Buscar

prova discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Há uma estreita relação entre a alfabetização e o letramento, estes são considerados aliados nas conquistas de espaços sociais, pois a  escrita tem múltiplas funções. Disserte sobre o processo de alfabetização e letramento no ambiente educativo, mencionando a diferença entre alfabetizar e letrar.
	Resposta Esperada:
A escola é considerada a mais importante agência de letramento, pois é nela que se tem acesso ao ensino formal da escrita. A alfabetização refere-se a decifrar códigos e a alfabetização em compreender e saber empregar. Alfabetizar é diferente de letrar, mas é parte integrante do processo. A escola é mediadora entre a alfabetização e o letramento. Na escola aprendemos sobre o processo de escrita que, posteriormente, será usado no meio social de acordo com nossas necessidades.
	2.
	Quem escreve, escreve pensando em algo ou alguém. Para isso, precisa sentir a importância e a relevância desta ação; precisa encontrar motivos que o levem a escrever, através de aspectos que valorizem sua ação, reflexão e construção. Pensando nisso, descreva os cinco fatores relacionados à escrita: motivação, planejamento, linearização, codificação e monitoria.
	Resposta Esperada:
O acadêmico deverá citar: a motivação, como a primeira intenção para escrever; o planejamento, como escolha e esquema do tipo de texto a ser escrito; a linearização, como compromisso de levar o leitor em consideração para que entenda o que foi escrito; a codificação, levando em consideração as variedades sociolinguísticas dos alunos; e a monitoria, para que se revise constantemente o que se escreve.

Outros materiais

Outros materiais