Buscar

artigo da Pos versão final

Prévia do material em texto

FACULDADE PITÁGORAS- UNIDADE VENDA NOVA
NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PESSOAS
ARTIGO CIENTÍFICO
TRABALHO EM EQUIPE:O SEGREDO PARA O SUCESSO
Autor: GERSSICA FERNANDA SEABRA RIBEIRO
Orientadora: Profa . Ms. Maisa Wandebildes Braga Leite Vidal
A Banca Examinadora composta pelos membros abaixo aprovou este Artigo
__________________________________________________________
Profa . Ms. Maisa Wandebildes Braga Leite Vidal
Faculdade Pitágoras – Unidade Venda Nova
__________________________________________________________
Prof. Ms. Anderson Paulo da Cruz
Faculdade Pitágoras – Unidade Venda Nova
Belo Horizonte, 06 de dezembro de 2014.
GERSSICA FERNANDA SEABRA RIBEIRO
TRABALHO EM EQUIPE:O SEGREDO PARA O SUCESSO
Artigo científico apresentado ao Curso Gestão de pessoas da faculdade Pitágoras.
Orientadora: Orientadora: Profa . Ms. Maisa Wandebildes Braga Leite Vidal
Belo Horizonte, 06 de dezembro de 2014.
Resumo
Esse artigo visa a instrumentalização do trabalho em equipe, trazendo inúmeras formas de compreender a realidade dessa ação dentro das organizações. Com o propósito de analisar a dificuldade no gerenciamento do trabalho em equipe. A temática foi delineada sobre Gestão de pessoas, trabalho em equipe, motivação e liderança. Os resultados mostram que indiscutivelmente relevante que para acontecer o trabalho em equipe esses são aspectos que influenciam diretamente nos resultados. Com isso, acontecerá o alcance os objetivos dentro das organizações. O estudo foi estruturado em pesquisa bibliográfica.
Palavras-chave: trabalho em equipe, motivação e liderança.
	
TEAMWORK: THE SECRET TO SUCCESS
Abstract
This article aims to instrumentalization of teamwork, bringing numerous ways of understanding the reality of this action within organizations. In order to analyze the difficulty in the work of the management team. The theme was outlined on people management, teamwork, motivation and leadership. The results show that arguably relevant that to happen teamwork these are aspects that directly influence the results. Thus, it will be the range goals within organizations. The study was structured in literature.
Keywords: teamwork, motivation and leadership
 
1 Introdução 
O trabalho em equipe na esfera empresarial vem sendo um dos debates contemporâneos evidenciados em congressos, na perspectiva de sua evolução para se conquistar os objetivos dentro das organizações.
Saber trabalhar em equipe tem sido um diferencial para se sobressair dentro das organizações. Existem diversas formas de motivar as pessoas a atuar em equipe para atingir um objetivo. Para isso, depende tanto das pessoas envolvidas no processo, quantos dos líderes, as organizações, as regras, enfim há infinitos fatores causadores de sucesso no trabalho em grupo.
A pesquisa aqui proposta está inserida nas discussões sobre a importância do trabalho em conjunto, seus sujeitos e as relações que se estabelecem em seu conhecimento. 
O objetivo do estudo é avaliar quais são as dificuldades no gerenciamento do trabalho em equipe.
Um ponto relevante para construção do conhecimento é compreender a realidade, partindo da realidade de cada colaborador. Assim, as estratégias devem comtemplar vantagens de se trabalhar em equipe, juntamente com o papel da liderança na motivação da equipe. 
Neste aspecto busca-se investigar: qual a dificuldade de implementar o trabalho em equipe nas organizações?
Quais são as principais ações que as organizações precisam ter para que seja realizado o trabalho em equipe?
Quais são as vantagens e desvantagens do trabalho em equipe?
A pesquisa contribuirá como base para outras investigações cientificas, além de possibilitar referencias estruturais aos profissionais que participam na organização empresarial. 
2 Referencial teórico
O referencial teórico, é a base teórica para análise conceitual dos autores apresentados no trabalho. Para michel 2009:
A fundamentação teórica se propõe a reunir o conhecimento necessário a base teórica necessária, para o autor interpretar os dados, criticar a realidade analisar objetivamente o assunto, possibilitando a obtenção de conclusões logicas, racionais, fundamentadas em teorias já comprovadas, e não um trabalho de opinião. (MICHEL, 2009, p. 124).
2.1 Gestão de pessoas
Atualmente é essencial que as empresas tenham um olhar diferenciado com os colaboradores. É necessário desenvolver o intelectual e psicológico fornecendo capacitação, investimento em educação, tornando um profissional diferenciado no mercado. É preciso que o ambiente tenha tecnologias inovadoras, mostrando mais ferramentas de trabalho.
 Desta forma, gestão de pessoas consiste na forma de gerenciar formas, técnicas e práticas para se atingir as metas e objetivos das organizações, selecionando os colaboradores para fazer parte desse processo.
Com isso, é preciso compreender que esse é um processo que envolve seres humanos, onde desempenham um papel essencial, pois consiste no resultado das organizações, sendo positivo ou negativo. 
Sendo assim, é notavel a importância da valorização dos trabalhadores, tendo isso como um diferencial nas organizações.
“A gestão de Pessoas passa a assumir um papel de liderança para alcançar a excelência organizacional necessária para enfrentar desafios competitivos, tais como a globalização, a utilização das novas tecnologias e a gestão do capital intelectual.” (GIL, 2007, p. 60).
Essa é a visão que as organizações precisam desenvolver para ter uma gestão de pessoas de qualidade.
2.2 Trabalho em equipe
O trabalho sempre existiu desde os primórdios, contudo foi sofrendo modificações ao longo da história. As organizações juntamente com os lideres foram compreendendo esse processo.
Abordando uma visão mais tradicionalista nas organizações que visavam o trabalho como algo secundário, encontramos a visão do Taylorismo que elaborou a primeira proposta de administração. Por isso é considerado o pai da administração cientifica.
Contudo, sua visão dentro das empresas era operacional, baseado nas tarefas. Cada funcionário tinha sua função especifica onde deveria realizar de maneira rápida e eficiente, gerando mais lucro para as organizações. O horário de trabalho era rígido, não podia ter interrupções o trabalho era muito fiscalizado. Cada colaborador tinha uma tarefa que não dependia do outro, sendo sua função meramente executar, desconhecia o processo. Neste cenário o chefe coordenava e os funcionários realizavam.
É eloquente abordar que de acordo com essa visão serviu como base para as organizações contemporâneas. Pois, Com as mudanças que estão ocorrendo no mercado atual alteram fortemente o campo de gestão de pessoas. Tratar o sujeito como mera ferramenta não é mais permitido. A relação atual deve ser de parceria. Com isso, a gestão de pessoas sendo bem sucedida é um diferencial nas empresas, pois são elas que geram e fortalecem as relações de qualquer empreendimento.
2.3 Motivação
Motivação é aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a uma propensão, a um comportamento específico, podendo este impulso à ação ser provocado por um estímulo externo [...] ou também ser gerado internamente nos processos mentais do indivíduo (CHIAVENATO, 1999).
Assim, a motivação é uma forma de impulso que faz com que as pessoas possam atingir seus objetivos, seguir em busca de resultados. Nesse processo envolve vários aspectos, sendo eles: emocionais, sociais e biológicos.
Nesse sentido, esse é um elemento essencial para o desenvolvimento humano para realização de tarefas.
A motivação está vinculadaao sujeito em todos os ambientes, sendo um influenciador em sua conduta. Enquanto nas organizações, tem influencia direta no resultado, pois envolve cumprir suas atividades. Sendo assim, quanto mais motivado, melhor o resultado.
Como define Robbins (2005) motivação é a concentração de esforços para atingir a meta definida que incluem as características de persistência, intensidade, e direção. Como o indivíduo reage à determinada situação pode variar em um indivíduo ou em vários indivíduos.
Com isso, motivação pode acontecer através de uma força interior, sendo assim, cada pessoa pode motivar e desmotivar. E pode acontecer influenciado pelo ambiente que a pessoa vive.
Este debate mostra que há um olhar sobre a necessidade dos participantes desse processo, que envolve vários fatores.
Sendo assim, Maslow propôs uma classificação diferente para cada necessidade, abordando que;
(1)necessidades fisiológicas que dizem respeito a sobrevivência do organismo;(2)necessidades de segurança, que buscam encontrar um ambiente livre de ameaças;(3)necessidades sociais voltadas a aceitação e amizade no grupo;(4)necessidades de estima direcionadas á busca de uma auto- imagem positiva e (5)necessidade de auto- realização principalmente orientada para o desenvolvimento integral da potencialidade individual.
Com isso, mostra que mesmo as necessidades básicas são importantes no desempenho do sujeito, e que influencia diretamente na sua vida pessoal e profissional. Por isso, é necessário compreender e trabalhar esses aspectos dentro das organizações.
O estudo do conhecimento cientifico, especialmente a discussão sobre as organizações traz inúmeras formas de compreender a realidade, onde os líderes estão inseridos.
Neste âmbito, a liderança desempenha um papel relevante, pois se baseia na condução de um grupo de pessoas, fazendo que essa equipe gere resultados, sendo um motivador e influenciador para se alcançar os objetivos.
Desta forma, Davis (1992,p.,150)aborda que:
Liderança é o processo de encorajar e ajudar os outros a trabalharem entusiasticamente na direção dos objetivos. É o fator humano que ajuda um grupo identificar para onde ele está indo e assim motivar-se em direção aos objetivos.
Liderar uma equipe envolve alguns aspectos que influenciam diretamente no desempenho da organização. Entre eles, é necessário que tenha uma habilidade técnica, habilidade humana e habilidade conceitual. Nesse sentido, é preciso que tenha um conhecimento em nível operacional, trabalho em equipe e formulação de ideias.
Desta forma Davis (1992,p.152) aborda que: 
Uma liderança eficaz exige um comportamento que congregue e estimule os seguidores na direção de objetivos definidos em situações específicas. Todos os 3 elementos-líder, liderança e situação-são variáveis que se afetam mutuamente na determinação do comportamento adequado de liderança.
É eloquente abordar que um líder eficaz é aquele que consegue ser flexível e transparente na comunicação com sua equipe, que consiga alinhar os objetivos, ter comprometimento com o trabalho, ter planejamento e fazer avaliação do coletivo e individual.
4 Considerações finais
Para que uma organização seja um diferencial no mercado internacional é preciso que se tenha uma visão ampla e que acompanhe as evoluções.
Atualmente existe uma mudança no ambiente de trabalho, ele precisa ser atraente e prazeroso para seu colaborador. Mostrando resultados, entendo as metas e objetivos da organização na qual ele faz parte.
Por isso, é preciso compreender à necessidade de mudança no setor de gestão de pessoas, selecionando muito bem a equipe para que possa crescer junto com a empresa.
Com isso, a liderança desempenha um papel relevante, pois é um referencial para a equipe. Assim, ele precisa ser dinâmico, colaborativo, trabalhar em sintonia, conhecer sua equipe e compreender que cada um tem uma função e que é preciso trabalhar em equipe, não existe um papel que é mais ou menos importante.
Sendo assim o líder precisa ter uma visão de trabalho em equipe, que envolva e influencie as pessoas a buscarem objetivos de forma prazerosa, tendo organização e planejamento. É necessário estabelecer entre os participantes do processo, trocas de conhecimento, mostrando a importância de trabalhar no coletivo, entendo que é preciso ter discussões de ideias, para que haja uma troca. Ressaltando que, todos tem um projeto em comum e que buscam o mesmo objetivo. Mostrar ao funcionário o quanto ele é importante para a empresa. Assim, mostrando que todos são “peças” fundamentais para se alcançar a meta.
Contudo, se a liderança tem uma visão mais técnica e burocrática acreditando que seu papel consiste em transmitir ordens, e que cada um tem uma função que independe do outro, isso influencia diretamente no resultado dessa empresa. 
Por isso, é necessário enfatizar que o líder tem um papel crucial para que o trabalho em equipe aconteça de fato dentro das empresas. Sendo assim, é preciso que acompanhe essa tendência na sociedade contribuindo com a empresa e seus colaboradores.
Outro fator que influencia nesse processo é o ambiente de trabalho, que precisa ser motivador para todos os participantes.Com isso, a empresa tem um retorno através de metas atingidas, premiação de destaque, onde o funcionário fica satisfeito pelo seu trabalho ficando feliz com a recompensa que vem através de cargo, salário, e principalmente satisfação interior.
Contudo, se a organização não possui uma visão que engloba todos os aspectos citados, o trabalho em equipe não funciona. Consequentemente, a empresa não vai se manter no mercado. 
Entretanto, se o trabalho em equipe for um princípio da gestão, o resultado será os melhores já analisados, serão recortes. Pois, consiste no trabalho em grupo onde um se preocupa com o outro, todos conhecem as tarefas com um todo. São mostrados as metas e o caminho que precisa ser percorrido. Sendo assim, acontecera o alcance dos objetivos.
REFERÊNCIAS
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
GIL, Antônio Carlos. Gestão de Pessoas. Enfoque nos Papéis Profissionais. 1ª ed. São Paulo, Atlas, 2007.
MICHEL, Maria Helena, Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais – 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.
ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. 11. ed. São Paulo:
Pearson Prentice Hall, 2005.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas,

Continue navegando