Buscar

Metodologia e Pesquisa Aula1

Prévia do material em texto

Considerando a classificação da pesquisa segundo sua natureza, analise a manchete abaixo e marque a opção que apresenta a resposta correta.
 
Novo medicamento é esperança de cura para hepatite C
 
Uma nova droga, ainda em aprovação nos Estados Unidos, pode representar a cura para cerca de 95% dos pacientes com hepatite C, forma mais grave da doença, segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH), Edison Roberto Parise. Cerca de 150 milhões de pessoas no mundo tem o tipo C da doença, que é o mais grave, pois não há vacina ( fonte: http://atarde.uol.com.br/cienciaevida/noticias/novo-medicamento-e-esperanca-de-cura-para-hepatite-c-1609388).
		
	
	A manchete apresenta o resultado de uma pesquisa científica que busca a cura para determinada doença, uma pesquisa meramente bibliográfica.
	
	A manchete apresenta o resultado de uma pesquisa científica que busca a cura para determinada doença, uma pesquisa meramente descritiva.
	
	A manchete apresenta o resultado de uma pesquisa científica que busca a cura para determinada doença, uma pesquisa pura.
	
	A manchete apresenta o resultado de uma pesquisa científica que busca a cura para determinada doença, uma pesquisa meramente histórica.
	 
	A manchete apresenta o resultado de uma pesquisa científica que busca a cura para determinada doença, uma pesquisa aplicada.
	Explicação:
Considerando que se trata de uma pesquisa aplicada, o objetivo deve ser o se buscar a cura para a Hepatite C que, segundo a Sociedade Brasileira de Hepatologia, além de ter infectado verca de 150.000 pessoas, não existe uma vacina que possa prevenir a manifestação dessa doença. 
	Pesquisar na internet é algo viável e interessante hoje em dia, mas necessita de normas que possam orientar os pesquisadores. Nesse sentido, é importante respeitar:
		
	
	os critérios de cada Universidade
	
	os critérios do Governo vigente sobre a pesquisa acadêmica
	
	os critérios discentes
	 
	os critérios de cada professor-orientador
	 
	às normas de utilização da ABNT
	O senso comum muitas vezes não compreende o que significa pesquisar e há quem considere esta tarefa como simples "copiar e colar" como se fosse de sua autoria textos de outras pessoas, obtidos em meios eletrônicos e/ou livros. Nesse sentido, leia as opções abaixo e marque aquela que apresenta o sentido correto de uma pesquisa acadêmica.
		
	
	Impressão de conteúdos encontrados em documentos de autoria diversa, sem análise pessoal.
	 
	Estudo reflexivo e crítico sobre determinado assunto e que nos permite ampliar saberes e buscar soluções a problemas formulados numa investigação.
	
	Estudo assistemático de vários assuntos sem qualquer aplicação prática e/ou uso de regras para sua formatação.
	
	Conjunto de citações diretas de vários autores sobre o mesmo assunto, ainda que conflitantes sem comentários do estudante.
	
	Compilação de textos de autoria diversa sem qualquer tratamento analítico.
	Imaginemos, portanto, alguém que tomasse a decisão de não aceitar as opiniões estabelecidas e começasse a fazer perguntas que os outros julgam estranhas e inesperadas. Em vez de "Que horas são" ou "Que dia é hoje", perguntasse "O que é o tempo", "Em vez de dizer":  "Está sonhando" ou "Ficou maluca", quisesse saber: "O que é o sonho, a loucura ou a razão" (CHAUI, Marilena).
Ao tomar este tipo de atitude, estamos adotando uma:
		
	 
	Atitude filosófica
	
	Atitude empírica
	
	Atitude religiosa
	
	Atitude do senso comum
	
	Atitude científica
	Uma seguradora pretende realizar um estudo científico e  identificar os motivos que provocam a incidência de acidentes de trânsito em determinado município, registrados pela empresa, nos últimos três anos. Além de fundamentar com pesquisa bibliográfica sobre educação no trânsito, o  tipo de pesquisa mais adequado para o estudo de um grupo específico é denomina-se:
 
		
	 
	Pura
	 
	Estudo de caso
	
	Histórica
	
	Quantitativa
	
	Experimental
	Uma teoria científica NÃO pode ser entendida como
		
	
	um conjunto de atitudes e atividades racionais dirigidas ao sistemático conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido à verificação.
	
	uma sistematização de conhecimentos, um conjunto de proposições logicamente correlacionadas sobre o comportamento de certos fenômenos que se decide estudar.
	
	conhecimento que resulta de um trabalho racional.
	 
	um sistema baseado em hábitos, preconceitos, tradições cristalizadas e sistematizadas pela exigência de coerência social, de modo a traduzir a verdade sobre a realidade existente.
	
	um sistema ordenado e coerente de proposições baseadas em um pequeno número de princípios, cuja finalidade é descrever, explicar e prever do modo mais completo possível um conjunto de fenômenos
	Explicação:
A pesquisa é um processo organizado e planejado.
	Cada geração elabora suas teorias segundo o nível de complexidade no qual se encontra. A pesquisa ocupa lugar central nesta tarefa. Neste ponto marque a opção que apresenta uma definição para o termo "pesquisa":
		
	
	Impressão de tudo o que esta disponível na Internet sobre determinado assunto;
	
	É a cópia de vários textos e vários livros investigados;
	
	Não se caracteriza como atividade reflexiva e sistemática;
	
	É qualquer trabalho para entregar a um professor;
	 
	Atividade voltada para investigação de probemas teóricos ou práticos mediante procedimentos científicos.
	Do ponto de vista de sua abordagem, uma pesquisa poderá ser classificada como qualitativa ou quantitativa. Nesse sentido, assinale a opção que apresenta a característica de uma pesquisa qualitativa.
		
	
	Busca-se descobrir e apresentar  quantas pessoas de uma determinada população compartilham determinada característica.
 
	
	Apresenta como finalidade o compromisso de gerar medidas precisas e confiáveis que permitam uma análise estatística.
	
	Apresenta como finalidade o interesse de  determinar o perfil de um grupo de pessoas, baseando-se em características que elas tem em comum.
 
	
	Apresenta como finalidade medir tanto opiniões, atitudes e preferências como comportamentos.
 
	 
	Busca-se reconsiderar ou reconstruir a realidade observada atribuindo significado às relações entre os fenômenos observados.
	Leia as afirmativas abaixo e a seguir marque a opção com a resposta correta.
I - O trabalho de conclusão de curso utiliza pesquisa bibliográfica para atualizar o estado da arte em determinado tema;
II - O projeto de pesquisa não é pré-requisito essencial à sua elaboração.
III - A pesquisa bibliográfica constitui o procedimento básico para os estudos.
IV- Na tradição acadêmica brasileira, a pesquisa está concentrada unicamente em nível de pós-graduação.
		
	
	As afirmativas verdadeiras são III e IV.
	 
	As afirmativas verdadeiras são I e III.
	
	As afirmativas verdadeiras são I e IV.
	
	As afirmativas verdadeiras são II e III.
	
	As afirmativas verdadeiras são II e IV.
	Para iniciarmos uma pesquisa acadêmica é necessário escolher um tema. Mas, para que este tema tenha uma delimitação que possa dar uma perspectiva clara para a pesquisa, é necessário a definição de qual etapa dessa pesquisa?
		
	
	O desenvolvimento
	
	A introdução
	
	A conclusão
	 
	A problematização
	
	As referências bibliográficas
	Assinale os objetivos da pesquisa:
I. Contribuir para o avanço da ciência.
II. Descrever os aspectos sociais e econômicos das populações em geral.
III. Definir evidências da verdade científica .
IV. Responder a uma pergunta de interesse para a comunidade científica ainda não respondida anteriormente de relevância para o interesse social.
		
	 
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	
	As afirmativas II e IV estãocorretas.
	
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	Do ponto de vista da sua natureza, ou seja, aquilo que compõe a substância do ser ou essência da pesquisa, uma pesquisa APLICADA é aquela que:
		
	
	investiga as técnicas de abordagem para uma metodologia.
	 
	investiga fundamentos teóricos e conceituais de um problema.
	
	investiga os elementos de um projeto de pesquisa.
	
	utiliza necessariamente o método de entrevista para coleta de dados.
	 
	investiga possibilidades para cura de uma doença.
	Do ponto de vista da abordagem, a pesquisa que utiliza métodos estatísticos para classificar e organizar números e dados, denomina-se pesquisa:
		
	 
	Quantitativa
	
	Qualitativa
	
	Avançada
	
	Básica
	
	Interveniente
	
Explicação:
Do ponto de vista de sua abordagem, o que significa dizer modo de tratar ou ponto de vista de uma questão, a pesquisa quantitativa traduz em números opiniões e informações para classificá-los e organizá-los, utilizando métodos estatísticos.
	 Diante do seguinte gráfico, pode-se concluir que o pesquisador demonstrou o resultado de uma pesquisa:
		
	 
	pesquisa de campo
	
	pesquisa bibliográfica
	
	pesquisa documental
	
	pesquisa explicativa
	 
	pesquisa descritiva
	A base da ciência é a da possibilidade de verificar seus enunciados, o que não é possível sem pesquisa, atividade primordial da universidade. Neste aspecto, considerando a classificação da pesquisa, do ponto de vista de sua natureza, a pesquisa aplicada é aquela que:
		
	
	Apresenta um enfoque puramente quantitativo;
	
	É motivada unicamente pela curiosidade intelectual do pesquisador;
	
	Busca o avanço da ciência sem a preocupação com o mundo da vida;
	 
	Objetiva gerar conhecimentos direcionados a uma aplicação prática;
	
	Envolve verdades e interesses universais.
	
Explicação:
A pesquisa aplicada é um método científico que envolve a aplicação prática através dos métodos e técnicas que demonstram um propósito expecífico. Essa pesquisa é importante para buscar soluções para as questões/problemas ligados ao cotidiano, como por exemplo: investigar qual a abordagem seria mais eficaz para o tratamento e redução do fracasso escolar nas primeiras séries; ou estudar diferentes formas de tratamento da ansiedade. Esses exemplos exploram a vida real e assim, a pesquisa aplicada se volta para os resultados práticos.
	Ao estudamos a classificação da pesquisa, observamos que há um procedimento em que os participantes assumem o lugar do tomador de decisão, para gerar e avaliar alternativas para o problema, e propor um curso de ação. Este procedimento de pesquisa é denominado de:
		
	 
	estudo de caso.
	
	pesquisa de campo.
	
	pesquisa comparada.
	
	pesquisa bibliográfica.
	
	pesquisa histórica
	
Explicação:
O estudo de caso apresenta uma situação real em que o pesquisador aplica recursos disponíveis através de análises.  Os resultados de um estudo de caso podem ser aplicados em situações gerais.

Continue navegando