Buscar

resumos tecido conjuntivo propriamente dito

Prévia do material em texto

Resumos – Felipe Heiden- ATM23-Módulo 130
Tecido Conjuntivo Propriamente Dito
União e continuidade estrutural entre outros tipos celulares
O TCPD é subdivido em:
FROUXO(AREOLAR)
DENSO(subdividido devido a organização das fibras colágenas)
 NÃO-MODELADO MODELADO
O TCPD FROUXO:
 É muito celularizado com fibras colágenas delgadas e relativamente esparsas. A substancia fundamental ocupa a maior parte do espaço e desempenha importante papel na difusão de oxigênio e de nutrientes a partir dos pequenos vasos que seguem o seu percurso através desse tecido conjuntivo, bem como na difusão de dióxido de carbono e restos metabólicos de volta aos vasos.
Esse tecido encontra-se em baixo do epitélio que cobrem as superfícies corporais e internas. Está associado também aos epitélios glandulares. Por ser um tecido onde transita muitas coisas dos vasos sanguíneos e tem afinidade com o epitélio, o tecido conjuntivo frouxo constitui o local das reações inflamatórias e imunes.
Esse tecido participa da constituição da lâmina basal.
Possui fibroblastos ativos e grandes agregados de células
São bastante enervados.
TCPD DENSO MODELADO
# O tecido conjuntivo denso modelado caracteriza-se por arranjos ordenados e densamente compactados de fibras e células.Os tendões ligam musculo ao osso, possuem fibroblastos chamados de tendinócitos.
Constitui o principal componente funcional dos tendões, dos ligamentos e das aponeuroses.
As fibras estão dispostas em séries paralelas e são densamente organizadas para proporcionar a força máxima ao tecido.consistem em fibras colágenas e fibroblastos dispostos paralelamente, contudo ligam osso a osso.
As aponeuroses assemelham-se aos tendões, porém as fibras estão dispostas em múltiplas camadas.
TCDP DENSO-NÃO MODELADO:
#Tecido conjuntivo denso não modelado caracteriza-se por fibras abundantes e poucas células.
Contém principalmente fibras colágenas
Forma a derme profunda
As células são esparsas e predominantemente representadas por fibroblastos
O tecido conjuntivo denso não modelado proporciona uma resistência significativa.
Órgãos ocos (p. ex., o sistema digestório) contêm uma camada distinta de tecido conjuntivo denso não modelado, denominada submucosa, na qual os feixes de fibras seguem seu trajeto em vários planos. Esse arranjo faz com que o órgão seja capaz de resistir ao estiramento e a distensões fortes.
# Existem três tipos principais de fibras do tecido conjuntivo: fibras colágenas, fibras reticulares e fibras elásticas:
A formação das fibras colágenas envolve eventos que ocorrem tanto dentro dos fibroblastos (produção de moléculas de pró-colágeno) quanto fora dos fibroblastos na MEC (polimerização de moléculas de colágeno em fibrila, cuja montagem resulta em fibras colágenas maiores)
Fibras Colágenas : constituem os componentes estruturais mais abundantes do tecido conjuntivo. São flexíveis, apresentam força tênsil alta 
Fibras Reticulares : são compostas de colágeno do tipo III e proporcionam uma estrutura de suporte para as células em vários tecidos e órgãos (são abundantes nos tecidos linfáticos)
Fibras Elásticas : As fibras elásticas são produzidas por fibroblastos e por células musculares lisas; possibilitam que os tecidos respondam ao estiramento e à distensão.
@@ são compostas de um núcleo central de elastina associado a uma rede de microfibrilas de fibrilina, que são formadas pelas proteínas fibrilina e emilina.

Continue navegando