Buscar

Direito empresarial

Prévia do material em texto

Direito empresarial
É um ramo da ciência jurídica, de direito privado, que estuda as relações que envolvem a empresa e o empresário. 
Empresário
Quem profissionalmente desenvolve a atividade econômica. Agrupa os fatores de produção de modo organizado para a indústria, comércio ou serviço. O qual é o titular da atividade e a realiza para o mercado.
Art. 966, CC. “Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços”.
Não empresário
Aquele que desenvolve atividade intelectual personalíssima, de natureza artística, literária ou cientifica. Mesmo tendo empregados.
Art. 966, CC. Parágrafo único. “Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa”.
Para diferenciar o empresário do não empresário é que um exerce atividade visando apenas o mercado (a atividade econômica), enquanto o outro exerce atividade pessoal.
Empresa
Art. 967. É obrigatória a inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do início de sua atividade.
O Departamento Nacional de Registro do Comércio (DNRC) é uma instrução normativa. Sendo o órgão central do Sistema Nacional de Registro Mercantil (SINREM).
*O EMPRESÁRIO, EMBORA PESSOA NATURAL, PORQUE DESENVOLVE ATIVIDADE ECONÔMICA, FICARÁ QUIPARADO DE PESSOA JURÍDICA PARA EFEITOS TRIBUTÁRIOS. 
*A PESSOA JURÍDICA É UM ENTE CRIADO POR LEI.
Requisitos para atividade empresarial:
Capacidade civil plena;
Nome empresarial; 
Registro;
Escrituração e balanço patrimonial (obrigatório). 
Nome empresarial
Art. 1.155, CC. “Considera-se nome empresarial a firma ou a denominação adotada, de conformidade com este Capítulo, para o exercício de empresa”.
- Princípios: - veracidade: expressa uma quantidade de informações necessárias.
 - novidade: o nome deve ser novo e não pode ser igual ao de outra empresa.
- Formação do nome empresarial: 
- firma: nome (assinatura). Art. 968, ll, CC.
- razão social: composta por nome dos sócios formando o nome da empresa.
- denominação: ou nome fantasia;
- marca – Lei 9279/96 INPI
a formação pode ser: - figurativa
 - nominativa;
 - mista.
- patentes: vale por 20 anos e após cai em domínio publico.
Registro 
Não ter o registro não causa nenhum impedimento para desenvolver a atividade empresarial, mas claramente, sem ele, não a estará exercendo com regularidade.
Art. 967, CC. “É obrigatória a inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do início de sua atividade”.
Escrituração e balanço patrimonial
Art. 1.179, CC. “O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico”.
Estabelecimento empresarial (universalidade de fato)
Art. 1.142. Considera-se estabelecimento todo complexo de bens organizado, para exercício da empresa, por empresário, ou por sociedade empresária.
Bens: - corpóreos: objetos;
 - incorpóreos: marca, aviamento, valor social.
SOCIEDADE 
É a união de pessoas em busca de um objetivo comum, que contribuem com esforços e partilham os resultados.
Art. 981. “Celebram contrato de sociedade as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir, com bens ou serviços, para o exercício de atividade econômica e a partilha, entre si, dos resultados”.
Sociedade Simples
Desenvolvida por não empresários, onde as atividades não são empresárias, não voltadas ao mercado, associações econômicas.
Sociedade Empresária 
Explora a sua atividade de modo empresarial, ou seja, exerce profissionalmente uma atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens e serviços, tal sujeita a registro.
*EXÇÃO: SOCIEDADE ANÔNIMA (SA)
Como sabe-se, a sociedade é formada pela união de duas ou mais pessoas, mas temos como exceção as S/As. 
Art. 251 da Lei das Sociedades Anônimas de 1976 - Lei 6404/76. “A companhia pode ser constituída, mediante escritura pública, tendo como único acionista sociedade brasileira”.
*EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA (EIRELI) – ART. 44,CC.
Art. 980-A. “A empresa individual de responsabilidade limitada será constituída por uma única pessoa titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, que não será inferior a 100 (cem) vezes o maior salário-mínimo vigente no País. (Incluído pela Lei nº 12.441, de 2011) (Vigência)”.
*NÃO É POSSÍVEL TER MAIS DE UMA EIRELI, MAS É POSSÍVEL TER UMA EIRELI E SOCIEDADE.*
Classificação
Personificação:
- não personificada: sociedade comum, sociedade em conta de participação;
- personificada: é a pessoa jurídica. Sociedade simples, amandita.
Quanto à responsabilidade patrimonial dos sócios 
A responsabilidade social da empresa é SEMPRE ILIMITADA 
Subsidiária
A responsabilidade dos sócios sempre será subsidiária, portanto, a pessoa jurídica deve ser a primeira demandada, e, posteriormente, os seus sócios caso não seja satisfeito todo o crédito no primeiro momento.
Art. 1.024. Os bens particulares dos sócios não podem ser executados por dívidas da sociedade, senão depois de executados os bens sociais.
Solidária 
A responsabilidade solidária, ou somente solidariedade, trata da responsabilização igualitária de todas as partes envolvidas no dano causado a terceiro, que neste caso, seria o empregado que teve os seus direitos supostamente violados, sendo tal decorrente de lei ou contrato.
Quanto à característica
- ilimitada: sociedades em que todos os sócios são responsáveis, sem qualquer limite, por todas as dívidas contraídas pela sociedade, sendo-lhes exigido o respetivo pagamento nem que para isso tenham de vender o seu património pessoal.
- limitada (contrato social): sociedade Limitada é o tipo de sociedade na qual cada sócio responde pelo valor de sua cota, porém, todos terão responsabilidade solidária pela integralização do chamado capital social.
-empresária – ex: S/A
-simples – ex: cooperativas
*o que diferenci é a atividade
Estrutura 
-pessoas: afinidade/vínculo, sendo constituídas a partir da firma com responsabilidade ilimitada;
-capital: menor vínculo/afinidade entre os sócios, a partir de denominação, com responsabilidade patrimonial limitada.
- contratual: contrato social (LTDA) – flexível;
- institucional: estatuto (S/A, cooperativa) – regido por normas que a lei impõe.
Sociedades Não Personificadas
Sociedade em comum - Art. 986. CC
Possuinte de uma categoria de sócios, os quais são solidários ou limitadamente responsáveis. Trata- se da sociedade que ainda não inscreveu seus atos constitutivos no órgão de registro competente. Por não possuírem registro, também não possuem personalidade jurídica, logo, a responsabilidade dos sócios é ilimitada.
Art. 987. Os sócios, nas relações entre si ou com terceiros, somente por escrito podem provar a existência da sociedade, mas os terceiros podem prová-la de qualquer modo.
Sociedade em conta de participação
Apresenta duas categorias distintas de sócios: 
- o sócio ostensivo: responde pessoalmente por prejuízos;
-os sócios participantes (ocultos): não responde por prejuízos.
 A conta de participação é uma “sociedade” que só existe internamente, ou seja, entre os sócios. Externamente, isto é, perante terceiros, só aparece sócio ostensivo, o qual exerce, em seu nome individual, a atividade empresarial, e responde sozinho pelas obrigações contraídas.
*Não gera pessoa jurídica
*O participante não pode exercer atos de gestão, pois se não se equipara ao ostensivo.
Sociedades personificadas
Sociedade personificada simples – Art. 997, CC
Se relacionaa atividade não empresarial e é constituída por meio de contrato social.
Sociedade limitada (LTDA) - Art. 1055 a 1087, CC
As sociedades limitadas são constituídas pela limitação das responsabilidades de cada empreendedor e a participação de cada sócio previamente estipulada por um contrato social. Elas podem receber investimentos iguais de seus sócios, e, também podem receber investimentos correspondentes à porcentagem que cada um possui da empresa. A finalidade é proteger o patrimônio de cada um em caso de falência, afastamento ou rompimento da parceria da empresa. 
Sociedade anônima - Arts. 1.088 e 1.089, CC
O capital divide-se em ações, obrigando-se cada sócio ou acionista somente pelo preço de emissão das ações que subscrever ou adquirir.
*OS MODELOS SOCIETÁRIOS REFERENTES A S/A E LTDA NÃO PERMITEM QUE HAJA SOCIOS DE SERVIÇOS COMO OS DEMAIS MODELOS, SOMENTE SOCIOS QUE CONTRIBUAM POR MEIO DE CRÉDITO, BENS, ETC.*
Sociedade em nome coletivo - Arts. 1.039 a 1.044, CC
somente pessoas físicas podem tomar parte na sociedade em nome coletivo, respondendo todos os sócios, solidária e ilimitadamente, pelas obrigações sociais.
Sociedade em comandita simples - Arts. 1.045 a 1.051, CC
na sociedade em comandita simples, tomam parte sócios de duas categorias: os comanditados, pessoas físicas, responsáveis solidária e ilimitadamente pelas obrigações sociais; e os comanditários, obrigados somente pelo valor de sua quota.
Sociedade em comandita por ações - Arts. 1.090 a 1.092, CC
A sociedade em comandita por ações tem o capital dividido em ações, regendo-se pelas normas relativas à sociedade anônima, sem prejuízo das modificações constantes do Capítulo próprio, e opera sob firma ou denominação.

Continue navegando