Buscar

Relação entre corpo e lúdico (1)

Prévia do material em texto

Relação entre corpo e lúdico. 
Com base em experiência e informações colhidas, pode-se compreender mais sobre o assunto. A questão mãos geral do lazer na sociedade contemporânea, sobretudo no contexto urbano é onde se desenvolve as pesquisas e orientação dos alunos. As mudanças estruturais na organização do trabalho que influem no perfil do lazer. Assim como atividades individuais ou em conjunto remete a organização induzida pela revolução industrial que deixou marcas profundas transcorridas já três séculos. 
O trabalho, portanto ocupa-se como espaço de aprimoramento pessoal e até mesmo como fonte de ganho que vem alterando com todos os pesos relativos dentro do binômio trabalho/lazer ou tempo de trabalho tempo/livre. O lazer começa então a receber uma maior valorização deixando pra trás o papel de reposição das energias gastas no processo de trabalho. Imaginem se o trabalhador tem lazer eles podem ter o tempo livre? E nesse tempo livre fazer outras coisas de relevância teórica servindo como estimulante para pensar nas suas questões centrais. O lazer está vinculado aos centros planos da vida social. 
Portanto é necessário se fazer perguntas mais amplas para escapar um pouco da ideia do estudo de caso fechado em si mesmo a cerca do estudo do lazer. O lazer oferece múltiplos significado tais como acesso ao conhecimento dos impasses e possibilidades que se abre na sociedade contemporânea. O perigo acerca do estudo do lazer é que uma vez o trabalho sobre o mesmo pode vir de uma má sociologia quando se adentra em uma área alheia. É preciso ter cautela. Ocorrendo então uma espécie de aclimatação onde deve se seguir algumas das aproximações que podem ser feitas com proveito entre estudos do lazer e o método antropológico assinalando também os perigos e as distorções dessa empreitada minha ordem que serão levantadas não é indicada pela sua importância. 
Uma das modalidades desenvolvidas na área do lazer é a observação participante. Onde se destina uma determinada quantia de tempo para registrar as atividades do seu grupo numa espécie de participação observante sem maiores precauções da ordem metodológica. Analisando, portanto os diversos códigos envolvidos com a fala, gestos e postura corporal, espaço, isso tudo influência na produção do significado da prática cultural. Torna se de suma importância não ir diretamente ao campo de trabalho, mas colher informações acerca do mesma como bibliografia formular questões e analisá-lo previamente. Para efeito da pesquisa torna se importante estabelecer uma identificação analisando se a série de determinações tais como cultivar e produzir isso determina a diferença para se alcançar algum conhecimento. 
O lazer torna-se então um campo interdisciplinar de pesquisa. Mas é preciso aceitar o desafio, pois se trata de delimitar e legitimar um campo específico da reflexão que não se esgota na ótica de cada uma das disciplinas envolvidas refletindo no esforço para elaborar grades curriculares que garanta uma formação básica aos alunos. Uma perspectiva onde fica clara a necessidade de ir além do pragmatismo e da funcionalidade das atividades lúdicas das práticas corporais e demais modalidades de lazer em geral são boas para pensar pois devidamente inquiridos podem dizer muito sobre padrões estéticos, sociais, éticos e valores.

Continue navegando