A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
14 pág.
QUESTÕES OBJETIVAS DE CADEIA PRODUTIVA DE CULTURAS PERENES

Pré-visualização | Página 1 de 4

1-Os marcadores moleculares são quaisquer alterações que podem ser observadas, que sejam herdáveis e que diferenciem dois ou mais indivíduos. Estes marcadores podem ser fenotípicos, bioquímicos ou genéticos. Sobre os marcadores bioquímicos, assinale a alternativa CORRETA: 
( ) Estes marcadores são caracterizados pela presença de polimorfismo e pela natureza do marcador. 
( ) Nesses marcadores, uma sequência de DNA, idêntica em todos os indivíduos analisados, permite diferenciar geneticamente os indivíduos. 
( ) Estes foram os primeiros marcadores utilizados. As características bioquímicas são correlacionadas com as características de interesse. 
( X ) Os principais marcadores são as isoenzimas, em que são medidas e observadas diferenças nas formas moleculares de uma mesma enzima.
2-O agronegócio é um importante setor econômico no Brasil, sendo que aproximadamente um terço do Produto Interno Bruto (PIB) está ligado às atividades do agronegócio, com ações na fabricação de insumos, produção de produtos agrossilvipastoris ou no processamento industrial dos produtos. Sobre os atores da cadeia produtiva do agronegócio, no sentido de antes, dentro e fora da porteira, analise as opções a seguir: 
I- Agricultores. 
II- Comerciantes atacadistas e varejistas. 
III- Fornecedores de insumos.
IV- Mercado consumidor. 
V- Processadores agroindústrias. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
(X ) III - I - V - II - IV. 
( ) I - IV - III - II - V. 
( ) I - III - II - V - IV. 
( ) III - I - II - V - IV.
3-A agricultura é separada em duas vertentes, a agricultura familiar e a agricultura patronal. Essa classificação permitiu ao Governo Federal programar políticas públicas, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Sobre a agricultura familiar, assinale a alternativa CORRETA: 
( X ) A agricultura familiar possui grande importância econômica associada ao abastecimento do mercado interno e ao controle da inflação dos alimentos consumidos pelos brasileiros. 
( ) A agricultura familiar é caracterizada pela ênfase em práticas agrícolas padronizáveis e o predomínio de trabalho assalariado. 
( ) A agricultura familiar utiliza tecnologias dirigidas à eliminação das decisões de momento (pouca flexibilidade). 
( ) Na agricultura familiar ocorre a total separação da gestão e do trabalho, e o foco da produção é concentrado em culturas voltadas à exportação.
4-O modo de reprodução dos vegetais determina a estratégia e os métodos usados no desenvolvimento de cultivares e a maneira como as plantas com genótipos superiores são produzidas. Os vegetais podem propagar-se sexuadamente ou assexuadamente. Sobre a reprodução sexuada, assinale a alternativa CORRETA: 
( ) Uma desvantagem da reprodução sexuada é a uniformidade que pode levar ao aumento do risco das cultivares se tornarem suscetíveis aos patógenos. 
( X ) A reprodução sexuada, por sementes, é a principal forma de reprodução das plantas superiores e a fertilização ocorre a partir da fusão dos núcleos dos gametas femininos e masculino. 
( ) Exemplos de espécies de reprodução sexuada são: banana, morango, framboesa, mandioca e batata. 
( ) Uma desvantagem da reprodução sexuada é o envelhecimento dos clones. O acúmulo de vírus pode causar a perda do vigor e da produtividade.
5-O desenvolvimento e a aplicação de técnicas de marcadores moleculares conduziram a grandes transformações na biologia molecular e no melhoramento genético. Estes marcadores podem ser fenotípicos, bioquímicos ou genéticos. Sobre os marcadores moleculares, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( V ) Os marcadores fenotípicos foram os primeiros marcadores utilizados. 
( F ) Os marcadores bioquímicos são caracterizados pela presença de polimorfismo e pela natureza do marcador. 
( V ) Os marcadores bioquímicos identificam hormônios, enzimas, anticorpos ou quaisquer outras substâncias também herdáveis e diferentes em dois ou mais indivíduos. 
( V ) Um dos critérios utilizados na seleção de marcadores genéticos é a presença de polimorfismo na população em que estes são utilizados.
6-A agricultura familiar e a agricultura patronal se caracterizam pelo uso da mão de obra, pela forma de gestão da atividade, pelo uso de tecnologias e até pelo tipo de produto explorado. Sobre a agricultura familiar e a agricultura patronal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( V ) Na agricultura familiar, o agricultor tem uma relação particular com a terra, a diversidade produtiva é uma característica marcante. 
( F ) A agricultura patronal não emprega trabalhadores permanentes e pode empregar até três trabalhadores temporários. 
( F ) Na agricultura patronal, o trabalho e a gestão estão intimamente relacionados e a direção do processo produtivo é assegurada diretamente pelos proprietários. 
( V ) A agricultura familiar tem ênfase na diversificação, na durabilidade dos recursos e na qualidade de vida.
7-A micropropagação ou cultivo in vitro é uma técnica de propagação de plantas que permite a obtenção de um grande número de plantas idênticas, conhecidas como clones. Neste sentido, a propagação clonal de plantas permite a fixação dos ganhos originados pelo melhoramento genético, principalmente para plantas perenes, como a bananeira, as plantas cítricas, a macieira, a videira e plantas arbóreas como o eucalipto (LFDGV, 2016). Sobre as fases de micropropagação, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Cuidados com as plantas matrizes. 
II- Estabelecimento da cultura in vitro. 
III- Fase de aclimatização das plantas.
( II ) Nesta fase, a utilização de reguladores de crescimento (hormônios sintéticos) possibilita estimular a multiplicação das plantas, de forma direta ou indireta. 
( III ) Etapa fundamental da micropropagação, na qual se realiza a adaptação das plantas propagadas, possibilitando a sobrevivência nas condições de campo. 
( I ) Seleção de plantas com características desejáveis, mantidas em condições controladas para servir de fonte de material de propagação.
8-Um banco de germoplasma é uma coleção de indivíduos com características distintas. Esses locais são fontes importantes de material para os programas de melhoramento genético. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( V ) Um banco de germoplasma é importante para fornecer variabilidade genética, podendo ser mantido em condições de campo ou ex situ, ou seja, conservada em condições artificiais. 
( V ) Um das formas de conservação ex situ é através da cultura de tecidos vegetais, pelo cultivo in vitro. 
( V ) A conservação de áreas de ocorrência natural da espécie é necessária, por ser uma fonte importante de materiais com grande diversidade genética. 
( F ) A avaliação das características das plantas de um banco de germoplasma não é importante, porém, os pesquisadores precisam identificar as melhores plantas para utilizar nos programas de melhoramento.
9-A transformação genética de plantas consiste na inserção de um gene, em células vegetais embriogênicas ou meristemáticas e a subsequente regeneração de plantas adultas e férteis. Existem vários métodos de transformação. No entanto, destacam-se a transformação mediada por Agrobacterium, biobalística e eletroporação. Sobre os métodos de transformação genética, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( F ) A biobalística utiliza campos elétricos de intensidade controlada e curto espaço de tempo a uma mistura de DNA e protoplastos. 
( V ) A eletroporação permite introduzir moléculas de vários tamanhos em protoplastos ou células intactas, como DNA e RNA. 
( F ) A transformação mediada por Agrobacterium consiste na aceleração de partículas que arrastam substâncias, como DNA, RNA ou proteínas para o interior da célula. 
( V ) A biobalística é um método rápido e que permite a transferência de genes para numerosas