Buscar

AD2_2019_2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Centro de Ciências do Homem – CCH Licenciatura em Pedagogia – EAD/semipresencial
Coordenador: Prof. Dr. Carlos Henrique Medeiros de Souza Tutora a Distância: Profª. Drª. Milena Ferreira Hygino Nunes educacaoadistanciauenf@gmail.com
Nome:Diego Pissolato Alvim de Mattos Ribeiro
Polo: Miracema
Educação a Distância – Avaliação a Distância 2
Conteúdo – Aulas 6, 7 e 8
Questão 01 (valor: 3,0 pontos)
Na aula 06, “O professor na Educação a Distância”, Aretio (2001) destaca algumas estratégias didáticas sobre a atuação do professor-tutor, seja presencial ou a distância. Escolha uma delas para discorrer criticamente, mostrando a sua importância, com a sua visão de aluno e também de futuro(a) pedagogo(a).
	Considerando as estratégias destacadas na aula 6, “O professor na Educação a 
Distância”, Aretio (2001), tal como a estratégia de fomentar o diálogo por diferentes meios de comunicação oferecidos no curso, potencializando principalmente a aprendizagem colaborativa entre grupos de estudantes. Fica em evidência o importante do papel do profesor-tutor em incentivar e estimular o diálogo por inúmeras formas que o curso oferece, como: fóruns, chats, sala de tutoria e as próprias tutorias presencias.Viabilizando a aprendizagem colaborativa que surge na necessidade de inserir metodologias interativas entre os alunos em conjunto com o professor para buscar compreensão e interpretação da informação dos temas abordados. 
Principalmente depois da internet e com o avanço das tecnologias da informação e comunicação (TICs), o conhecimento sistematizado, que tinha caráter imóvel, passou à condição de fluxo dinâmico e exigiu mudanças na postura dos sujeitos que lidam diariamente com ele, sendo um desses sujeitos o professor.
Após a difusão das TICs, o diálogo ocorre mediatizado por diversas ferramentas de comunicação síncrona e a síncrona, modificando espaços de convivência e as formas de interação. 
Diante disso considerando que a educação é comunicação, e que o ato didático é acima de tudo um processo comunicativo, essa estratégia destacada -se de suma importância para que ocorra o ensino aprendizagem com êxito. 
Questão 02 (valor: 4,0 pontos – 1,0 para cada tipo de interação corretamente descrita e 1,0 para o exemplo de acordo com uma das práticas interativas):
Considerando a aula 07, “O estudante na Educação a Distância”, Moore e Kearsley (2007) destacam que a eficácia desta modalidade depende da compreensão da natureza da interação do estudante e de como ela é facilitada pelas tecnologias. Esses autores destacam três tipos de interação na educação a distância: a interação estudante e conteúdo, a interação estudante e professor-tutor e a interação estudante-estudante. Descreva, com suas palavras, cada tipo de interação, escolha um deles e dê um exemplo de uma prática interativa.
	Segundo Moore e Kearsley, existem três tipos de interação na educação a distância. 
O primeiro tipo é a interação estudante e conteúdo, que ocorre quando os próprios discentes obtêm informações diretamente dos materiais de aprendizagem, sendo realizada na interação com os textos, palestras, folhetos, multimídia, entre outros. Ela é considerada uma das mais importantes, visto que é neste momento que a aprendizagem ocorre, os alunos sendo capazes de ajustar o seu próprio caminho no decorrer do curso. 
Pode-se citar como segundo tipo a interação estudante e Professor -tutor, no qual o professor-tutor assume um papel de guia, um facilitador, ou até mesmo um suporte dependendo da situação, estimulando e orientando através de informações corretas sobre o curso, reforçando a interação entre eles através dos conteúdos aplicados e ajudando-os na compreensão. 
Por último, tem-se a interação estudante-estudante, a qual é crucial, pois nela ocorre uma maior aprendizagem e um alto engajamento nos cursos. Quando os estudantes se reúnem em grupos e ocorre a troca de ideias, ou seja, a comunicação, que se realiza por meio de mensagens, criando, assim, um ambiente de aprendizagem onde eles podem participar oferecendo respostas e desenvolvendo relacionamentos poderosos entre os alunos, o que permite, portanto, uma compreensão melhor do 
material.
Questão 03 (valor: 3,0 pontos – 1,5 ponto para a definição e 1,5 ponto para o exemplo corretamente proposto):
Na aula 8, “Material Didático para cursos na modalidade de Educação a Distância”, encontramos as diretrizes para que o material didático em EaD seja elaborado da melhor forma possível. Assim, como você definiria a dialogicidade que deve existir em todo material didático? Exemplifique essa dialogicidade criando duas frases sobre um mesmo assunto, sendo que uma com e uma sem dialogicidade.
A palavra dialogicidade esta ligada à palavra diálogo que é de suma importância na educação. O material didático tem que ser criativo, sua linguagem diálogica , de modo que possa “conversar” com o discente, sendo uma forma de manter a afetividade existentes no ambiente escolar, o aluno então será o interlocutor e ,ambos, construirão juntos o conhecimento específico da disciplina. 
Fiquem atentos a Avaliação a Distância de Português Instrumental, pois já foi postada na 
plataforma, estando disponível para dar início, qualquer dúvida entre em contato na sala 
de tutoria ou mensagens . (Dialogicidade) 
	Fiquem atentos a Avaliação a Distância de Português Instrumental está na plataforma, 
interessados, formule suas respostas. (Sem dialogicidade)
ATENÇÃO:
 Plágio (cópia de parte ou totalidade do trabalho de outra pessoa, em meio impresso ou on-line) é inadmissível e será dada nota zero.
 Há um fórum, na plataforma Cederj, exclusivamente para tiragem de dúvidas sobre a AD2.
A Avaliação a Distância 2 deve ser entregue apenas pela plataforma Cederj (internet): até o dia 13 de outubro, às 23H55. (Há um tutorial na plataforma explicando como enviar a atividade.)
Formatação: arquivo Word ou PDF, fonte Times New Roman ou Arial, fonte 12, espaçamento 1,5.
Número de páginas indefinido.
Para casos extraordinários, conversar com os tutores presenciais da disciplina Educação a Distância no polo.
Tutores presenciais da disciplina:
Genilda Teixeira dos Santos Souza – Bom Jesus do Itabapoana Aurora da Silva Oliveira – Itaperuna
Waldyr Barcellos Junior – Miracema Elaine Reis da Costa – São Fidélis
Jusania Costa Xavier – São Francisco de Itabapoana

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais