Buscar

BDQ - ESTETICA E HISTORIA DA ARTE CONTEMPORANEA 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	O Impressionismo foi uma reação ao Romantismo, no final do século XIX. Assinalar a opção que apresenta a correta afirmação sobre o movimento impressionista.
		
	
	Picasso, pesquisador da luz e de seus efeitos, pintou vários quadros, em horas diferentes do dia, para estudar as mutações coloridas do ambiente.
	
	No movimento impressionista, os trabalhos eram realizados apenas em estúdios para o melhor controle da luz; reforço nos contornos das obras para realçar mais a pintura.
	 
	No Impressionismo, observa-se a predominância da pintura ao ar livre, pela importância dada ao fenômeno da luz; as formas desaparecem e os contornos não são percebidos, sendo visíveis na obra apenas borrões de tinta.
	
	Dali, pesquisador da luz e de seus efeitos, pintou vários quadros, em horas diferentes do dia, para estudar as mutações coloridas do ambiente.
	
	Para os artistas impressionistas não são mais importantes os efeitos visuais causados pela luz do sol sobre os objetos, a impressão imediata da imagem é descartada em seus trabalhos.
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O Impressionismo surgiu em Paris na segunda metade do século XIX.Como grandes artistas impressionistas, destacaram-se:
		
	
	Cézanne, Braque e Matisse
	
	Léger, Renoir e Picasso
	 
	Manet, Renoir e Cézanne
	 
	Renoir, Picasso e Matisse.
	
	Matisse, Picasso e Braque
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O Pós-Impressionismo surgiu na História da Arte por volta de 1885. É considerado por estudiosos como o marco inicial dos movimentos artísticos :
		
	
	Realismo e Fauvismo
	 
	Expressionismo e Cubismo
	
	Dadaísmo e Realismo.
	
	Romantismo e Dadaísmo
	 
	Cubismo e Expressionismo Abstrato
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O impressionismo foi um dos movimentos inaugurais da arte moderna. Surgiu na França na segunda metade do século XIX, tendo como protagonistas os pintores Monet, Manet, Renoir, Degas, Sisley e Pissaro. Distintamente da arte dos períodos anteriores, o Impressionismo buscava:
		
	
	representar a intensidade dos sentimentos com cores fortes e contrastantes e gestos exagerados;
	 
	captar as impressões visuais, ou seja, o que o olho do pintor vê, diante da luz do sol em determinado instante, mais do que copiar fielmente os objetos da realidade;
	
	retratar a realidade de modo fiel e tradicional, com uma técnica apurada que dava atenção maior aos detalhes representados;
	
	representar a realidade segundo as figuras geométricas: o cubo, a esfera, o cilindro;
	
	construir os quadros apenas em preto e branco, com base na gradação tonal e em seus componentes elementares.
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Um dos objetivos dos adeptos desse estilo era anular as diferenças entre as belas artes e as artes aplicadas. Curvas sinuosas, linhas alongadas, formas orgânicas e assimétricas são características marcantes das obras desse estilo. Marque a escola artística correspondente à descrição apresentada.
		
	
	d) Expressionismo
	
	a) Surrealismo
	
	b) Simbolismo
	
	e) Fauvismo
	 
	c) Art Nouveau
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX. Com base na observação direta do efeito da luz solar sobre os objetos, o que procuravam os pintores impressionistas?
		
	
	Registrar tonalidades que os objetos adquirem ao refletirem a luz solar em um determinado momento, estabelecer quais são as cores nítidas dos contorno dos objetos e criar sombras escuras.
	 
	Registrar tonalidades que os objetos adquirem ao refletirem a luz solar em um determinado momento, obter contrastes de luz e sombra através da sobreposição de elementos e misturar ao máximo as cores primárias antes de transferi-las para a tela.
	
	Registrar tonalidades que as paisagens adquirem ao entardecer, obter o mínimo de contrastes de luz e sombra e nunca misturar cores.
	
	Registrar tonalidades que os objetos adquirem ao refletirem a luz solar em um determinado momento, obter contrastes de luz e sombra através de cores quentes e frias e misturar ao máximo as cores a fim de obter uma paleta rica.
	 
	Registrar tonalidades que os objetos adquirem ao refletirem a luz solar em um determinado momento, não representar contornos nítidos nas imagens, pois os objetos não têm contornos definidos linearmente no mundo real, e criar sombras luminosas e coloridas.
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Em 1886 realizou-se a última exposição coletiva do grupo de artistas impressionistas. Dessa exposição participaram Georges Seurat (1859-1891) e Paul Signac (1863-1935), dois pintores que dariam uma nova direção ao movimento impressionista. Qual o nome desta nova tendência?
		
	
	Nenhuma resposta está correta.
	
	A nova tendência foi chamada de Surrealismo, e integrava o Pós-Impressionismo.
	
	A nova tendência foi chamada de Realismo, e integrava o Pós-Impressionismo.
	 
	A nova tendência foi chamada de Pontilhismo e integrava o Pós-Impressionismo.
	
	A nova tendência foi chamada de Expressionismo, e integrava o Pós-Impressionismo.
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Surgida na segunda metade do século XIX a técnica do Pontilhismo foi utilizada por pintores franceses neoimpressionistas (o Neoimpressionismo foi um estilo de pintura pós-impressionista). Assinalar a única opção que não está correta:
		
	
	as influências do Neoimpressionismo podem ser observadas nas obras de Van Gogh ,Gauguin e Matisse.
	
	os artistas George Seurat e Paul Signac impulsionaram o Pontilhismo como técnica.
	
	nos trabalhos de Toulouse-Lautrec pode também ser identificada a influência do Neoimpressionismo.
	
	A técnica, também conhecida como Pintura de Pontos, consiste na justaposição de pontos de cor, criando o efeito desejado pelo pintor nos olhos do observador.
	 
	o Pontilhismo foi ignorado por muitos artistas pós-impressionistas, Paul Signac por exemplo.

Outros materiais