Buscar

Contribuições da Cultura Africana na Cultura Brasileira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Juliane Alves Figueira (1862266)
	
	Disciplina:
	Sociedade e Meio Ambiente (GAM08)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:460265) ( peso.:1,50)
	Prova:
	12659088
	Nota da Prova:
	8,50
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Fora da África, o Brasil tem a maior população de origem africana, tendo sua cultura influenciado enormemente, principalmente no Nordeste brasileiro. Devido à quantidade de escravos recebidos e também pela migração interna destes, os estados de Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul foram os mais influenciados. As manifestações, os rituais e os costumes africanos eram proibidos, eram vistos como retrato de uma cultura atrasada, pois não faziam parte do universo cultural europeu e não representavam sua prosperidade no início do século XIX. Contudo, a partir do século XX, começaram a ser aceitos e celebrados como expressões artísticas genuinamente nacionais e hoje fazem parte do calendário nacional, com muitas influências no dia a dia de todos os brasileiros. Diante do enunciado, escreva uma redação com o tema: AS CONTRIBUIÇÕES DA CULTURA AFRICANA PARA A CULTURA BRASILEIRA QUE ESTÃO PRESENTES NO NOSSO COTIDIANO.
	Resposta Esperada:
A música: principal influência africana no Brasil é o samba, gerando vários subgêneros e ditando o ritmo da maior festa popular brasileira, o Carnaval. Os tambores da África trouxeram também outros cantos e danças, não só o samba, pois há também o maracatu, a congada, a cavalhada e o moçambique. 
A capoeira: desenvolvida inicialmente para ser uma defesa, foi se adaptando às cantorias africanas e ficaram mais parecidas com uma dança, permitindo assim que treinassem nos engenhos sem levantar suspeitas dos capatazes, foi proibido e depois liberado, sendo considerado o único esporte verdadeiramente nacional. 
Na religião, a África é o continente com mais religiões diferentes de todo o mundo. No Brasil, o Candomblé, a mais tradicional e africana dessas religiões, se originou no Nordeste. A Umbanda também se popularizou entre os brasileiros.
Na culinária, temos as contribuições africanas, como o vatapá, o acarajé, o caruru, o mungunzá, o sarapatel, a baba de moça, a cocada, a bala de coco, a feijoada.
Parte inferior do formulário

Continue navegando