Buscar

TÉCNICAS DE MASSAGEM

Prévia do material em texto

*
*
*
*
*
*
Geral => melhorar o aspecto físico do corpo com redução de medidas.
Específico=>
Manter a boa elasticidade do tecido corporal;
Melhorar a circulação sanguínea e linfática do corpo;
Aumentar a capacidade de eliminação de toxinas e melhora da alta estima.
*
*
Todas as pessoas massageiam-se instintivamente para aliviar a dor de alguma região do corpo que esteja doendo. Sempre que nos contundimos, friccionamos o local procurando diminuir a dor. É o que denominamos efeito sedativo da massagem. Ao contrário, quando sentimos um enrijecimento, flacidez ou formigamento muscular decorrente de uma imobilidade prolongada, nós o esfregamos vigorosamente. É o efeito estimulante da massagem.
*
*
Os chineses escreveram sobre a massagem em livros sagrados do Oriente, quando afirmavam que os movimentos eram destinados a curar as moléstias e conservar a saúde. Além dos chineses, outros povos antigos conheciam e o utilizavam a massagem (GREGOS, EGÍPCIOS, PERSAS, ROMANOS E JAPONESES).
O uso da massagem diminui durante a idade média, onde, devido a religiosidade de vigente na época, o corpo humano e os cuidados necessários para a sua manutenção foram colocados ou abolidos.
*
*
A massagem então, tornou-se reconhecida e considerada pelos médicos da Europa, como um valioso acessório científico no tratamento das doenças. No Brasil, durante muito tempo a massagem não foi usada, pois a maioria das doenças eram de caráter inflamatório e se tornavam impróprias para a administração da massagem.
As razões para o uso da massagem eram o relaxamento, efeitos psicológicos e circulatórios, redução de edemas, analgesias, liberação de aderências e a valorização do contato pessoal.
 
*
*
Origem- a palavra massagem é derivada do grego “massein”,que quer dizer amassar.
Massagem- mobilização de líquidos corporais(sangue e linfa),através de técnicas manuais com objetivo de: Estimulação
Desintoxicação
Desobstrução
tonificação 
relaxamento corporal. 
*
*
Vestimenta: Somente a parte a ser tratada deve ficar exposta, e o resto do corpo do indivíduo deve ficar coberto para manter-se aquecido, evitar que ele sinta-se envergonhado, evitar-se roupas apertadas, particularmente próximas a área de tratamento.
*
*
Auxílios: É necessários o uso de óleo ou outros tipos de cosméticos, para que as mãos deslizem com facilidade na pele. Se o objetivo for afrouxar cicatrizes ou pele, fáscia ou tecidos subcutâneo, nenhum auxilio deve ser colocados nas mãos ou corpo para que os dedos do terapeuta e a pele no indivíduo movam juntos sobre as estruturas que estão sob eles.
*
*
 Ambiente: Local quieto, aquecido, livre de estímulos; 
*
*
Posição do paciente: Confortável e relaxado,com a parte a ser tratada bem apoiada. Se o tratamento visa reduzir edema o membro precisa estar elevado sobre o nível do coração para permitir que a força da gravidade ajude na drenagem do fluido excessivo.O individuo deve ficar em posição deitada para promover o relaxamento, usar almofadas ou travesseiros se necessário.
*
*
*
*
Posição do terapeuta: Assume posição de pé e que permita a ter fácil acesso ao tato, sem movimentos indevidos e interrupção do movimento. A altura da cama deve permitir boa mecânica corporal para o terapeuta. 
*
*
Dor ou medo da dor
Medo de tratamentos desconhecidos
Ambiente estranho ou novo
Ruído excessivo
Luzes muito intensas ou escuridão total
Postura do profissional(confiança)
Toque
Locais frios e com correnteza de ar
Dificuldades respiratórias
Medo de se despir
Posicionamento inadequado
Fatores psicológicos 
*
*
Relaxamento muscular local e geral;
Alívio da dor (receptores);
Aumento da circulação sanguínea e linfática(melhor nutrição da pele);
Aumento da nutrição tecidual;
Aumento da secreção sebácea;
Remoção de produtos catabólicos;
Aumento da maleabilidade e extensibilidade tecidual (derme,elasticidade e colágeno);
Aumento da mobilidade articular (fascias);
Descolamento e remoção de secreções pulmonares;
Auxilio na penetração de fármacos(poder de absorção da pele-epiderme)
*
*
Fluxo sanguíneo: A aplicação de pressões externas num membro edemaciado na direção correta irá ajudar o retorno venoso,os aumentos do fluxo sanguíneo são facilmente observados na pele, pela hiperemia cutânea,a elevação da temperatura da pele,e microscopicamente,um enchimento de maior número de capilares da pele em atividade,conforme autores,devido a liberação de histamina e acetilcolina nos tecidos após a massagem.
*
*
Fluxo linfático: Como sabemos o sistema linfático é passivo e só depende de forças externas para criar um fluxo de linfa, a massagem alcança o objetivo básico do edema linfático que é drenar o excesso de fluído acumulado nos espaços intersticiais
*
*
Os pacientes apreciam muito a massagem e alguns tornam-se dependentes dela pela atenção individual com outra pessoa. Sendo visualizada em três níveis:
1. O ato físico de tocar outro indivíduo;
2. O significado simbólico de uma pessoa entrando no “espaço de vida” de outra pessoa;
*
*
3. A resposta individualizada específica baseada em valores e na experiência passada do paciente;
4. Dentro da relação paciente-terapeuta, a confiança, respeito mútuo e uma apreciação das sensibilidades pessoais irão maximizar os resultados fisiológicos do tratamento.
*
*
Deslizamento superficial (Effelurage)
Deslizamento profundo
Petrissage (pressão com polegares)
Amassamento
Fricção
Pinçamento
Vibração
Percussão
Rolamento
*
*
Suave: Consiste em deslizar as mãos relaxadas sobre a superfície do corpo. Nas seguintes direções: longitudinal, transversa e oblíqua.
Ação fisiológica: Age na epiderme, sensibiliza as terminações nervosas, remove a camada epitelial (células) tem ação calmante e desperta consciência corporal.
Médio: Atua na epiderme e na derme, age sobre a elasticidade da pele, desfaz aderência, estimula circulação sanguínea e linfática, aumenta a oxigenação e nutrição dos tecidos.
*
*
Movimento exercido com pressão suficiente para causar efeitos mecânicos e reflexos. A pressão não deve ser excessiva para não criar um mecanismo reflexo de defesa. A musculatura a ser submetida deverá estar relaxada, e que seja observado o sentido da drenagem venosa e linfática.
Ação fisiológica: Estimula a circulação sangüínea, favorece o esvaziamento venoso e linfático, atua fundamentalmente sobre a pele e o tecido subcutâneo, melhorando as condições de circulação, nutrição a drenagem dos líquidos tissulares.
*
*
Consiste na pressão e compressão das mãos sobre os músculos ou grupo de músculos deslocando-os nos sentidos do afastamento do osso. Usa-se toda a superfície da mão. Com a base da palma da mão ou palma inteira fazendo pressão direta contra o músculo.
Atua sobre os tecidos: epitelial, nervoso, sangüíneo, linfático, adiposos, ósseo e glandular. É aconselhável em todo tipo de massagem, pois é considerada uma das mais completas das técnicas. Pode ser aplicado em qualquer atrofia muscular, tecido flácidos, dorsal, lombar, barriga e glúteos.
*
*
Movimentos circulares ou transversais, com ritmo e velocidade uniformes e pressão suficiente para mobilizar o tecido superficial em relação ao profundo. Age sobre o SNC, produz efeito sedante e tonificante. Desfaz aderência, visa amolecer e liberar os tecidos quando eles estão cheios de líquidos, quando estão enrijecidos.
Pode ser aplicado: Couro cabeludo, MMII, MMSS com gorduras localizada, tendões, ligamentos articulações.
*
*
Utiliza-se dedos para espremer e pinçar músculos e ligamentos.(2°,3° ou 5° dedos)
P. Simples: Prende a pele na ponta dos dedos, estica ao máximo sua elasticidade e solta. Desfaz aderências. 
P. Rolante: Prende a pele na ponta dos dedos e faz-se um movimento rolante em linhas retas. Usadas nas álgias.
P. Dobradura: Prende a pele com a pontados dedos e faz-se um movimento para frente e para trás. Desfaz aderências.
P. Espinhal: Com os polegares e indicadores das duas mãos pince a pele e tecido subcutâneo do lado da coluna vertebral nos espaços entre uma vértebra e outra, pince a elasticidade máxima e solte. Ativa a musculatura.
P. Lombar: Também, puxe a elasticidade máxima e solte.
*
*
Consiste em uma série de tremores com a mão mantendo contato com a pele, fazendo com que a área massageada vibre. Pode se usar uma mão ou as duas simultaneamente. Tem um efeito calmante, analgésico e antiespasmódico. Atua sobre as terminações nervosa, sobre a circulação, indicado para as algias. Pode ser aplicada no dorso, coxas e nádegas.
*
*
Técnica de massagem na qual os tecidos são submetidos a golpes manuais com certa freqüência, utilizando-se borda ulnar, a mão espalmada ou fechada. Auxilia na drenagem postural por liberação das secreções em menor grau, aumenta a circulação capilar superficial. 
*
*
As mãos do terapeuta colocam-se espalmadas uma de cada lado do membro e percorrem no deslizamento com certa vibração. Sua ação fisiológica é ativar e relaxar o membro e sua aplicação será em MMSS e MMII.
CONTRA-INDICAÇÕES:
Quando um bloqueio ósseo limita a mobilidade articular.
Após fratura recente;
Processo inflamatório ou infeccioso agudo (calor ou edemaciamento)
Dor aguda
Hematoma ou outra indicação de trauma nos tecidos.
*
*
CUTILADA/ TAPOTAGEM/ BATIMENTO
*
*
TIPOS DE MOVIMENTOS
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Continue navegando