Buscar

EXERCICIOS ENGENHARIA DE SOFTWARE I - UNIP

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EXERCICIOS ENGENHARIA DE SOFTWARE
01 – Define a ordem das atividades envolvidas em um projeto de software e uma estratégia para desenvolvimento. Estamos citando...
R: Ciclos de vida do software 
02 – O que é um Ciclo de Vida de SW?
Resposta:
Conjunto de etapas que envolve metodos, ferramentas e procedimentos.
03 – Qual é o tipo de ciclo de vida que o enfoque é projeto modelo sendo a documentação seu ponto chave? 
R: Cascata 
04 – Além da documentação, no Cascata como são desenvolvidas as tarefas?
Resposta: em sequencia, 
Consiste na execução das atividades de desenvolvimento de software em uma sequencia ordenada, sequencial, só passa para a próxima etapa após finalizar a anterior. É feito a coleta de dados, análise de requisitos, projeto, codificação, testes e manutenção.
05 – No Ciclo de Vida Clássico temos as atividades: Engenharia de Sistemas, Análise de Requisitos, Projeto, Codificação, Testes e Manutenção. Explique-as:
Resposta:
Engenharia de Sistemas – Coleta de informaçoes junto ao usuario para entender a maneira como ele trabalha, e entender os problemas do dia a dia dele para transformar em dados.Saber o que precisa fazer e como fazer.
Análise de Requisitos – Procedimento que vem depois da coleta de requisitos, Refinamento do levantamento de dados com o propósito de apresentar um detalhamento técnico frente as informações fornecidas pelo cliente, classificada em tres grandes categorias: 
Requisitos Funcionais: ligados as operações do software, referentes as operações do SW, que podem ser de entrada de dados(digitação, biometria, QRCode, voz, leitura de codigo de barras, etc), Processamento: transforma o dado, organiza, classifica, calcula, agrupa, . Saida: de informação disponibilizada em tela, no monitor, em relatório, som , sms, digital etc. O usuario pode imprimir, manusear, por isso é funcional. O cliente nos pede, nos conta e se não pede, perguntamos como ele faz, colhemos no processo de levantamento.
Requisitos Nao Funcionais – Abordam a qualidade do software, são características que usuario comum não sabe pedir: Performance, desempenho, segurança, portabilidade, caracteristicas tecnicas, internas, de qualidade. 
Ex: Usabilidade, Portabilidade, Eficiência, Confiabilidade, Funcionalidade,manutenibilidade, etc
Requisitos de Negócios – Trazem inteligência para o negócio, são as inteligências, as leis, regras, combinados, cálculos, condições, que a empresa tem dentro dela e eu consigo bolar e colocar dentro do software.
Projeto – Representação gráfica(diagrama, fluxograma), numa escala reduzida
Codificação – Programação, união da lógica com a linguagem de programação para desenvolver os requisitos funcionais, não funcionais e as regras de negócios
Testes – Importantes por 2 situações: Eliminar os erros e bater se tudo foi feito de acordo com os requisitos coletados e analisados, tem que ser entregue como previsto.
Manutenção – Correção de bugs, cuida da melhoria contínua do produto e de novas versões. É cara e demorada.
06 – Quais são as desvantagens apresentadas pelo Cascata ?
Resposta:
Só é entregue no final, Cliente paga sem ver, Pode demorar meses ou anos
Não prevê a manutenção; Se ocorrer um atraso todo o processo é afetado; Faz aparecer o software muito tarde; Ociosidade da equipe;
Características do Cascata;
Resposta: É o mais antigo, baseado em documentação sequencial, o mais usado, funciona.
07 – No desenvolvimento de um software, quando usamos o tipo de Ciclo de Vida Prototipação ?
Resposta: 
Quando o usuario não sabe explicitar muito bem o que quer, ou seja, o requisito está vago, requisito é complexo demais, a rotina não pode apresentar erros críticos.
Obs: o protótipo é caro portanto não fazemos do SW inteiro, apenas de rotinas que se enquadram nessas situaçoes.
08 – Na prototipação evolutiva(roda roda jequiti), o que significa a etapa Obtenção dos Requisitos ?
Resposta: 
Levantar dados, entender o objetivo, o problema.
09 – Podem existir problemas na utilização da prototipação evolutiva. Descreva uma:
Resposta: 
Quando chega no final da prototipação cliente pensa que é o produto final, não entende que não é real e não aceita que se trata apenas de um modelo e insiste em utilizar como produto final.
Obs: Para não gerar esse conflito, pergunta ao cliente no inicio se ele já participou de alguma reunião para levantamento de protótipo, se não participou, então explica como funciona.
10 – O que propõe a Prototipação Incremental ?
Resposta: O software é entregue por estagios e os requisitos mais importantes são desenvolvidos primeiro e os demais são acrescidos às outras versões e ao final de cada estágio um aversão operável é entregue e incrementada aos demais estágios.
Une 2 ciclos de vida, a prototipação e a incremental, entrega por partes e o protótipo, as 3 primeiras fases é o cascata(documentação, sequencial) e depois tenho estagios: O primeiro é bem grandão, prototipo inicial onde há o rascunho papel, lapis e caneta, construção, codificação, testes e entrega num único .exe.
A grande característica, eu tenho um SW gigantesco e dentro vários prototipos a fazer e ai sento com o cliente e ele prioriza em blocos o que sera entregue primeiro, entrega por blocos e vou juntando e no final junta num único executavel.
11 – Quais são as vantagens da Prototipação Incremental? 
Resposta: 
Tem documentação, desenho do protótipo, tras o cliente e ele tem mais visão do processo porque ele vê o projeto.
É entregue por estágio priorizando os mais importantes primeiro.
O cliente usa e resolve seus problemas mais rapidamente
12 - Qual é a premissa da Prototipação Rápida Descartável ?
Resposta: 
Reutiliza partes do protótipo, trechos do Software e é feito mais rapidamente, agiliza o processo de codificação(os codigos já foram testados e retestados). 
Obs: So funciona com a programação orientada a objetos.
EXERCICIOS 2 – ENGENHARIA DE SOFTWARE
13 – Quais foram as características que o ciclo de vida em Espiral herdou do Cascata e Prototipação? E qual outra que foi introduzida ?
Resposta:
Do Cascata: documentação(coleta de requisitos), sequencia lógica
Prototipação – prototipo inicial, construção do protótipo.
14 – Elenque quais são as atividades do Ciclo de Vida em Espiral e explique – os.
Resposta:
Obter requisitos – levantar dados, entender a necessidade do cliente
Projeto rapido – algo improvisado para ter insigts de como vai ficar a tela.
Construção do prototipo – Já entra num ambiente de programação, pode ser ate só pra desenhar a tela, o front. Colocar cor, desenhar layout. 
Avaliação do Prototipo – o Cliente avalia e dá feedback, onde pode ser solicitado os ajustes, e submetido a ele novamente ate alinhar. Refinamento, conserto, ajuste. Se foi aprovado, rasga o prototipo e descarta.
15 – Compare o Ciclo de Vida Cascata e Espiral. Qual é o melhor para o desenvolvimento de software ?
Resposta: 
Espiral vantagens – tem planejamento que dá uma visão de gestão, tras uma visao de cronograma, de equipe, de orçamento, de datas de entrega, de analise de riscos que nenhum outro tem. 
Desvantagem: É novo e não tem comprovação científica nenhum SW feito por ele. 
Carcterística é o mais novo.
16 - Qual é o melhor para o desenvolvimento de software ?
Resposta: 
Não se tem um melhor ciclo de vida, depende do problema no qual se está inserido.
17 – Qual é a principal característica do Ciclo de Vida Incremental ?
Resposta: 
Entrega por partes.
EXERCÍCIO – ENGENHARIA DE SOFTWARE
18 – Qual a importância da Engenharia de Requisitos para a qualidade do software?
Resposta: Na Engenharia de requisitos são fornecidas diversas técnicas, ferramentas e métodos que auxiliarão e darão suporte adequado às tarefas de produção e gerência de requisitos. levanta todos os requisitos funcionais, não funcionais e regras de negócio necessários, custos, benefícios e tudo que é necessário para entregar um SW de qualidade. 
19 – O que podemos fazer para minimizar
os problemas dos fatores críticos referentes à Engenharia de Requisitos?
Resposta: Fazer um levantamento de dados com o usuário, de forma assertiva, entendendo a necessidade dele, quais funcionalidades o sistema deve ter, analise de requisitos para ter certeza se entendeu tudo e se esta dentro da viabilidade técnica, economica e organizacional. 
20 – Quais os principais cuidados a serem tomados na Engenharia de Requisitos?
Resposta: Se está falando com as fontes corretas de informações, se está entendendo o que o usuário quer e precisa. Fazer uma
análise precisa dos requisitos coletados.
21 – Qual aimportância da engenharia de software e como se justifica os custos a ela associados?
Resposta :
A importância da engenharia de software é porque ela consegue manter um padrão para que o sistema saia o maissatisfatório possível pois estabelece um modelo para se construir um programa envolvendo diversos intervenientes que vão desde o analista de sistemas até o cliente usuário final. Se justifica pelo fatode a maioria dos sistemas nas empresas serem complexos e necessitam de técnicas de desenvolvimento em equipe que envolvem várias pessoas, podendo assim definir uma melhor direção. 
22 – O que é Engenharia de Software?
Resposta:
Processo para descobrir, analisar e documentar funções e restriçoes de um sistema.
Complementar
Tecnicas para obtenção e levantamento de Requisitos:
Requisitos são rotinas de foftware, entrada de dados, processamento, saida.
	Entrevista –O processo começa antes do primeiro contato com o cliente, precisamos colher dados sobre aquilo que queremos analisar. Agendar antes com data, horário, inicio, fim e pauta, definir quem são os Stakeholders .
É a tecnica mais assertiva, analise do problema e levantamento de dados,
Vantagem: Contato direto com o usuario e validação imdediata
Desvantagem – Conhecimento tácito e diferenças de cultura.
Tipos: Fechadas – Questionario pré definido, resposta curta
Abertas – Engenheiro de requisitos discute abertamente o que o stakeholder quer do sistema.
Estrutura de Entrevista 
Piramide – começa com questões fechadas e expande com questões abertas e dirigidas.
Funil – começa com abertas, quetsoes abertas dirigidas, e termina com fechadas.
Diamante – intercala abertas e fechadas para não cansar a entrevista. Combina Piramide e Funil.
	Reuniões – Maneira mais efetiva de negociar requisitos e resolver problemas, permite interação mais natural entre pessoas do que entrevistas. Seu produto final é um documento que com o dados coletados na reunião.
Não fugir do assunto, cumprir, pauta e horário.
	Questionario – Recomenda se para sitaçoes em que se pode formular questões bem definidas, audiencia ampla, analise estatistica mas não substitui a entrevista. Podem ser fechadas, abertas.
	Prototipagem – Versão inicial de um sistema para apoiar as fases de identificação, análise e validaçao de requisitos. Identificar pontos forte e fracos, devem estar disponíveis durante o levantamento.
Tipos: Descartavel e Evolutivo
	Apoia a identificação dos requisitos, pode ser um modelo inacabado.
	Brainstorming – Tempestade de ideias, técnica para geração de novas ideias por um conjunto de pessoas, dura maximo 15 minutos, gerar tantas ideias quanto possível, sem critica ou debate, deixa fluir a imaginaçao, eliminar ideias não relacionadas ao objetivo.
Usa o diagrama de Ishikawa ou espinha de peixe.
	Role Playing – O analista passa um periodo trabalhando no lugar do outro e aprende a executar as tarefas para entender os problemas que o usuario pode enfrentar, segue roteiro pré definido. 
	
	Observação Direta – Usada no fim do levantamento, o analista vai pessoalmente ao local em que o processo ocorre, observa e intrepreta o que vê, fazendo uma avaliação cuidadosa, consiste numa boa preparaçao e execução.
	Workshop de Requisitos – Conhecido tambem como reunião JAD – técnica de grupo, é mais profundo, o gerente de equipe chama os stakeholders para um periodo intensivo tipo um fim de semana e ficam até o problema ser resolvido, imersão sem internet e telefone, foco só no problema, resultado imediato.
Vantagem – Resultado em menos tempo
Desvantagem – Alto custo e tempo disponível.
	Casos de Uso – Desenho muito ligado à prototipação, serviços ou processos de negócio, usados para expressar e documentar um comportamento ou funçoes do sistema.
INCREMENTAL
PROTOTIPAÇÃO EVOLUTIVA
ESPIRAL

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando