Buscar

A influencia da cultura africana na formação do povo brasileiro

Prévia do material em texto

O Brasil é um país abundante em relação a diversidade cultural e miscigenação, e até hoje podemos notar o legado que os povos afro-brasileiros nos deixaram como herança.
Os africanos contribuíram para a cultura brasileira em uma enormidade de aspectos: dança, música, religião, culinária e idioma. Essa influência se faz notar em grande parte do país; em certos estados como Bahia, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul a cultura afro-brasileira é particularmente destacada em virtude da migração dos escravos.
A língua portuguesa falada hoje no Brasil é derivada do extinto latim e também tem influências africanas:
Palavras de origem africana que usamos atualmente, posso citar: 
· Animais: acará, calango, camundongo, etc;
· Frutos: chuchu, dendê, guandu, jiló, etc;
· Termos: cachaça, caçula, carimbo, etc;
· Nomes geográficos: Caculé, mangue, etc.
Em relação as crenças, as inúmeras religiões afro-brasileiras são influenciadas por religiões africanas.	
As religiões como candomblé, umbanda, catimbó e a quimbanda são presentes no Brasil nos dias atuais e são oriundas dos africanos.
No que tange a música, uma influência significante é em relação ao samba, estilo musical e de dança que promove um dos maiores eventos brasileiros que é o carnaval.
Há também a capoeira, que começou como um tipo de imitação de golpes de luta e foi instrumento de defesa entre os escravos que procuravam se defender das violências dos capitães do mato e dos feitores, e como disfarce, foi acrescida músicas para se passar como dança. Foi originada entre os escravos e chegou até a ser uma prática proibida até 1930. Acredita-se que, culminada a música e a dança, era uma forma de eliminar o estresse e relaxar diante do quadro de trabalhadores escravizados e também para manter esta tradição africana. Hoje, é considerada um esporte, sendo muito praticado no nosso país.
A influência da cultura africana é estampada nas cores, formas e estilo da moda atual afro-brasileira. Isso pode ser observado na utilização de tecidos coloridos, tecidos africanos, ou mesmo agregando nessa moda, artefatos regionais, como a renda e o bordado. 
A influência da cultura africana é também evidente na culinária regional, especialmente na Bahia, onde foi introduzido o dendezeiro, uma palmeira africana da qual se extrai o azeite-de-dendê. Este azeite é utilizado em vários pratos de influência africana como o vatapá, o caruru e o acarajé.

Continue navegando