV- Tanto os juros ativos quanto os juros passivos são contabilizados como despesa. ERRADA
39-O ICMS Diferencial de Alíquotas ? DIFA ? é cobrado nas operações com mercadorias, quando cliente e fornecedor estão situados em diferentes estados da federação. O valor do DIFA é atribuído ao adquirente da mercadoria. Considerando as regras para aplicação do DIFA e a obrigatoriedade de seu pagamento, analise as sentenças a seguir:
I- Diferencial de Alíquotas do ICMS é a diferença entre a alíquota interna do Estado de destino e a alíquota interestadual. CORRETA
II- O Diferencial de Alíquotas do ICMS, em uma operação normal, não é destacado na nota fiscal, e deve ser calculado e recolhido pelo destinatário. CORRETA
III- O Diferencial de Alíquotas do ICMS é cobrado em operações em que o cliente e o fornecedor encontram-se no mesmo Estado. ERRADA
IV- A venda interestadual não se sujeita ao Diferencial de Alíquotas do ICMS. ERRADA
40-A contabilidade pode ser dividida em diversos ramos distintos. Podemos citar como ramos de atuação dentro da contabilidade a Contabilidade de Custos, a Contabilidade Tributária, a Controladoria, a Contabilidade Comercial, entre outras. Cada um dos ramos de atuação existentes dentro da contabilidade possui uma aplicação específica e bem definida. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o objetivo da Contabilidade Comercial:
( ) Definir o custo de operação nas atividades desempenhadas em escritórios de contabilidade.
( ) Estudar e controlar os bens e direitos das empresas voltadas aos estudos tributários.
(X ) Estudar e controlar o patrimônio das empresas comerciais.
( ) Definir o custo de operação da empresa industrial.
41-A empresa XYZ, optante pelo regime de tributação do Lucro Real, apresentou o seguinte resultado:
= Prejuízo contábil: (R$ 8.500,00)
+ Despesas com PCLD: R$ 6.500,00
+ Reservas de perdas: R$ 3.500,00
= Resultado Fiscal: R$ 1.500,00 - Lucro
Com base no resultado apresentado, como a empresa deverá proceder com relação à tributação desse período?
( ) Haverá tributação sobre os valores das despesas com PCLD - Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa e das reservas de perdas.
( ) Haverá tributação sobre o valor somente das despesas com PCLD - Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa.
( X ) Haverá tributação, pois a empresa apresenta lucro fiscal, indiferente do prejuízo contábil.
( ) Não haverá tributação, pois a empresa apresenta prejuízo contábil indiferente do lucro fiscal.
42-(ENADE, 2015) As características qualitativas fundamentais,previstas na estrutura conceitual para elaboração e apresentação das demonstrações contábeis, são a relevância e a representação fidedigna. No que diz respeito a essas características, avalie as informações a seguir:
I- A informação contábil-financeira é relevante quando capaz de fazer diferença com valor preditivo e/ou confirmatório, nas decisões. CORRETA
II- A informação pode ser capaz de fazer diferença em uma decisão ainda que alguns usuários decidam não levá-la em consideração. CORRETA
III- Para ser representação fidedigna, a realidade retratada deve ser completa e neutra, e estar livre de erro. CORRETA
43-(ENADE, 2015) Uma empresa que utiliza o método de custeio por absorção para a apuração dos custos dos produtos fabricou, em determinado período, 50.000 unidades de um dos produtos de sua linha, com custo total de produção de R$ 1.000.000,00 e custo unitário variável de R$ 8,00. A empresa estima que, para o próximo período, haverá aumento na produção de 20% do referido produto, mantida a estrutura atual de custos, sem necessidade de modificação da capacidade de produção já instalada. Nessa situação, dado o novo volume de produção, o custo unitário de produção, mantido o método do custeio por absorção, será de:
( ) R$ 9,60.
( ) R$ 21,60.
( ) R$ 8,00.
( X ) R$ 18,00.
44-As contas contábeis apresentadas na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) são sintéticas, as quais correspondem ao somatório de outras contas. Nesse contexto, assinale a alternativa que corresponde às contas que formam o grupo "Deduções da Receita Bruta":
( ) Tributos, vendas canceladas e despesas operacionais.
( ) Custos das mercadorias vendidas e abatimentos sobre vendas.
( X ) Tributos, abatimentos sobre vendas e as possíveis vendas canceladas.
( ) Custos das mercadorias vendidas e as possíveis vendas canceladas.
45-A Demonstração de Resultado do Exercício é composta por diversas contas contábeis, cada qual possuindo uma finalidade específica que, ao final, resultará na apuração do Lucro ou Prejuízo do período analisado. Para que a Apuração do Resultado do Exercício ocorra de forma satisfatória, precisamos contabilizar corretamente os eventos, cada qual em seu grupo contábil específico. Considerando a composição da Demonstração de Resultado do Exercício, analise as sentenças a seguir:
I- O valor bruto das vendas é uma Receita Operacional Bruta. CORRETA
II- A operação Receita Operacional Líquida (-) Custos Operacionais é (=) Receita Operacional Líquida. ERRADA
III- A operação Receita Operacional Bruta (-) Deduções da Receita Bruta é (=) Lucro Bruto. ERRADA
IV- A operação Lucro Bruto (-) Despesas Operacionais é (=) Resultado Operacional. CORRETA
46-Um dos trabalhos a ser necessariamente executado pelo contador é o encerramento das contas contábeis de resultado, de modo a obter o Resultado do Exercício e efetuar a posterior contabilização do Lucro ou Prejuízo apurado. Cada conta contábil de resultado fará uma movimentação específica, com uma contrapartida que represente o fato apurado. Considerando o processo de zeramento das contas de resultado, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Resultado do Exercício (DRE).
II- Lucro do Exercício (BP).
III- Prejuízo do Exercício (BP).
( I ) A conta contábil utilizada como contrapartida no zeramento da conta de Receita de Venda.
( I ) A conta contábil utilizada como contrapartida no zeramento da conta Despesas Administrativas.
( II ) A conta contábil utilizada como contrapartida no zeramento da conta Resultado do Exercício, quando o saldo resultar Devedor.
( III ) A conta contábil utilizada como contrapartida no zeramento da conta Resultado do Exercício, quando o saldo resultar Credor.
47-Em uma operação interestadual, sujeita à cobrança do ICMS por Substituição Tributária, o vendedor da mercadoria deverá efetuar o cálculo desse imposto, recolher o ICMS-ST ao governo estadual e cobrá-lo do destinatário. Considerando a cobrança do ICMS normal e do ICMS Substituição Tributária, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a opção de pagamento desses dois impostos:
( ) O ICMS-ST é recolhido para o Estado de origem e o ICMS normal é recolhido para o Estado de destino.
( X ) O ICMS normal é recolhido para o Estado de origem e o ICMS-ST é recolhido para o Estado de destino.
( ) O ICMS-ST e o ICMS normal são recolhidos para o Estado de destino.
( ) O ICMS normal não é pago nessa operação.
48-Diversos tributos incidem sobre a comercialização de mercadorias e serviço. Alguns possuem como fato gerador a produção, enquanto outros a circulação. Contudo, de uma forma geral, todos os tributos incidentes na venda de mercadorias e serviços, são gerados efetivamente pela emissão da nota fiscal. Ainda, para o adquirente das mercadorias e serviços, em determinadas situações, é possível apropriar um crédito fiscal e compensar esses créditos com os débitos gerados, mediante a apuração do imposto. Considerando os tributos incidentes nas operações de comercialização de mercadorias e serviços, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- ICMS Substituição Tributária.
II- ICMS, IPI, PIS e COFINS.
III- IPI.
IV- ISS.
( IV ) Incide na prestação de serviços.
( I ) Pode ser atribuído à indústria como substituto.
( II ) Em situações específicas, gera direito a crédito para a indústria.
( IV ) Jamais gera crédito fiscal ao adquirente.
( III ) O fato gerador é a industrialização.
49-As empresas industriais e comerciais, dependendo de sua estruturação jurídica, possuem direito a créditos de ICMS, bem como geram débito de ICMS em suas operações com compra e venda de mercadorias. O crédito passa a representar um direito, e o débito uma obrigação perante o Estado. Com base nos débitos e créditos de ICMS, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Representa um Direito.
II- Representa uma Obrigação.
( I ) O ICMS na aquisição de mercadorias à vista.
( II ) O ICMS na venda de mercadorias à vista.
( II ) O ICMS na venda de mercadorias a prazo.
( I ) O ICMS na aquisição de mercadorias a prazo.
50-Cada tributo possui uma base de cálculo e uma alíquota específica a ser aplicada, dependendo da operação realizada e do tipo de regime de tributação adotado. Para o PIS e COFINS também há previsão de alíquotas específicas, dependendo da cumulatividade ou não cumulatividade desses tributos. Sobre as alíquotas e suas respectivas contribuições, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- 0,65%.
II- 1,65%.
III- 3,00%.
IV- 7,60%.
( IV ) COFINS não cumulativo.
( II ) PIS não cumulativo. 
( I ) PIS cumulativo.
( III ) COFINS cumulativo.
51-Como regra geral, as operações que envolvem a circulação de mercadorias são tributadas pelo ICMS. Em situações definidas na lei, essas operações podem também sujeitar-se ao ICMS Substituição Tributária. A aquisição de mercadorias sujeitas à tributação pelo ICMS, seja ele ICMS normal ou ICMS Substituição Tributária, geram direito a crédito fiscal para o adquirente. Considerando as hipóteses que dão direito a crédito fiscal do ICMS para o adquirente da mercadoria, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) A aquisição de insumos para a produção, cuja nota fiscal possui destaque do ICMS, gera direito a crédito ao adquirente.
( F ) A aquisição de material de consumo como despesa, cuja nota fiscal possui destaque do ICMS Substituição Tributária, gera direito a crédito ao adquirente.
( V ) A aquisição de bens para o ativo imobilizado, utilizado na operação industrial, cuja nota fiscal possui destaque do ICMS, gera direito a crédito ao adquirente.
( V ) A aquisição de mercadoria para revenda, cuja nota fiscal possui destaque do ICMS, gera direito a crédito ao adquirente.
52-O contador especialista na contabilidade comercial possui a capacidade de atender as organizações de forma que satisfaça as necessidades de informações necessárias para sua perfeita administração e correta tomada dedecisões. De acordo com essa informação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) A quantidade de informações geradas não é necessariamente reflexo de um trabalho bem executado.
( V ) A qualidade das informações reflete a qualidade do trabalho executado pelo profissional.
( V ) É necessário adequar suas metodologias de forma a agregar valor a seu trabalho.
( F ) O contador comercial possui seu foco unicamente voltado para a área comercial, não sendo necessário conhecimento das demais áreas da contabilidade.
53-O contador pode assumir diversas funções dentro de uma sociedade. Da mesma forma ocorre nas sociedades mercantis, onde além de exercer sua função dentro da contabilidade, o contador também pode acumular a função de gestor. Sobre as atribuições listadas e as características que fazem do contador um gestor, analise as sentenças a seguir:
I- Com base nas informações contábeis, o contador é capaz de definir o rumo que a sociedade deve seguir. CORRETA
II- Com base nas informações contábeis, o contador pode sugerir quais mercados devem ser analisados. CORRETA
III- Com base nas informações contábeis, o contador é capaz de identificar os produtos que trazem mais benefícios para a sociedade. CORRETA
IV- Com base nas informações contábeis, o contador é capaz de transferir o valor do prejuízo para lucro do período. ERRADA
54-As contas da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) são sintéticas, são contas somadoras de outras contas. Tendo como base o saldo dos grupos sintéticos da Demonstração do Resultado do Exercício, analise os saldos dos grupos apresentados a seguir:
Receita Operacional Bruta: R$ 20.000,00.
Deduções da Receita Bruta: R$ 7.000,00.
Custos Operacionais: R$ 3.500,00.
Despesas Operacionais: R$ 2.500,00. 
Resultado Financeiro: R$ 450,00.
Agora, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o saldo dos Grupos Receita Operacional Líquida e Lucro Bruto:
( ) Receita Operacional Líquida R$ 13.000,00 e Lucro Bruto R$ 7.000,00.
( ) Receita Operacional Líquida R$ 9.500,00 e Lucro Bruto R$ 6.550,00.
( ) Receita Operacional Líquida R$ 9.500,00 e Lucro Bruto R$ 7.450,00.
( X ) Receita Operacional Líquida R$ 13.000,00 e Lucro Bruto R$ 9.500,00.
55-Em quase todas as operações comerciais que envolvem a compra e a venda de produtos, mercadorias e prestação de serviços incide algum tipo de tributação. Essa tributação será específica para o tipo de operação que se está realizando e causará impactos no resultado obtido pela empresa comercial. Considerando os tributos que incidem sobre as compras e as vendas efetuadas pelas empresas comerciais e os impactos gerados por essa tributação, analise as sentenças a seguir:
I- Considerando a tributação das operações pelo mundo, podemos afirmar que a tributação brasileira é uma das mais elevadas. CORRETA
II- A alta carga de tributos aplicada no Brasil afeta diretamente o consumidor final das mercadorias e serviços. CORRETA
III- Os tributos jamais serão inclusos no valor das mercadorias, sendo cobrados separadamente dos consumidores. ERRADA
IV- Os tributos podem ser divididos em três espécies: taxas, impostos e contribuições. CORRETA
56-As entidades escrituram, para controles internos, diversos livros auxiliares. Além dos livros auxiliares, que são escriturados opcionalmente, a entidade deve manter também livros que são exigidos por lei. Dentre os livros legalmente exigidos, de acordo com o novo Código Civil, é correto afirmar que é obrigatório o:
( ) Livro Inventário.
( X ) Livro Diário.
( ) Livro Razão.
( ) Livro de Apuração do Lucro Real.
57-A Lei das Sociedades por Ações, aplicável também às demais sociedades, estabelece a forma de elaboração da Demonstração de Resultado do Exercício. A DRE obedece à ordenação definida para, ao seu final, demonstrar o valor do resultado para fins de apuração da base de cálculo dos tributos e do lucro líquido. Com base na Demonstração do Resultado do Exercício e as regras estabelecidas na lei das S/A, analise as sentenças a seguir:
I- Lucro Líquido do Exercício.
II- Resultado Operacional
III- Lucro Bruto.
IV- Receita Operacional Líquida.
V- Receita Operacional Bruta.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA para apresentação da Demonstração do Resultado do Exercício conforme a Lei das S/A:
( ) I - II - V - III - IV.
( X ) V - IV - III - II - I.
( ) I - V - III - IV - II.
( ) V - IV - II - III - I.
58-Tanto o Código Civil quanto a Legislação Fiscal dispensam as empresas optantes pelo Simples Nacional e as empresas do Lucro Presumido de manter e apresentar a escrituração contábil. Ainda assim, essas empresas estão obrigadas a manter determinadas escriturações. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta as escriturações que as empresas dispensadas da Escrituração Contábil estão obrigadas pela Legislação Fiscal:
( ) Balanço Patrimonial e Livro Caixa.
( X ) Livro Caixa e Registro de Inventário.
( ) Demonstração do Resultado do Exercício e Balanço Patrimonial.
( ) Registro de Apuração do ICMS e Registro de Apuração do IPI.
59-Nas compras de determinadas mercadorias de outras unidades da federação, é exigido do adquirente, ou do vendedor, a título de substituição tributária, o valor da diferença de alíquotas existente entre os estados. Esse percentual é cobrado a título de ICMS e pago ao Estado de destino da mercadoria. Com relação às sentenças sobre o Diferencial de Alíquota – DIFA, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O percentual de ICMS aplicado na compra é menor que o percentual de ICMS do Estado de destino.
( F ) Em todas as operações de mercadorias e prestação de serviços, tanto nas entradas como nas saídas. 
( F ) Nas aquisições de matéria-prima dentro do Estado.
( V ) Aquisição de mercadoria de outro Estado para utilização como uso e consumo.
60-Dentre os diversos tributos que incidem em uma operação de venda, podemos apontar o PIS – Programa de Integração Social, e a Cofins – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social. Esses dois tributos, por possuírem finalidades diferentes, incidem sobre uma mesma base de cálculo, o faturamento. Considerando os tributos PIS e COFINS, analise as sentenças a seguir:
I- O PIS e a COFINS incidem unicamente sobre a receita de venda de produtos. ERRADA
II- O PIS e a COFINS são tributos excludentes, o que significa que quando incide um, o outro será afastado. ERRADA
III- As alíquotas de PIS e COFINS do Regime Cumulativo são menores que as alíquotas do Regime Não Cumulativo. CORRETA
IV- Apenas o Regime Não Cumulativo possibilita créditos fiscais ao contribuinte. CORRETA
61-Em uma determinada operação comercial, na qual cliente e fornecedor estão estabelecidos na mesma unidade da federação (Estado), foi negociada uma mercadoria cujo valor é de R$ 1.200,00. Sabe-se que essa operação sujeita-se à incidência do ICMS normal à alíquota de 17% e ao ICMS Substituição Tributária, e que a Margem de Valor Agregado – MVA – é de 40%. Nenhum outro tributo incide sobre essa operação. Considerando a fórmula e o cálculo do ICMS Substituição Tributária, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- ICMS ST = Valor da mercadoria (+) MVA (X) Alíquota de ICMS (-) ICMS operação própria.
II- R$ 1.200,00.
III- R$ 1.680,00.
IV- R$ 204,00.
V- R$ 81,60.
( V ) Valor do ICMS Substituição Tributária.
( IV ) Valor do ICMS operação própria.
( III ) Valor da base de cálculo do ICMS Substituição Tributária.
( II ) Valor da mercadoria.
( I ) Fórmula de cálculo do ICMS Substituição Tributária.
62-É natural que as profissões legalmente regulamentadas possuam um código de ética profissional para orientar as atitudes de seus profissionais. Para o profissional de contabilidade, o desempenho de suas funções é regulamentado através do CEPC - Código de Ética do Profissional Contábil. O CEPC dita as normativas que devem ser seguidas pelo profissional contábil. Considerandoas vedações que o CEPC impõe ao contabilista, analise as sentenças a seguir:
I- Antes de emitir sua opinião, tomar conhecimento de todos os fatos envolvidos no caso. CORRETA
II- Exercer a função de contador enquanto seu registro profissional estiver com restrições. ERRADA
III- Observar a legislação de modo a praticar adequadamente o exercício de sua profissão. CORRETA
IV- Orientar seu cliente a realizar operações que estiverem em desacordo com as normas legais. ERRADA
63-A Demonstração do Resultado do Exercício evidencia os valores econômicos da entidade, permitindo, ao final do período, calcular o lucro ou prejuízo e a rentabilidade da empresa, discriminando todos os custos e despesas inerentes à sua operacionalidade. Nesse sentido, de acordo com os grupos sintéticos apresentados na Demonstração do Resultado do Exercício, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Receita Operacional Bruta.
II- Deduções da Receita Bruta.
III- Custos Operacionais.
IV- Despesas Operacionais.
( I ) As vendas de mercadorias e serviços efetuadas no período, independendo a forma de pagamento e o mercado de atuação.
( III ) Os custos dos produtos vendidos, os custos das mercadorias vendidas e os custos dos serviços prestados.
( II ) Os tributos, descontos concedidos e vendas canceladas.
( IV ) As despesas administrativas, comerciais, de vendas, além das outras despesas e outras receitas.
64-A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é dividida por diversas contas sintéticas que, por sua vez, subdividem-se em contas analíticas. Visualizando essa divisão, logo abaixo das despesas operacionais está evidenciado o resultado financeiro. Considerando as divisões e subdivisões da DRE, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Juros Passivos. 
II- Juros Ativos.
III- Descontos Obtidos.
IV- Descontos Concedidos.
( I ) Ocorre quando a empresa paga um valor maior do que o principal devido.
( III ) Ocorre quando a empresa, em relação às suas obrigações, paga essas a menor, em decorrência da quitação antes do prazo de vencimento ou algum acordo com o credor.
( IV ) Ocorre quando a empresa, em relação aos seus direitos, cobra esses a menor, em decorrência da quitação antes do prazo de vencimento ou de algum acordo entre esse e a empresa.
( II ) Ocorre quando a empresa recebe um valor maior do que o principal.
65-A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) procura apresentar de forma resumida a movimentação econômica da empresa em um determinado período. O resultado apresentado nesta demonstração é obtido através do confronto entre:
( X ) Receitas e Despesas.
( ) Receitas e Custos Operacionais.
( ) Receitas e Deduções da Receita Bruta.
( ) Receitas e Despesas Financeiras.
66-Quando tratamos do ICMS Substituição Tributária, tratamos de um imposto devido pela circulação de mercadorias, cobrado em um determinado momento dessa circulação, e de responsabilidade das empresas envolvidas na comercialização. É um imposto de competência dos estados e somente cobrado por eles. Com relação ao ICMS Substituição Tributária, analise as sentenças a seguir:
I- É calculado e recolhido pela indústria. CORRETA
II- Reduz a quantidade de empresas a serem fiscalizadas pelo governo. CORRETA
III- Reduz a sonegação do ICMS. CORRETA
IV- É pago através de guia municipal. ERRADA
67-Em uma operação de comercialização, sujeita à Substituição Tributária do ICMS, identificamos dois personagens com atribuições distintas: o contribuinte Substituto e o Substituído. Para ambos são definidas regras pela legislação estadual. Considerando as atribuições definidas pela legislação estadual ao contribuinte Substituto e Substituído, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) A legislação atribui ao Contribuinte Substituto e Substituído as mesmas regras.
( V ) O Contribuinte Substituído é aquele que promove uma operação de compra de mercadoria sujeita ao ICMS Substituição Tributária.
( F ) O Contribuinte Substituto obrigatoriamente deve ser de outra unidade da federação.
( V ) O Contribuinte Substituto é aquele obrigado pela legislação a recolher o ICMS.
68-As empresas que efetuam vendas a prazo podem constituir mensalmente uma Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa ? PCLD. Os valores apurados a título de PCLD podem ser contabilizados para fins de redução da conta de Duplicatas a Receber e consequente demonstração do real valor a receber. Possivelmente, algum cliente efetua o pagamento de valores já incluídos na PCLD. No caso de o cliente quitar valor incluído na PCLD, o que deve fazer a empresa detentora da duplicata?
I- Deve efetuar a baixa da conta de Duplicatas a Receber e registrar o valor como Despesa Administrativa. ERRADA
II- Efetuar a baixa da duplicata na conta de Duplicatas a Receber. CORRETA
III- Registrar o valor a débito na conta Caixa e a crédito na conta de Prejuízo Líquido do Exercício. ERRADA
IV- Deve efetuar a reversão da PCLD. CORRETA
69-De acordo com sua natureza, as contas contábeis são classificadas no Ativo, Passivo ou no Resultado. As contas de despesas financeiras, por interferirem no resultado do exercício, são evidenciadas na DRE - Demonstração do Resultado do Exercício. Quais são as contas contábeis evidenciadas no grupo de despesas financeiras?
( X ) Juros Passivos e Descontos Concedidos.
( ) Juros Ativos e Descontos Concedidos.
( ) Juros Passivos e Descontos Obtidos.
( ) Juros Ativos e Descontos Obtidos.
70-Adotando-se duas contas para o registro do ICMS incidente nas compras e nas vendas, no final do mês, para regularização, como a empresa poderá proceder?
( ) Transferir os dois saldos para o próximo mês.
( X ) Compensar o saldo, debitando a conta que representa a obrigação e creditando a que representa direito.
( ) Deixar os saldos intactos.
( ) Recolher o saldo da obrigação e manter o saldo do direito no Balanço.
71-A PCLD - Provisão de Créditos para Liquidação Duvidosa - recebe os lançamentos dos valores que a contabilidade comercial registra, após um controle do nível de inadimplência de seus clientes. Um determinado cliente efetua o pagamento de uma duplicata para a empresa XYZ, que já estava na provisão de créditos de liquidação duvidosa. Como será contabilizado este fato para a empresa XYZ?
( ) Debita-se Provisão de Crédito de Liquidação Duvidosa e Credita-se Outras Receitas Operacionais.
( ) Debita-se a conta Clientes e Credita-se a Provisão de Crédito de Liquidação Duvidosa.
( X ) Debita-se Provisão de Crédito de Liquidação Duvidosa e Credita-se a Conta Clientes ou Duplicatas a Receber.
( ) Debita-se Provisão de Crédito de Liquidação Duvidosa e Credita-se Perdas Incobráveis.
72-(ENADE, 2015) O Código de Ética Profissional do Contador, aprovado em 1970, representou o alcance de uma importante meta. Com a consolidação e o amadurecimento da profissão, a atualização de conceitos éticos na área e o diálogo intenso com os diversos segmentos da comunidade contábil, após 26 anos, a Resolução CFC Nº 290/1970 foi revogada pela Resolução CFC Nº 803/1996, que aprova o Código de Ética Profissional do Contador vigente até os dias atuais. Considerando o Código de Ética vigente, analise as afirmações a seguir:
I.- Não é permitido ao profissional da contabilidade oferecer serviços profissionais mediante aviltamento de honorários. CORRETA
II- É permitido ao profissional da contabilidade transferir, parcialmente, a outro profissional, a execução dos serviços a seu cargo, mantendo como sua responsabilidade técnica dos serviços. CORRETA
III- É permitido ao profissional de contabilidade publicar, em seu nome, trabalho científico ou técnico do qual tenha participado. CORRETA
73-(ENADE, 2015) Um dos objetivos da teoria geral dos sistemas é a formulação de princípios válidos para os sistemas em geral, independentemente dos elementos que os compõem e das relações ou forças existentes entre eles. Considerando o exposto, avalie as asserções a seguir:
I-Um sistema é constituído por um complexo de elementos em interação.
PORQUE
II- Na teoria geral dos sistemas, a ênfase é dada à inter-relação e interdependência entre os componentes que formam um sistema, que é visto como uma totalidade integrada, sendo impossível estudar seus elementos isoladamente.
Assinale a alternativa CORRETA:
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
( ) As asserções I e II são proposições falsas.
( ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
( X ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
74-Quando tratamos do ICMS Substituição Tributária, tratamos de um imposto devido pela circulação de mercadorias, cobrado em um determinado momento dessa circulação, e de responsabilidade das empresas envolvidas na comercialização. É um imposto de competência dos estados e somente cobrado por eles. Com relação ao ICMS Substituição Tributária, analise as sentenças a seguir:
I- É calculado e recolhido pela indústria. CORRETA
II- Reduz a quantidade de empresas a serem fiscalizadas pelo governo. CORRETA
III- Reduz a sonegação do ICMS. CORRETA
IV- É pago através de guia municipal. ERRADA
75-O IPI ? Imposto sobre Produtos Industrializados ? é um imposto exclusivo da indústria e das empresas equiparadas à indústria. É considerada equiparada à indústria a empresa que importa mercadorias para revenda. O IPI é um imposto federal, de responsabilidade da União e regulamentado por esta. Considerando as regras ditadas para o IPI pela legislação federal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) A empresa comercial, da mesma forma que a industrial, tem direito ao crédito do IPI.
( V ) A empresa industrial pode creditar-se do IPI destacado na nota fiscal de compra.
( V ) Quando o IPI não gera crédito, deve ser adicionado ao custo do produto.
( F ) O IPI, assim como o ICMS, é um imposto calculado por dentro da mercadoria.
76-As operações efetuadas pelas empresas provocam efeitos patrimoniais e de resultado. O valor de uma duplicata julgada incobrável foi debitado na conta da provisão para créditos de liquidação duvidosa e creditado à conta duplicatas a receber. Com base nestes dados, qual o efeito deste lançamento nas demonstrações contábeis?
( X ) Não interferiu no resultado do exercício, em função do débito e crédito ocorridos nas contas patrimoniais.
( ) Redução do lucro líquido do exercício, em função do débito da conta de resultado.
( ) Redução do ativo circulante.
( ) Redução do lucro líquido do exercício, apesar de serem patrimoniais as contas debitada e creditada.
77-Uma determinada empresa comercial comprou mercadorias por R$ 400,00, com ICMS incluso no valor de R$ 68,00 e vendeu essas mercadorias por R$ 670,00, com ICMS incluso no valor de R$ 113,90. Considerando que no período ocorreram somente essas duas operações, quanto a empresa deverá recolher ao governo do Estado a título de ICMS?
( ) R$ 68,00.
( X ) R$ 45,90.
( ) R$ 76,00.
( ) R$ 113,90.
78-As empresas efetuam um acompanhamento constante do nível da inadimplência de seus clientes, sendo que a contabilidade comercial efetua o registro desta provisão no seu balanço patrimonial. Como será contabilizado este fato?
( ) Debita-se Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa (reversão da PCLD - conta do ativo) e Credita-se Clientes (baixa de contas a receber pelo valor da PCLD).
( X ) Debita-se Despesa com Provisão de Créditos de Liquidação Duvidosa (registro da despesa na DRE) e credita-se Provisão de Créditos de Liquidação Duvidosa (registro da provisão no ativo circulante).
( ) Debita-se Perdas com Incobráveis (conta de despesa na DRE, perda) e Credita-se Clientes (baixa do saldo de contas a receber).
( ) Debita-se Despesa com Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa (registro da despesa na DRE) e Credita-se Clientes (baixa de contas a receber pelo valor da PCLD).
79-A contabilização dos valores de juros e descontos é realizada de acordo com a característica de cada um deles. Podem ser reconhecidos como um ganho ou uma perda no resultado da instituição, dependendo do motivo de sua geração. Considerando a contabilização dos juros e descontos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Os juros passivos são contabilizados a débito na conta de resultado.
( F ) Os descontos obtidos são classificados a crédito no ativo circulante.
( F ) Os descontos concedidos são uma receita financeira contabilizada a crédito.
( F ) O pagamento de juros ativos não interfere no resultado do exercício.
80-(ENADE, 2015) É muito importante que o empreendedor conheça o próprio negócio, para não deixar, nas mãos de terceiros, cuidados essenciais como a boa gestão de custos. O conhecimento do assunto auxilia o proprietário do negócio a ter uma boa gestão financeira: administrar e controlar os custos gerados na produção e comercialização de serviços ou produtos. O preço final de um serviço prestado ou produto vendido depende do quanto é investido para que ele exista. Caso a gestão de custos não seja eficaz, corre-se o risco de a empresa cobrar valores que não condizem com a realidade, o que pode afetar as margens de lucro, o volume de vendas ou o andamento geral do negócio. Considerando essas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Quando o preço de venda de um produto ou serviço é determinado pelo mercado, a empresa só ampliará sua margem de lucro por meio da redução de custos e aumento da produtividade.
PORQUE
II- Praticar preços acima do mercado, quando os produtos ou serviços não agregam valores que os diferenciem de outros produtos similares disponíveis, provocará queda da demanda esperada, uma vez que os consumidores tenderão a comprar dos concorrentes.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.exame.abril.com.br>. Acesso em: 27 jul. 2015.
( ) As asserções I e II são proporções verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
( X ) As asserções I e II são proporções verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
( ) A asserção I é uma proporção falsa, e a II é uma proporção verdadeira.
( ) A asserção I é uma proporção verdadeira, e a II é uma proporção falsa.
81-Estando constituída a pessoa jurídica, esta passa a ter atribuída uma série de obrigações chamadas de acessórias pelo fisco. Como obrigação acessória, podemos identificar a obrigatoriedade de manter livros que registram as suas movimentações. Um dos livros obrigatórios para a sociedade comercial é o Diário. Sobre a funcionalidade do Livro Diário, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) Serve para registrar a história relacionada com a evolução comercial da entidade.
( V ) Serve para registrar todas as movimentações contábeis que ocorrem no dia a dia da empresa.
( V ) Os registros devem respeitar a ordem cronológica e claramente identificar a operação.
( V ) Os registros do Livro Diário não são exigidos fiscalmente de todas as entidades, mas é aconselhável mantê-lo.
82-É natural que as profissões legalmente regulamentadas possuam um código de ética profissional para orientar as atitudes de seus profissionais. Para o profissional de contabilidade, o desempenho de suas funções é regulamentado através do CEPC - Código de Ética do Profissional Contábil. O CEPC dita as normativas que devem ser seguidas pelo profissional contábil. Considerando as vedações que o CEPC impõe ao contabilista, analise as sentenças a seguir:
I- Antes de emitir sua opinião, tomar conhecimento de todos os fatos envolvidos no caso. CORRETA
II- Exercer a função de contador enquanto seu registro profissional estiver com restrições. ERRADA
III- Observar a legislação de modo a praticar adequadamente o exercício de sua profissão. CORRETA
IV- Orientar seu cliente a realizar operações que estiverem emdesacordo com as normas legais. ERRADA
83-A cada operação com mercadorias, devemos analisar os detalhes dessa operação e, constatando a necessidade, calcular e destacar o ICMS na nota fiscal de venda. Da mesma forma, na aquisição de mercadorias, devemos analisar a destinação que será dada à mercadoria adquirida e efetuar o crédito do ICMS, quando aplicável. Considerando que uma empresa comercial efetuou diversas operações de compra e venda, sendo as vendas tributáveis pelo ICMS e as compras com direito à recuperação do crédito de ICMS, analise as sentenças a seguir:
I- Venda de mercadoria; ICMS destacado R$ 150,00; gerou uma obrigação à empresa com o Governo Estadual. CORRETA
II- Venda de mercadoria; ICMS destacado R$ 218,35; gerou um direito à empresa com o Governo Estadual. ERRADA
III- Compra de mercadoria; ICMS destacado R$ 10,00; gerou um direito à empresa com o Governo Estadual. CORRETA
IV- Compra de mercadoria; ICMS destacado R$ 0,00 (zero); não gera direito nem obrigação à empresa. CORRETA
84-(ENADE, 2015) As características qualitativas fundamentais, previstas na estrutura conceitual para elaboração e apresentação das demonstrações contábeis, são a relevância e a representação fidedigna. No que diz respeito a essas características, avalie as informações a seguir:
I- A informação contábil-financeira é relevante quando capaz de fazer diferença com valor preditivo e/ou confirmatório, nas decisões. CORRETA
II- A informação pode ser capaz de fazer diferença em uma decisão ainda que alguns usuários decidam não levá-la em consideração. CORRETA
III- Para ser representação fidedigna, a realidade retratada deve ser completa e neutra, e estar livre de erro. CORRETA
85-Determinado estabelecimento industrial adquiriu matéria-prima para industrialização e produção de seu produto final. A negociação efetuada entre o setor de compras do adquirente e o setor de vendas do fornecedor estabelece o pagamento da duplicata no prazo de 30 (trinta) dias contados da emissão da nota fiscal, mas cogita a possibilidade de pagamento em prazo diferente do negociado, mediante renegociação de valores. Considerando as operações de juros e descontos, analise as sentenças a seguir:
I- O adquirente pode pagar a duplicata antecipadamente e solicitar um desconto ao fornecedor, contabilizando a diferença na conta de Descontos Obtidos. CORRETA
II- O adquirente pode pagar a duplicata em atraso, mediante o pagamento de juros ao fornecedor e contabilizar a diferença na conta de Juros Passivos. CORRETA
III- O adquirente pode pagar a duplicata antecipadamente pelo valor integral e contabilizar a duplicata integralmente na conta de Descontos Obtidos. ERRADA
IV- O adquirente pode deixar de pagar a duplicata ao fornecedor e efetuar a contabilização pelo valor integral da duplicata na conta de Juros Passivos. ERRADA
86-O inventário de estoque de uma empresa pode ser realizado de diversas formas. Uma das formas comumente utilizadas é a de Inventário Permanente. O Inventário Permanente dos estoques possui características e atribuições peculiares à sua aplicação. Considerando o sistema de Inventário Permanente, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) O sistema de Inventário Permanente possibilita o abandono de qualquer controle de estoques existente.
( F ) O Inventário Permanente, mesclado ao Inventário Anual, gera o chamado Inventário Periódico.
( F ) É necessário que a Pessoa Jurídica seja optante pelo Lucro Real para optar pelo sistema de Inventário Permanente.
( V ) No sistema de Inventário Permanente, os estoques são atualizados a cada movimentação que o modifique.
87-A Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa (PCLD) segue o regulamento do Imposto de Renda para registrar a perda obtida pela empresa na baixa de contas incobráveis. Com relação às deduções permitidas pelo Imposto de Renda, somente podem ser utilizadas as baixas de alguns créditos. Analise as sentenças a seguir:
I- Quando há garantia (venda com reserva de domínio, penhor de bens) vencidos há mais de dois anos e com procedimentos judiciais iniciados para recebimento. CORRETA
II- Quando houver declaração de falência ou concordata da pessoa jurídica, relativamente à parcela que exceder o valor que tenha se comprometido a pagar. CORRETA
III- Sem garantia de valor até R$ 5.000,00, quando vencidos há mais de seis meses; acima de R$ 5.000,00 até R$ 30.000,00 quando vencidos há mais de um ano; e superior a R$ 30.000,00 quando vencidos há mais de um ano. CORRETA
IV- Quando houver declaração de solvência do devedor, através de sentença emanada do Poder Judiciário. ERRADA
88-Uma empresa que controla seus estoques utilizando o sistema de Inventário Permanente e aplica a média ponderada para valorizar os estoques, efetua diversas movimentações comerciais em determinado período. Conhecendo as regras do sistema de Inventário Permanente, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) A compra de mercadorias para o estoque gerou uma movimentação que alterou para maior o saldo do inventário.
( F ) A venda de mercadorias do estoque, sem industrialização, não alterou o saldo do inventário.
( F ) O recebimento de uma devolução de produtos de um cliente alterou o saldo do inventário para menor.
( V ) A compra de mercadoria para o estoque com devolução parcial dessa mercadoria alterou o saldo do inventário para maior, se considerada a quantidade existente antes da compra.
89-A Contabilidade Comercial é o ramo da contabilidade que registra os acontecimentos que afetam o seu patrimônio líquido. Todos os movimentos relacionados à atividade comercial, sejam eles de ordem tributária, ou na movimentação dos estoques, registram-se pelos lançamentos contábeis. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta movimentos que contribuem para a diminuição do patrimônio líquido: 
( ) Compra de um ativo a prazo. 
( ) Recebimento de duplicatas, com cobrança de juros. 
( ) Pagamento de uma obrigação à vista. 
( X ) Recebimento de contas a receber, com desconto concedido.
90-As operações de compra e venda de mercadorias realizadas por uma empresa geram direitos e obrigações. Nas vendas, geram direitos com os clientes, e nas compras geram obrigações para com os fornecedores. No momento em que uma obrigação com fornecedores deixar de ser cumprida no prazo estabelecido, que relação a empresa estabelece nessa situação com os juros passivos? 
( ) Como obrigação, a empresa recebe um valor menor do que o original. 
( ) Como direito, possibilita a empresa efetuar o pagamento de um valor menor do que o valor original. 
( X ) Como obrigação, a empresa necessita efetuar o pagamento de um valor maior do que o valor original. 
( ) Como direito, a empresa recebe um valor maior do que o original.
91-Diversas empresas trabalham com a utilização de tabelas de juros ou descontos para incentivar seus clientes ao pagamento antecipado, ou mesmo para a liquidação de títulos dentro do prazo. Com relação à contabilização destes juros ou descontos, analise as sentenças a seguir: 
I- Primeiramente, é necessário realizar o reconhecimento dos juros ou descontos, para então efetuar o lançamento de baixa e registrar a entrada ou saída de caixa/bancos. ERRADA
II- Registrar os juros ou descontos, num segundo momento efetuar a entrada ou saída de caixa/bancos e, depois, a baixa da obrigação ou direito. ERRADA
III- Efetuar o registro da entrada ou saída de caixa/bancos, em seguida é necessário dar baixa da obrigação ou direito e, finalmente, reconhecer os juros ou descontos pela diferença na entrada/saída. CORRETA
IV - Efetuar a baixa da obrigação ou direito, realizar o reconhecimento dos juros ou descontos e, finalmente, efetuar o registro na entrada de caixa/bancos. ERRADA
92-(ENADE, 2015) As áreas do conhecimento embasam-se em pressupostos e métodos científicos de diversas escolas de pensamento. Especificamente na área da contabilidade, as escolas de pensamento norte-americanae italiana são as principais correntes em que se fundamenta a contabilidade brasileira. Acerca dessas escolas, assinale a alternativa CORRETA: 
( X ) A norte-americana considera a contabilidade uma fornecedora de informações econômicas relevantes para os diversos usuários, enquanto a escola italiana defende que a contabilidade deve estudar apenas os eventos que afetam o patrimônio das entidades. 
( ) A norte-americana adota a visão estabelecida pelo neopatrimonialismo, enquanto a escola italiana assume como principal foco a geração das informações contábeis para seus diversos usuários. 
( ) A italiana prioriza as necessidades dos usuários das informações contábeis, enquanto a escola norte-americana demonstra excessiva preocupação em caracterizar a contabilidade como ciência. 
( ) A italiana enfatiza a abordagem informacional, enquanto a escola norteamericana confere grande importância à sistematização do plano de contas.
93-(ENADE, 2015) Em janeiro de 2015, uma empresa solicitou empréstimo a determinada instituição financeira para pagamento em dez meses. Foi registrado na contabilidade o valor recebido em conta do Ativo e o valor do empréstimo em conta do Passivo. Os encargos financeiros incidentes sobre o empréstimo foram debitados em uma conta redutora do Passivo, denominada "Encargos Financeiros a Transcorrer", tendo sido essa conta posteriormente apropriada para despesas financeiras, no resultado à medida do tempo transcorrido. Nessa situação, esse registro contábil dos encargos financeiros tem por base o princípio da: 
( ) Prudência. 
( ) Continuidade. 
( X ) Competência. 
( ) Entidade.
94-As empresas efetuam transações entre seus clientes e fornecedores, sendo que uma determinada empresa pagou uma duplicata ao fornecedor depois do vencimento. O fornecedor cobrou da empresa cliente o valor de R$ 500,00 de acréscimo. Nesse caso, os R$ 500,00 estarão classificados, de uma certa forma, na contabilidade da empresa cliente. Sobre essa classificação, assinale a alternativa CORRETA: 
( X ) Juros passivos. 
( ) Descontos obtidos. 
( ) Juros ativos. 
( ) Descontos concedidos
95-Em uma operação interestadual de mercadorias sujeitas à tributação pelo ICMS e ao recolhimento do DIFA – Diferencial de Alíquotas, cuja nota fiscal esteja tributada com a alíquota de ICMS de 12% e cujo Estado destinatário utilize para essa mesma mercadoria a alíquota interna de ICMS de 18%, há um percentual a ser aplicado para cálculo do Diferencial de Alíquotas. Sobre esse percentual, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) 6% (seis por cento).
( ) 5% (cinco por cento).
( ) 7% (sete por cento).
( ) Não há recolhimento de DIFA.
96-No quadro a seguir estão demonstradas operações com mercadorias de determinada empresa.
Após o inventário físico, realizado em 30/4/2015, verificou-se não ter havido quebra ou perda na movimentação e observou-se que o saldo final correspondia a 20% do saldo de compras e que o preço unitário de venda do produto havia sido de R$ 2,00. A empresa utilizou, para a avaliação de estoque, o critério denominado Custo Médio. Nessa situação, o saldo da conta Estoque e o Custo da Mercadoria Vendida (CMV), em 30/4/2015, são, respectivamente, de:
( ) R$ 50,40 e R$ 162,00.
( X ) R$ 50,40 e R$ 201,60.
( ) R$ 90,00 e R$ 50,40.
( ) R$162,00 e R$ 90,00.
97-Vamos analisar os fatos e a contabilização apresentados a seguir: 
Em 31/12/2015, o cliente ABC possui o valor de R$ 25.000,00 de duplicatas em atraso. 
Em 30/06/2016, o cliente ABC efetua o pagamento integral do valor de R$ 25.000,00 quitando sua dívida. 
Como as duplicatas estavam em atraso, a empresa havia provisionado o valor de R$ 5.000,00 como PCLD até a data de 30/06/2016. 
Para fazer a baixa da duplicata na contabilidade, foram efetuados os seguintes lançamentos contábeis: 
 
D - Caixa 25.000,00 
C - Clientes 25.000,00 
 
D - PCLD 5.000,00 
C - Outras Receitas 5.000,00 
 
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( F ) As contas utilizadas para o lançamento a crédito estão invertidas. 
( F ) O valor lançado na conta PCLD está R$ 1.000,00 acima do esperado. 
( V ) Os lançamentos estão perfeitamente corretos. 
( V ) Os lançamentos demonstram uma reversão de PCLD.
98-(ENADE, 2015) No Brasil, as normas internacionais de contabilidade tiveram como marco regulatório as publicações da Lei nº 11.638/2007 e da Lei nº 11.941/2009, que determinaram a adoção inicial aos padrões internacionais de contabilidade nas empresas brasileiras.
Nesse sentido, a legislação societária determina que, no Balanço Patrimonial, os ativos e os passivos decorrentes de operações de longo prazo devem ser ajustados ao valor presente, e, os demais, ajustados quando houver:
( X ) Efeito relevante.
( ) Provisões de perdas.
( ) Reversão de reservas.
( ) Ajuste de avaliação patrimonial.

Continue navegando