Buscar

trabalho-da-aurea

Prévia do material em texto

De forma a ir ao encontro das necessidades das empresas, e uma vez que os materiais têm tempos mortos ao longo do processo, estes necessitam de uma armazenagem racional e devem obedecer a algumas exigências.
Quantidade: A suficiente para a produção planejada;
Qualidade: A recomendada ou pré-definida como conveniente no momento da sua utilização;
Oportunidade: A disponibilidade no local e momento desejado;
Preço: o mais econômico possível dentro dos parâmetros mencionados.
As principais funções de armazenagem utilizadas no processo de fabricação e armazenamento do chocolate são: Descarga, carregamento, arrumação, conservação de matérias-primas como por exemplo, açúcar, leite em pó, manteiga de cacau e o cacau
Armazenagem, controle e manuseio de mercadorias são componentes essenciais da logística. Seus custos são elevados. A seleção dos locais onde esse processo será feito está intimamente associada aos custos desse processo.
É conveniente para as organizações alocarem grandes espaços físicos para armazenagem e estocagem? Sabemos que é muito difícil especificar a demanda com precisão, por isso, em muitos casos são necessários à utilização de grande espaço físico. Podemos minimizar esse espaço, fazendo com que nosso estoque seja o mínimo possível, reduzindo-se assim os custos totais em armazenagem. Para tanto os caminhos que levam a eficácia de um planejamento logístico tem suas vantagens e desvantagens. Como vantagem pode citar: 
Balanceamento do fluxo produtivo para evitar excessivos estoques intermediários, controle de sazonalidade, continuidade do processo produtivo e ganhos especulativos são itens de destaque quando falamos das vantagens da armazenagem, entretanto o ato de armazenar também traz consequências negativas. 
E paralelo a essas vantagens seguem as desvantagens apresentadas como: Custos financeiros: Estoques exigem imobilização de Capital, o que representa um “custo de oportunidade”. Afinal esse capital Poderia ser utilizado em aplicações possivelmente mais rentáveis. Custos de edificações: A armazenagem exige espaços em edifícios, que podem ser próprios ou alugados.Uma boa armazenagem exige um sistema dedicado, estrutura administrativa e pessoal especializado. Custos de obsolescência: Acelerada evolução tecnológica dos nossos dias expõe à obsolescência itens armazenados por muito tempo. Mesmo que não fiquem obsoletos, os materiais envelhecem, além de correram riscos de danos e perdas. 
Custos de movimentação: Almoxarifados centralizados costumam implicar percursos maiores até o ponto de utilização, aumentando os custos de movimentação. 
Estes podem ser reduzidos, utilizando-se a estocagem descentralizada o no ponto de uso, o que encurta distancias e permite entregas mais rápidas. Outro importante fator de extrema importância em uma organização logística é o projeto do layout de um almoxarifado que exige a tomada de alguns cuidados iniciais, a fim de que se obtenha a máxima utilização do espaço, eficiência no uso dos recursos disponíveis, adequada proteção dos itens estocados e rápido acesso a ele. Para tanto é necessário levar em conta alguns dados necessários para planejarmos o espaço para um almoxarifado. São eles: Estoque máximo; estoque médio; Política de reposição dos estoques; Unidades de estocagem. 
Volume recebido e expedido por unidade de tempo; Tipo de estocagem, como granel, porta-palete, prateleira, estante, refrigerada, etc; 
Método de movimentações existente o planejados, tais como tipo, dimensões, capacidade, raio de giro, propulsão etc.

Continue navegando