Buscar

AC - Gandhi filme

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Filme – Gandhi (1982)
O filme conta a história de luta de Mahatma Gandhi pela independência e paz na Índia, que ainda era controlada pelos ingleses. O início da se passa em um trem que está indo da Índia para a África do Sul, onde o advogado indiano Mohandas Karamchand Gandhi é passageiro, viajando na primeira classe, mas é expulso justamente por seu hindu. Essas e mais algumas experiência de natureza racista para com os indianos, Gandhi reúne os seus compatriotas e começa a luta pela igualdade de direitos, tornando-se a primeira campanha não violenta da resistência passiva. 
Este é o princípio de toda a sua luta, ao voltar para a Índia, Gandhi é aclamado e reconhecido por sua coragem e decide batalhar pela independência da Índia que era comandada pelo império inglês. O que mais chamava a atenção em Gandhi é que durante toda a sua vida ele lutou pelo fim das guerras e utilizava apenas de meios pacíficos, como diálogos, manifestações simbólicas, jejuns duradouros para reivindicar e mostrar suas ideias. Além disso, ele era contra todo o tipo de violência e prezava por ensinar as pessoas a terem coragem para desafiar os britânicos, não com violência, mas com firmeza. Colocando em prática a política de desobediência civil, fundamentada no princípio da ação não violenta, considerada por ele como a maior fora a ser empregada na defesa dos direitos das pessoas. 
Depois de ser preso várias vezes, Gandhi consegue finalmente a independência da Índia e que hindus e mulçumanos convivam pacificamente, mas é assassinado. 
Apesar de biográfico e de não entrar em discussões político-ideológicas, o filme mostra a situação de pobreza e exploração do povo indiano e momentos marcantes de sua luta e organização, como o terrível massacre em Amristar, onde os ingleses atingiram 15 mil homens, mulheres e crianças desarmadas, e a dramática marcha até o mar na qual Gandhi liderou milhares de seus conterrâneos indianos a provar que o sal marinho pertencia a todos e não era apenas uma mercadoria britânica. 
Foi durante a luta pela independência que surgiu a divisão político-religiosa entre hindus e muçulmanos, que culminou com a divisão da região, originando dois países, a Índia e o Paquistão. 
O filme pode ser relacionado com a matéria de Histórias das Relações Internacionais que foi lecionado em algum semestre anterior, onde estudamos no geral a história do mundo, os processos de independência dos Estados como conhecemos hoje. Com o semestre atual, talvez possamos relacionar o filme com a matérias de Segurança Internacional e Estudos Estratégicos, pois mesmo tendo sido pacífico pela parte de Gandhi, ainda houve um conflito, com perdas, baixas, estratégias utilizadas e etc. 
O longa contribui para aumentar meus conhecimentos acerca de um tema das Relações Internacionais na área de história do mundo, sobre o processo de independência de um Estado muito atuante nos dias atuais dentro Sistema Internacional, onde é importante conhecer a história do mesmo conseguirmos fazer uma análise mais completa sobre as situações atuais que envolvam o mesmo.

Continue navegando