Buscar

Semana Arte Moderna

Prévia do material em texto

Bom dia aos colegas e a professora Francilene. Quero dar a minha contribuição sobre o assunto proposto.
A Semana de Arte Moderna foi um movimento artístico e cultural, realizada no Teatro Municipal em São Paulo entre os dias 11 a 18 de fevereiro de 1922. O objetivo do evento era mostrar para a sociedade as novas tendências artísticas que já vigora na Europa. Infelizmente, esta forma de expressão não foi compreendida pela elite paulista, a qual já era influenciada pelas formas estéticas europeias mais conservadoras. Os artistas brasileiros buscavam conquistar sua identidade própria e a liberdade de expressão, percorriam por diferentes caminhos em busca de um novo sem definição de padrão. O que resultou em incompreensões e insatisfações dos que foram assistir o evento. 
Na abertura, Ronald de Carvalho, foi vaiado, com gritos ao recitar o poema “Os Sapos”, obra escrito por Manuel Bandeira, desaprovado pelo público presente que atrapalhou a leitura com coros de vaias. Outro episódio, Villa- Lobos com uma apresentação musical entrou no palco vestido de casaca e calçando em um pé um sapato e no outro um chinelo, recebido pela plateia com vaias, sua atitude foi considerada afrontosa e desrespeitosa. Olha que situação, depois, foi esclarecida que Villa- Lobo entrou desta forma, pois estava com um calo no pé.
Observa-se, embora, a Semana de Arte Moderna tenha sido alvo de críticas, com o tempo adquiriu sua real importância ao inserir suas ideias. O movimento modernista expandiu-se com várias divulgações e por vários movimentos. Com isso, percebe-se que todo movimento artístico é uma ruptura com o estilo utilizado pelo anterior, é assim, com todas as formas de expressões, sejam através da pintura, escultura, poesia e outros. Nem sempre o novo é aceito, isto foi evidente no caso Modernismo, no princípio, chocou por fugir da estética europeia tradicional que influenciava os artistas brasileiros.
No Brasil, o descontentamento foi bem mais explorado no campo da Literatura, com maior ênfase na poesia. Entre os escritores modernistas destacam-se: Oswaldo de Andrade, Manoel Bandeira, Guilherme de Almeida. Na pintura, Anita Malfatti, que realizou a primeira exposição modernista brasileira em 1917, obras influenciadas pelo cubismo, expressionismo e futurismo, os quais escandalizaram a sociedade da época. Criticada, principalmente por Monteiro Lobato que não a poupou, contudo, este episódio serviu como incentivo para a realização da Semana de Arte Moderna.
Comissão Organizadora da Semana de Arte Moderna: Da esquerda para a direita: Manuel Bandeira é o segundo e Mário de Andrade, o terceiro; Oswald de Andrade aparece em primeiro plano.
Os artistas que participaram da Semana da Arte Moderna em 1922: Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Graça Aranha, Tarsila do Amaral, Victor Brecheret, Plínio Salgado, Anita Malfatti, Menotti Del Picchia, Ronald de Carvalho, Guilherme de Almeida, Sérgio Milliet, Heitor Villa-Lobos, Tácito de Almeida, Di Cavalcanti.

Continue navegando