Buscar

O filme menino do pijama listrado foi criado no período nazista retratando como era no tempo antigo como era o comportamento nesse período

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O filme menino do pijama listrado foi criado no período nazista retratando como era no tempo antigo, como era comportamento nesse período. Bruno, personagem principal, é um menino ingênuo, e seu de Bruno Ralftrabalhava em exército do Hitler, sua mãe chamava-se Elsaque, acompanhava com pouco gozo as atividades do marido e sua irmã Gretel.
Hitler foi transferido de cidade e teve que morar no interior da Alemanha por conta do regime nazista, ao chegar Bruno vê da janela do seu quarto várias pessoas onde ele fala que são fazendeiro, mas que na realidade estão dentro de um campo de concentração. 	O que chama a atenção do menino são as roupas listras, no qual ele chama de pijama listrado. 
Essas pessoas eram privadas de suas liberdades, presas no campo de concentração, onde tinha cercas impedindo sua saída, cada um deixava de ser conhecido pelo nome e passava a ser conhecido pela numeração (códigos) que tinha em sua roupa listrada.
O filme ilustra várias cenas de violência contra pessoas, como no caso de um dos tenentes que não soube falar por qual motivo tinha ido embora esse soldado, motivo que lhe custou a vida, outro foi o caso do ... que foi espancado porque ele, quando derrubou uma taça de vinho na mesa e acabou sujando um soldado. Surge também a criança.... que é amigo de Bruno que foi a casa de Bruno para limpar taças pequenas e bruno deu um pedaço de alimento a ele e quando um dos soldados viu a cena gritou bastante, chamando de rato e o espancou.
No final do filme Bruno procura encontrar o pai de Shmuel que estava desaparecido, Bruno entrou no campo de concentração, vestiu as trajes de judeus e foi em busca do pai de seu amigo, no caminho uma multidão de pessoas é obrigada a ir para um lugar onde Bruno e Shmuel vão entre essas pessoas chegando no lugar era uma câmara de gás onde todos morrem.
Com base no que relatado acima pode-se perceber a crueldade que era tida nesse período,essas pessoas eram privadas de suas liberdades e direitos, viviam como escravose criados que não tinha autonomia. Na Declaração dos Direitos Humanos é resguardo uma series de direitos, que infelizmente pode ser garantido após varias pessoas sofrerem. 
Artigo 2° Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação. Além disso, não será feita nenhuma distinção fundada no estatuto político, jurídico ou internacional do país ou do território da naturalidade da pessoa, seja esse país ou território independente, sob tutela, autônomo ou sujeito a alguma limitação de soberania.
Neste artigo da Declaração dos Direitos Humanos podemos visualizar que todos podem exigir os seus direitos e as liberdades, sem distinção de raça, cor, de sexo, religião de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação.
Vale ressaltar que esses direitos que hoje estão sendo resguardado, antigamente, como no caso do filme, não havia proteção alguma, a religião dos judeus, suas origens não era aceitáveis, como no caso do tenente que não soube falar sobre o paradeiro de seu pai, caso que acabou sendo morto, isso não passa no filme, porem presume pelo fato de seu desaparecimento.
Na Declaração vem falando sobre o trabalho, vejamos:
Artigo 23° 
1.Toda a pessoa tem direito ao trabalho, à livre escolha do trabalho, a condições equitativas e satisfatórias de trabalho e à protecção contra o desemprego.
No caso dos judeus eles eram obrigados a exercer outras profissões distintas da que eles se qualificaram, eram obrigados a viver dessa forma, pois não havia outra opção.
É notável que os direitos humanos hoje conhecido e exercido na sociedade era totalmente insignificante e desconhecido na época do filme, observamos que as pessoas eram privadas de seu direito, liberdades, religiões e crenças,eram tidas como pessoas ruins. Viviam em um campo de concentração, onde eram obrigados a trabalhar inclusive obrigar as crianças, bruno por inocência acreditava que os números que estava na roupa do menino era uma brincadeira, os judeus eram queimados nos ............?
Eram considerados escravos Feri a liberdade de expressão, direito ao culto religioso, a liberdade de ir e vir,viola o direito a vida( akarla escreveu isso )
Os direitos humanos pode coincidir com os direitos fundamentais, porem os direitos humanos são positivados em documentos internacionais diferentes dos direitos fundamentais que estão presentes na ordem jurídica de cada Estado.
Contudo, um Estado no qual as pessoas não tinham liberdades básicas reconhecidas é um Estado arbitrário e, como bem demonstrou a história onde há arbitrário não há vida harmônica, em sociedade, mas sim perseguição e desrespeito ao ser humano.
paz social somente é possível em Estado ordem jurídica limite o poder e proclame direitos humanos, permitindo as pessoas o pleno desenvolvimento da dignidade e a busca da felicidade e justamente por isso, os Estados democráticos proclamam a dignidade da pessoa humana e afirmar direitos fundamentais.
Os direitos humanos possuem características diferentes dentre elas podemos citar: a historicidade que significa dizer que surgem em momentos, não surgem todos de apenas um fato, são fragmentos de um fato ocorrido que ao longo do tempo vai se tornando a historicidade. A universalidade cujo direitos se destinam a todos as pessoas sem discriminação.

Continue navegando