Buscar

Gestão em SST_Tarefas, estruturas, pessoas, ambiente e tecnologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Gestão da Segurança do Trabalho – GEST
		
Prof. Jéssica Lima 		
Curso Técnico em Segurança do Trabalho
Conteúdo da aula: 
Tarefas, estruturas, pessoas, ambiente , tecnologia e competitividade
Maio / 2018	 
1
→ Compreender os conceitos de gestão relacionado a tarefas, estruturas, pessoas, ambiente , tecnologia e competitividade.
OBJETIVOS
Seis variáveis 
(tarefas, estrutura, pessoas, ambiente, tecnologia e competitividade)
provocaram ao seu tempo diferentes teorias administrativas, marcando o desenvolvimento da Teoria Geral de Administração.
Cada teoria administrativa privilegia ou enfatiza uma ou mais dessas seis variáveis.
Administrar com foco em quê?
Pessoas
Ambiente
Competi-tividade
Estrutura
Administrar com foco em quê?
Tecnologia
Tarefas
Alguns elementos de aplicação da administração com foco nas tarefas são: 
padronização de máquinas e ferramentas;
métodos e rotinas para execução de tarefas; e
 prêmios de produção para incentivar a produtividade.
Administrar com foco nas tarefas
Há o desenvolvimento da Organização Racional do Trabalho que se fundamenta nos seguintes aspectos:
1. Análise do trabalho e do estudo dos tempos e movimentos.
2. Estudo da fadiga humana.
3. Divisão do trabalho e especialização do operário.
4. Desenho de cargos e de tarefas.
5. Incentivos salariais e prêmios de produção.
6. Conceito de homo economicus.
7. Condições ambientais de trabalho, como iluminação, conforto etc.
8. Padronização de métodos e de máquinas.
9. Supervisão funcional.
Administrar com foco nas tarefas
O estudo dos tempos e movimentos tem um papel importante da administração como foco nas tarefas e permite a racionalização do método de trabalho, através de:
1. Eliminação do desperdício de esforço humano e dos movimentos inúteis.
2. Racionalização da seleção e adaptação dos operários à tarefa.
3. Facilidade no treinamento dos operários e melhoria da eficiência e rendimento da produção pela especialização das atividades.
4. Distribuição uniforme do trabalho para que não haja períodos de falta ou excesso de trabalho.
5. Definição de métodos e estabelecimento de normas para a execução do trabalho.
6. Estabelecimento de uma base uniforme para salários equitativos e prêmios de produção.
Administrar com foco nas tarefas
Condições de trabalho para as quais foram dada maior atenção :
1. Adequação de instrumentos e ferramentas de trabalho e de equipamentos de produção para minimizar o esforço do operador e a perda de tempo na execução da tarefa;
2. Arranjo físico das máquinas e equipamentos para racionalizar o fluxo da produção;
3. Melhoria do ambiente físico de trabalho de maneira que o ruído, a ventilação, a iluminação e o conforto no trabalho não reduzam a eficiência do trabalhador;
4. Projeto de instrumentos e equipamentos especiais, como transportadores, seguidores, contadores e utensílios para reduzir movimentos inúteis.
Administrar com foco nas tarefas
8
Essa abordagem disseca o trabalho gerencial em categorias compreensíveis e úteis. 
A administração com foco na estrutura é útil para a execução de tarefas administrativas rotineiras.
Administrar com foco na estrutura
Os princípios proporcionam guias gerais e permitem ao administrador manipular os deveres do dia-a-dia de seu trabalho com confiança. 
Apesar de ainda se mostrar útil em alguns aspectos, em uma era de mudança e instabilidade como a que atravessamos, essa abordagem mostra-se rígida, inflexível e conservadora, pois ela foi concebida em uma época de estabilidade e permanência.
Administrar com foco na estrutura
A administração com foco nas pessoas faz com que a preocupação com a máquina e com o método de trabalho e a preocupação com a organização formal e os princípios de Administração cedam prioridade para a preocupação com as pessoas e os grupos sociais - dos aspectos técnicos e formais para os aspectos psicológicos e sociológicos.
Administrar com foco nas pessoas
Etapas da administração como foco nas pessoas :
a. A análise do trabalho e a adaptação do trabalhador ao trabalho: Nesta primeira etapa, domina o aspecto meramente produtivo. O objetivo da Psicologia do Trabalho - ou Psicologia Industrial- era a análise das características humanas que cada tarefa exige do seu executante e a seleção científica dos empregados baseada nessas características por meio de testes psicológicos. Os temas predominantes são a seleção de pessoal, orientação profissional, treinamento e métodos de aprendizagem, fisiologia do trabalho e estudo dos acidentes e da fadiga.
b. A adaptação do trabalho ao trabalhador: Nesta etapa, a Psicologia Industrial está voltada para os aspectos individuais e sociais do trabalho, que predominam sobre os aspectos produtivos. Os temas predominantes são o estudo da personalidade do trabalhador e dos gerentes, a motivação e os incentivos do trabalho, a liderança, as comunicações e as relações interpessoais e sociais dentro da organização.
Administrar com foco nas pessoas
12
A administração com foco no ambiente faz com que além do enfoque intra-organizacional, surja o enfoque inter-organizacional.
A visão estreita e limitada aos aspectos internos da organização passa a ser ampliada e substituída por uma visão mais ampla, envolvendo a organização e suas relações com outras organizações dentro de uma sociedade maior.
Administrar com foco no ambiente
13
Ao lado do ambiente, a tecnologia constitui outra variável independente que influencia as características organizacionais (variáveis dependentes). Além do impacto ambiental existe o impacto tecnológico sobre as organizações.
As organizações utilizam alguma forma de tecnologia para executar suas operações e realizar suas tarefas. A tecnologia adotada pode ser tosca e rudimentar (como a faxina e a limpeza feitas com vassoura ou escovão) como pode ser sofisticada (como o processamento de dados pelo computador). Mas é evidente que as organizações dependem da tecnologia para poder funcionar e alcançar seus objetivos.
Administrar com foco na tecnologia
14
Para essa abordagem não existe uma universalidade dos princípios de administração e nem
uma única e melhor maneira de organizar e estruturar as organizações.
 A estrutura e o comportamento organizacional são variáveis dependentes enquanto as variáveis independentes são o ambiente e a tecnologia.
O ambiente impõe desafios externos à organização, enquanto a tecnologia impõe desafios internos.
Administrar com foco na tecnologia e no ambiente
15
Para vencer em mercados globais e altamente competitivos, as organizações bem-sucedidas compartilham uma forte ênfase em:
 inovação;
 aprendizado;
 e colaboração.
Administrar com foco na competividade
16
Nessa abordagem alguns pontos importantes são que as organizações:
a. Organizam-se em torno da lógica do cliente. Atendem rapidamente às necessidades e desejos dos clientes em novos conceitos de produtos e serviços e transformam o conceito geral do negócio quando as tecnologias e mercados mudam.
b. Estabelecem metas elevadas. Tentam definir os padrões mundiais nos nichos almejados e buscam redefinir a categoria a cada nova oferta.
c. Selecionam pensadores criativos com uma visão abrangente. Definem seus cargos de forma abrangente e não de forma limitada, estimulam seus funcionários a adquirir múltiplas habilidades, trabalhando em vários territórios e dão a eles as melhores ferramentas para executar suas tarefas.
Administrar com foco na competividade
17
d. Encorajam o empreendimento. Investem em equipes para que elas possam buscar novos conceitos de produtos e serviços, deixam que elas coloquem em prática suas ideias e reconhecem fortemente a iniciativa.
e. Sustentam o aprendizado constante. Promovem a ampla circulação de informações, observam os concorrentes e inovadores no mundo inteiro, medem seu próprio desempenho com base em padrões mundiais de qualidade e oferecem treinamento contínuo para manter atualizado o conhecimento das pessoas.
f. Colaboram com os
parceiros. Combinam o melhor de sua especialização e da de seus parceiros, desenvolvendo aplicações customizadas para os clientes.
Administrar com foco na competividade
18
É salutar a compreensão dessas diferentes abordagens de administração, como o objetivo de entender a contribuição de cada uma delas em tomadas de decisões gerenciais. 
Comentários finais
19
Referências:
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração, MANOLE, São Paulo, 9ª edição, 2014
SILVA, Reinaldo Oliveira. Teorias da administração. São Paulo: Pioneira Thomsom Learning, 2001
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas, organização e métodos: uma abordagem gerencial ,ATLAS, São Paulo, 21ª edição, 2013

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando