Buscar

ATIVIDADE PRÁTICA 3 DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM HUMANA

Prévia do material em texto

ATIVIDADE PRÁTICA 3
PROJETO – OBSERVAÇÃO DA LINGUAGEM DE UMA CRIANÇA
Este relatório tem objetivo de apresentar os dados obtidos através da disciplina Desenvolvimento da Linguagem Humana realizadas na Escola Kids Germann, localizado na Rua Palmeiras 287, na cidade de Gravataí, RS.
Com base na observação diária, foi possível constatar que a aluna Helena, três anos e um mês.
Helena é criança que foi para escolinha aprender a falar o Português, seus pais professores de Inglês ensinaram ela desde que nasceu a fala em Inglês, Helena fala tudo em Inglês com maior facilidade, mas tem um pouco de dificuldade em fala o Português, fala tudo, mas as vezes sai meio robótico, na escolinha em só fala em português, mas com seus pais, ela só fala em Inglês. 
Ao ficar observando sua rotina diária, Helena conversa pouco com colegas, fala mais com seus professores. Ela chega e já me olha falando: “Dois bicos” ou “dois calças”. Ela brinca, mas sempre está observando seus colegas e professores. Hoje quando fiquei sentada no canto da sala observando sem que ela percebesse, Helena brincava de boneca com uma coleguinha, brincava de fazer a boneca dormir. Mas sempre de olho em mim, até que ela se aproxima e fica me observando e diz: “Dois bicos” e me olha com uma carinha de espanto, porque sempre digo que ela tem só uma boca e ela sorri, mas hoje eu não disse nada. Helena volta a brincar só que desta vez sozinha. Brincou um tempo e veio até me pedir água, só que ela fala: “Helena quer ácua” termina e fala:” Mas ácua. Helena se dirigi a ela como por exemplo: “Helena quer...”
Helena não participa das aulas de Inglês, porque para ela a aula é cansativa, você vê a carinha dela de entediada. Na hora do conto ela escuta as histórias com atenção, mas não participa muito. Helena adora desenhar, hoje ela desenhou um zumbi, ele tinha boca, olhos, cabelos na cor verde e ficou muito feliz com seu próprio desenho.
Observar a Helena é muito gratificante, porque ela criança que menos de um ano aprendeu a fala Português e cada dia ela aprende mais e a gente aprende com ela. Ver a Helena falar em Inglês fluente é coisa rara, é muito emocionante, apesar das dificuldades que ela tem em se expressar. A Helena tenta todos os dias se integrar porque o mundo da Helena e diferente das demais crianças. E eu estou ali para ajudar a Helena se sentir bem e conviver bem com outras crianças.

Continue navegando