Buscar

Espécies de Atos Administrativos

Prévia do material em texto

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB
Direito Administrativo I
Prof. Claudia Fonseca
Aluna- Chirles Oliveira Santos
Espécies de Atos Administrativos
Os Atos administrativos são divididos em duas categorias: quanto ao conteúdo e quanto à forma de que se revertem.
Quanto ao Conteúdo
Atos Administrativos Negociais
Autorização- Em um primeiro sentido, designa ato unilateral e discricionário pelo qual a Administração faculta ao particular o desempenho de atividade material ou a prática de ato que, sem esse consentimento, seriam legalmente proibidos. Nesse sentido, a autorização abrange todas as hipóteses em que o exercício de atividade ou a prática de ato são vedados por lei ao particular, por razões de interesse público concernente à segurança, à saúde, à economia ou outros motivos concernentes à tutela do bem comum. Na segunda acepção, autorização é o ato unilateral e discricionário pelo qual o poder público faculta ao particular o uso privativo de bem público, a titulo precário. Trata-se de autorização de uso. Na terceira acepção autorização é o ato administrativo unilateral e discricionário pelo qual o Poder Público delega ao particular a exploração de serviço, a titulo precário. Trata-se da autorização de serviço público. Estando ao lado da concessão e da permissão, como modalidade de delegação de serviço publico de competência da União.
Licença- É o ato administrativo unilateral e vinculado pelo qual a administração faculta àquele que preencha os requisitos legais o exercício de uma atividade. É um ato declaratório enquanto a autorização é um ato constitutivo.
Admissão- É o ato unilateral e vinculado pelo qual a administração reconhece ao particular, que preencha os requisitos legais, o direito à prestação de um serviço público. É ato vinculado, tendo em vista que os requisitos para outorga da prestação administrativa são previamente definidos, de modo que todos os que os satisfaçam tenham direito de obter benefício.
Ex. Admissão nas escolas públicas, hospitais e estabelecimentos de assistência social.
Permissão- Em sentido amplo, designa o ato administrativo unilateral, discricionário e precário, gratuito ou oneroso, pelo qual a Administração Pública faculta ao particular a execução de serviço público ou a utilização privativa de bem público. Seu objetivo é a utilização privativa de bem público por particular ou a execução de serviço público.
Atos de Controle
Aprovação- É o ato unilateral e discricionário pelo qual se exerce o controle a priori ou a posteriori do ato administrativo. No controle a priori, equivale à autorização para a prática do ato; no controle a posteriori equivale ao seu referendo. É ato discricionário, porque o examina sob os aspectos de conveniência e oportunidade para o interesse público; por isso mesmo, constitui condição de eficácia do ato.
Homologação- É um ato unilateral e vinculado pelo qual a Administração pública reconhece a legalidade de um ato jurídico. Ela se realiza sempre a posteriori e examina apenas o aspecto de legalidade, no que se distingue da aprovação. 
Atos Enunciados
Parecer- É o ato pelo qual os órgãos consultivos da Administração emitem opinião sobre assuntos técnicos ou jurídicos de sua competência. Segundo Oswaldo Aranha de Mello, o parecer pode ser facultativo, obrigatório ou vinculante.
Facultativo quando fica a critério da administração solicitá-lo ou não, além de não ser vinculante para quem o solicitou.
Obrigatório quando a lei o exige como pressuposto para a prática do ato final. A obrigatoriedade diz respeito a solicitação do parecer( o que não lhe imprime caráter vinculante).
Vinculante quando a Administração é obrigada a solicitá-lo e a acatar a sua conclusão. Ex. Para conceder aposentadoria por invalidez a Administração.
Visto- É o ato administrativo unilateral pelo qual a autoridade competente atesta a legitimidade formal de outro ato jurídico. Não significa concordância com o seu conteúdo, razão pela qual é incluído entre os atos de conhecimento, que são meros atos administrativos e não atos administrativos propriamente ditos, porque não encerram manifestações de vontade.
Quanto à forma
Decreto é a forma de que se revestem os atos individuais ou gerais, emanados do chefe do Poder Executivo( Presidente da República, Governador e Prefeito). Podendo conter da mesma forma que a lei, regras gerais e abstratas que se dirigem a todas as pessoas que se encontram na mesma situação (decreto geral) ou pode dirigir-se a pessoa ou grupo de pessoas determinadas. Nesse caso, ele constitui decreto de efeito concreto(decreto individual); é o caso de um decreto de desapropriação, de nomeação, de demissão.
Quando produz efeitos gerais, ele pode ser:
Regulamentar ou de execução, quando expedido com base no artigo 84, IV, da constituição, para fiel execução da lei;
Independente ou autônomo, quando disciplina matéria não regulada em lei. Desde a constituição de 1988 não há fundamento para esse tipo de decreto no direito brasileiro.
Resolução e Portaria São formas que se revestem os atos, gerais ou individuais, emanados de autoridades outras que não o Chefe do Executivo. A diferença entre os vários tipos de atos está apenas na autoridade de que emanam, podendo uns e outros ter conteúdo individual (punição, concessão de férias, dispensas), ou geral, neste último caso contendo normas emanadas em matérias de competência de cada uma das referidas autoridades. 
Circular é o instrumento de que se valem as autoridades para transmitir ordens internas uniformes a seus subordinados.
Despacho é o ato administrativo que contém decisão das autoridades administrativas sobre assunto de interesse individual ou coletivo submetido à apreciação. Quando por meio do despacho, é aprovado parecer proferido por órgão técnico sobre assunto de interesse geral, é chamado despacho normativo. 
Alvará é o instrumento pelo qual a Administração Pública confere licença ou autorização para a prática de ato ou exercício de atividade sujeitos ao poder de polícia do Estado. Resumidamente, o alvará é o instrumento da licença ou da autorização. Ele é a forma, o revestimento exterior do ato; a licença e a autorização são o conteúdo do ato.
Referências bibliográficas:
Di Pietro. Maria Sylvia Zanuella. Direito Administrativo

Continue navegando