Buscar

QUESTÕES AVALIATIVAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÕES AVALIATIVAS
1. No que se refere ao contrato de locação, pode o locatário empregar a coisa em uso diverso do ajustado? Quais as consequências?
	R. Não, Se o locatário empregar a coisa em uso diverso do ajustado, ou do a que se destina, ou se ela se danificar por abuso do locatário, poderá o locador, além de rescindir o contrato, exigir perdas e danos (Artigo 570 do CCB).
2. Se a coisa for alienada durante a locação, o adquirente ficará obrigado a respeitar o contrato de locação? Explique.
	R. Não, conforme preceitua o art. 576, “Se a coisa for alienada durante a locação, o adquirente não ficará obrigado a respeitar o contrato, se nele não for consignada a cláusula da sua vigência no caso de alienação, e não constar de registro”.
3. O locatário tem direito de retenção nas coisas de realização de benfeitorias? Explique. 
	R. Sim, segundo o art. 35 da Lei 8.245/91. “Salvo expressa disposição contratual em contrário, as benfeitorias necessárias introduzidas pelo locatário, ainda que não autorizadas pelo locador, bem como as úteis, desde que autorizadas, serão indenizáveis e permitem o exercício do direito de retenção..
4. Diferencie contratos de comodatos de contratos mútuos.
	R. A diferença é que enquanto no caso mútuo o bem recebido é consumível, e a pessoa deve restituir na mesma quantidade e qualidade; no comodato a pessoa deve devolver a mesma coisa que foi emprestada. Conforme preceitua os arts. 579 e 586 do CC.
5. É possível contrato de comodato vitalício? Explque.
	R. Se as partes estipularem termo de comodato até a morte dos comodatários, o comodante não pode reaver a posse do bem dado comodato antes de escoado o prazo convencional. Conforme preceitua o art. 581 do CC.
6. Quem será o responsável pelas despesas realizadas durante o uso e o gozo da coisa emprestada? Fundamente.
	R. O Comodatário, pois o mesmo não poderá jamais recobrar do Comodante as despesas feitas com o uso e gozo da coisa emprestada. Art. 584 do CC.
7. Diferencie contratos de prestação de serviços de contratos de empreitada.
	R. No contrato de empreitada a obrigação proveniente do negócio jurídico é de resultado, ao contrário do que ocorre no contrato de prestação de serviço, em que a obrigação do prestador é de meio partes (o empreiteiro), mediante remuneração a ser paga pelo outro contraente (o dono da obra), obriga-se a realizar determinada obra, pessoalmente ou por meio de terceiros
8. Todo tipo de prestação de serviços será regulado pelo código civil? Explique.
	R. segundo o art. 594 do CC - Toda a espécie de serviço ou trabalho lícito, material ou imaterial, pode ser contratada mediante retribuição". 
Para PABLO STOLZE:"O contrato de prestação de serviços é o negócio jurídico por meio do qual uma das partes, chamada prestador, se obriga a realizar uma atividade em benefício de outra, denominada tomador, mediante remuneração".
9. O contrato de empreitada se extingue pela morte de uma das partes? Explique.
	R. Caso o contrato tenha sido celebrado intuitu personae (personalíssimos), sim, o contrato pela morte do empreiteiro será extinguido.
10. O que é o chamado contrato de depósito necessário?
	R. O depósito necessário (Artigo 647 do CCB) é aquele feito no desempenho de obrigação legal ou por ocasião de alguma calamidade, não se presumindo como gratuito (Artigo 651 do CCB). Equipara-se ao depósito necessário o das bagagens dos viajantes ou hóspedes nas hospedarias onde estiverem (Artigo 649 do CCB), respondendo os hospedeiros pelos furtos e roubos que perpetrarem as pessoas empregadas ou admitidas nos seus estabelecimentos (Artigo 649, § único), salvo se provado que os fatos prejudiciais aos viajantes ou hóspedes não podiam ter sido evitados (Artigo 650 do CCB).

Outros materiais