Buscar

Prova DFFM

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Valdilene Oliveira Sousa (1156182)
	
	Disciplina:
	Deficiência Física: Fundamentos e Metodologias (LEE39)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX (Cod.:454726) ( peso.:1,50)
	Prova:
	13411729
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	José tem 8 anos e apresenta laudo de Lesão Encefálica Infantil Adquirida (LEIA), por ter quase se afogado aos 3 anos em uma pequena quantidade de água que se encontrava em uma bacia. Frente ao caso de José, cabe destacar que existem cuidados que os pais e professores necessitam ter para que a criança não seja acometida pela LEIA. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A prevenção da LEIA envolve a ingestão de ácido fólico pela gestante, o qual está presente em folhas verdes e no fígado bovino. 
(    ) A  LEIA não envolve cuidados, pois esta acontece por alterações genéticas, que ocorrem nas fases mais tardias são devido a lesões destrutivas de origem infecciosa ou vascular (infartos), que interferem no desenvolvimento de uma determinada área cerebral.
(    ) A LEIA é de origem genética, sendo as doenças neuromusculares adquiridas bem mais raras nas crianças do que em adultos.
(    ) A prevenção da LEIA envolve os cuidados com os acidentes domésticos, principalmente choques elétricos e quase afogamentos. Os quase afogamentos são causados por pequenas quantidades de água em bacias e baldes que os pais/responsáveis mantêm em casa na área de serviço. Nesta categoria, ainda se consideram os acidentes de carro.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - V - V - V.
	 d)
	F - F - F - F.
	2.
	O desenvolvimento motor entre o nascimento e a idade adulta é denominado de céfalo-caudal, ou seja, inicia com o controle de cabeça e vai se desenvolvendo até controlar pernas, produzindo muitas modificações no organismo humano. Sobre a sequência do desenvolvimento motor nos bebês, correspondente ao 1º mês, 2º mês, 3º mês e 4º mês, ordene os itens a seguir:
I- Neste período, o bebê inicia o movimento de rastejar, leva objetos e dedos à boca para realizar o seu reconhecimento.
II- Mantém a postura de fechamento e a assimetria do corpo, mas libera mais as pernas, o peso do corpo é mais concentrado na região do quadril, por isso o bebê permanece com esta região mais elevada quando está na postura ventral (de barriga para baixo).
III- A criança pode virar-se para os dois lados, as mãos podem ser trazidas para a linha média - linha do umbigo que divide o corpo entre dois lados, esquerdo e direito. Ela já brinca com as mãos e pode segurar objetos, levando-os à boca. Inicia o controle de cabeça.
IV- O recém-nascido tem a postura em fechamento, em que predomina a assimetria. Quando colocado em decúbito dorsal (barriga para cima), ele é capaz de virar a cabeça para ambos os lados. Em decúbito ventral (barriga para baixo), vira a cabeça para liberar as vias aéreas nessa posição.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - IV - III - II.
	 b)
	III- II - IV - I.
	 c)
	I - III - II - IV.
	 d)
	IV - II - III - I.
	3.
	Com a implantação de políticas públicas que orientam a organização da educação especial na perspectiva da educação inclusiva no sistema de ensino, a educação encontra-se entrelaçada pelas perspectivas da inclusão escolar, a qual busca valorizar e reconhecer a diversidade, reconhecendo o direito à educação para todos e a construção de sistemas educacionais acessíveis a todos. Neste sentido, emerge a necessidade de discussões acerca da implementação de ações que garantam a efetividade do princípio da acessibilidade aos alunos com necessidades educacionais especiais na escola. Nesse contexto, destacamos a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/NBR 9050/2004), elaborada com o intuito de estabelecer critérios e parâmetros técnicos a serem observados em projetos, construções, instalações e adaptações de edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos favoráveis às condições de acessibilidade. Segundo a NBR 9050/2004, promover a acessibilidade no ambiente construído é proporcionar condições de mobilidade, com autonomia e segurança, eliminando as barreiras arquitetônicas e urbanísticas nas cidades, nos edifícios, nos meios de transporte e de comunicação, constituindo um direito resultante de conquistas sociais importantes, que reforçam o conceito de cidadania. Sobre acessibilidade, analise as sentenças a seguir:
I- A acessibilidade é uma condição básica para a inclusão social de pessoas com deficiência, pois possibilita que estas pessoas possam exercer seu direito de ir e vir, gerando autonomia e inclusão.
II- A acessibilidade é lei, mas ainda não regulamenta que os locais públicos e privados necessitam ser adaptados.
III- A acessibilidade prevê a inclusão de alunos com deficiência nas salas de ensino regular, reforçando que o aluno deve se adaptar à escola e não o contrário.
IV- A acessibilidade é a lei, que possibilita a inclusão de pessoas com deficiência, em sala de aula comum.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. NBR 9050: acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2004. (Adaptado)
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	4.
	Por não apresentarem beleza, forma física perfeita e saúde, as pessoas com deficiência eram excluídas, isso se tornou presente no decorrer da história. De acordo com a deficiência, eram punidas com abandono e morte. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Século XV.
II- Idade Média.
III- Séculos XVI e XIX.
(    ) As pessoas com deficiência eram abrigadas em igrejas, pois se acreditava terem sido concebidas para purgar os pecados de seus pais ou encaminhadas para os palácios, com a finalidade de propiciar a alegria do Rei como bobos da corte.
(    ) Crianças deformadas eram atiradas nos esgotos em Roma, para serem eliminadas, pois se acreditava terem sido concebidas com poderes malignos. 
(    ) Os hospitais psiquiátricos e asilos na Europa, abrigavam os deficientes, coxos (amputados ou com má-formação), leprosos e loucos, os quais eram mantidos presos sem nenhum tipo de tratamento adequado.  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - II - I.
	 b)
	II - I - III.
	 c)
	I - III - II.
	 d)
	III - I - II.
	5.
	A paralisia cerebral também recebe a nomenclatura de Encefalopatia crônica não evolutiva, podendo apresentar comprometimento nas áreas visual, auditiva, mental e da linguagem. Os maiores comprometimentos desta patologia são de ordem motora (física), pois a criança apresenta uma incoordenação com relação aos seus movimentos, o que causa alterações em sua postura, compreendendo o seu desenvolvimento motor normal, acarretando problemas secundários de formação. A partir do conceito apresentado, pode-se afirmar que a paralisia cerebral pode ocorrer por meio de causas pré-natais, causas perinatais e causas pós-natais. Com base no exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Causas pré-natais.
II- Causas perinatais.
III- Causas pós-natais.
(    ) São consideradas da 2ª semana de vida até o 2º aniversário, como infecções dos sistema nervoso central (meningites e encefalites), traumatismos crânio-encefálico (causado por quedas, batidas, acidentes) e hipóxia cerebral grave (quase afogamento, convulsões prolongadas e parada cardíaca).
(    ) Desordens genéticas, infecções congênitas (citomegalia, toxoplasmose, rubéola, HIV); falta de oxigenação fetal decorrente de complicações maternas (hemorragias); exposição da mãe a substâncias tóxicas, radiação, álcool,medicações (principalmente nos primeiros meses de gestação).
(    ) Complicações durante o parto, como trabalho de parto prolongado; falta de oxigênio para o bebê na hora do parto; mau uso de fórceps, manobras obstétricas violentas; prematuridade e hiperbilirrubinemia (aumento de bilirrubina-deixa a criança com a pele amarela).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - I.
	 b)
	III - I - II.
	 c)
	I - III - II.
	 d)
	I - II - III.
	6.
	A deficiência física pode ser causada por inúmeras doenças que podem ser originadas no período da gestação, na infância ou durante a vida adulta. Podemos ter, como origem, causa encefálica (acomete o sistema nervoso central), espinhal (acomete a medula espinhal), muscular (sistema muscular) e ósteo-articular (sistema esquelético e articulações). A partir do conceito apresentado, pode-se afirmar que algumas patologias poderão causar a deficiência física. Sobre as patologias e suas definições, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Lesão encefálica infantil adquirida (LEIA).
II- Mielomeningocele (espinha bífida).
III- Malformações congênitas.
(    ) É a forma mais frequente de um grupo de doenças denominadas defeitos de fechamento do tubo neural (DFTN). Essa doença tem como característica a falta de fusão (fechamento) dos elementos da coluna vertebral (vértebras), projetando a medula para fora do canal medular, o que causa lesão. Esta lesão medular promove uma paralisia motora e sensorial que pode acometer membros inferiores, sistema urinário e intestino, além de malformações associadas, como hidrocefalia (presença de líquido entre as meninges - membranas cerebrais).
(    ) São lesões adquiridas após o 2º ano de vida até os 17 anos. As principais doenças que se enquadram nesta categoria são: AVE (Acidente Vascular Encefálico), TCE (Traumatismo Crânio-Encefálico), anóxias cerebrais (causadas por parada respiratória, quase afogamento etc.), infecções do sistema nervoso central (meningite) e tumores cerebrais.
(    ) Ocorre nas fases mais precoces da gestação, em torno do primeiro ao terceiro mês de gestação. Estas caracterizam alterações genéticas, enquanto que as que ocorrem nas fases mais tardias acontecem por lesões destrutivas de origem infecciosa ou vascular (infartos), que interferem no desenvolvimento de uma determinada área cerebral.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	I - III - II
	 c)
	III - I - II.
	 d)
	II - I - III.
	7.
	As pessoas com deficiência geradas pelo comprometimento do sistema nervoso, apresentam alterações do tônus muscular (capacidade de o músculo exercer sua função - contração muscular) e está ligada às limitações funcionais. Além deste quadro, ainda existe a terminologia para a distribuição corporal, a qual se direciona para as partes do corpo que estão comprometidas. Sobre a terminologia adequada, analise as sentenças a seguir:
I- A Tetraplegia (quadriplegia) - compromete os quatro membros com quadro de ausência dos movimentos; se for por causa congênita, a criança pode não apresentar o controle no movimento de cabeça.
II- A Paraplegia compromete um hemicorpo (um lado do corpo - ex.: todo lado direito) e apresenta ausência do movimento, sendo que os membros apresentam um padrão de fechamento.
III- A Tetraparesia (quadriparesia) - compromete os quatro membros com quadro de ausência parcial dos movimentos. Este quadro se instala quando há uma compressão da medula, ou seja, esta não foi rompida (seccionada), tendo-se a possibilidade de se restaurar parte dos movimentos.
IV- A Hemiplegia acomete os membros inferiores (pernas), tendo ausência dos movimentos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	8.
	A partir dos estudos realizados nesta disciplina sobre a legislação brasileira, foi comentado que o estabelecimento de critérios e parâmetros para o transporte urbano, comunicação e sinalização a serem observados na elaboração de um projeto nas áreas de construção, instalação e adaptação de edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, deverão satisfazer as condições de acessibilidade. Com base nestes estudos, qual a necessidade do Decreto nº 5.296/04 sobre acessibilidade?
FONTE: BRASIL. Decreto n. 5.296, de 2 de dezembro de 2004. Disponível em: http:// www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Decreto/D5296.htm. Acesso em: 30 jan. 2019.
	 a)
	Compreender as mudanças necessárias nos procedimentos, atitudes, comportamento e na produção dos espaços das cidades, sejam eles de qualquer natureza, que deverão ser concebidos, edificados ou reformados tendo como foco as pessoas que são diferentes umas das outras.
	 b)
	O não cumprimento, inviabiliza um projeto, mas não pode acarretar multa para a pessoa responsável.
	 c)
	Tornar somente o espaço público acessível, onde todos têm acesso à educação, esporte, lazer, trabalho e transporte. É promover a cidadania, diminuindo a desigualdade social.
	 d)
	O objetivo é facilitar o entendimento dos conceitos, das regras e prazos estabelecidos no Decreto nº 5.297/06, direcionado às atividades de planejamento e construção das cidades e das edificações.
	9.
	A inclusão escolar  se apresenta como uma perspectiva na qual a matrícula do aluno com deficiência na escola não é suficiente para que esta se torne inclusiva. A inclusão escolar visa transformações que promovam a "igualdade de oportunidades, respeito às necessidades individuais, qualidade no processo de ensino-aprendizagem, maior participação das famílias e da sociedade em geral, remoção das barreiras para aprendizagem e participação" (CARVALHO, 2008, p. 79). Juntamente às barreiras de aprendizagem, destaca-se a acessibilidade, que se refere ao espaço arquitetônico e ao uso de produtos, informação e serviços, os quais permitem a inclusão do aluno com deficiência na escola. Sobre a acessibilidade e o ambiente escolar, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A acessibilidade na escola torna o aluno passivo. Frente à acessibilidade, o aluno não escolhe, não demonstra desejos e não expõe suas opiniões. 
(    ) No ambiente da escola, a acessibilidade permite ao aluno o direito de ir e vir, criando condições para sua aprendizagem e minimizando o estresse físico e emocional, trabalhando sua autonomia.
(    ) Com a acessibilidade no ambiente escolar, o aluno deixa de ser um ser passivo, passando a ser uma pessoa opinante, que demonstra desejos, escolhas e vontades.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CARVALHO, R. E. Escola inclusiva: a reorganização do trabalho pedagógico. Porto Alegre: Mediação, 2008.
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	V - F - V.
	 d)
	F - V - V.
	10.
	A poliomielite é também chamada de paralisia infantil, tendo como causa o poliovírus, que causa a chamada síndrome pós-pólio. Dependendo da região em que o vírus se instala, pode levar a uma paralisia muscular flácida e assimétrica, comprometendo preferencialmente pernas, mas afetando também braços e tronco. A transmissão desse vírus pode ser por contato direto de pessoa para pessoa e das condições de higiene do ambiente. O que levou o Brasil a erradicar a poliomielite foi uma campanha intensa desde 1986. Sobre a sequência da evolução do processo histórico da erradicação da poliomielite no Brasil, analise as opções a seguir:
I- Criação do Grupo de Trabalho para a erradicação da poliomielite no Brasil.
II- Manutenção das campanhas de vacinação no Brasil.
III- O Brasil recebeu em 1994 a Certificação Internacional da Erradicação da Poliomielite.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - I.
	 b)
	II - I - III.
	 c)
	III - I - II.
	 d)I - III - II.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando