Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Língua Portuguesa: Laboratório de Texto (LET45)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:456254) ( peso.:4,00)
	Prova:
	12445549
	Nota da Prova:
	8,50
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O texto narrativo se caracteriza pelo relato de um determinado acontecimento. Assim, para que a história tenha sentido, ela conta com a participação de alguns elementos imprescindíveis à sua desenvoltura. Dessa forma, disserte sobre os elementos da narração e caracterize-os.
	Resposta Esperada:
Personagens: são os indivíduos que participaram do acontecimento e que estão sendo citados pelo narrador. Há sempre um núcleo principal da narrativa que gira em torno de um ou dois personagens, chamados de personagens centrais ou principais (protagonistas). 
Tempo: retrata a duração em que se dá a ação. Pode este ser cronológico, ou seja, demarcado pelos dias, meses, anos, séculos, horas, minutos, segundos. E o psicológico: relativo à duração interior dos acontecimentos, vivenciado pelas lembranças e pelos sentimentos das personagens. 
Ambiente: assim como ocorre no tempo, há o espaço físico, o qual revela o ambiente onde se movem as personagens, podendo ser ao ar livre, numa choupana, numa bela praia, enfim, entre tantos outros lugares. Existem determinadas narrativas, como os romances regionalistas, os quais são amplamente determinados pelas características do local onde os fatos se desenrolam. Quanto ao espaço psicológico, este é revelado pela experiência subjetiva dos participantes.
Discurso: relaciona-se à própria mensagem que nos é transmitida, sendo que esta pode se materializar de formas diversas, expressas por: discurso direto: nele, a fala das personagens é revelada na íntegra, ou seja, tal e qual acontecem; discurso indireto: agora, ao invés de haver a participação direta, o narrador é quem se encarrega de retratá-la, por intermédio de suas próprias palavras; discurso indireto livre: ocorre quando o narrador insere de forma discreta os sentimentos das personagens ou até mesmo a fala das personagens à sua, chegando ao ponto de não haver distinção entre ambas. 
Foco narrativo: age como uma espécie de intermediário entre a história contada e o receptor, podendo atuar de distintas formas. 
Enredo: é o fato em si. Aquilo que ocorreu e que está sendo narrado. Deve ter um começo, um meio e um fim.
	2.
	A percepção da coerência depende significativamente dos conhecimentos do leitor. Apesar de todo cuidado que o produtor do texto possa dedicar-lhe, o leitor pode não ter os conhecimentos necessários para considerar o texto como coerente. Sendo assim, o que significa considerar um texto coerente?
	Resposta Esperada:
A coerência envolve elementos que influenciam, que possibilitam, que auxiliam a interpretação de um texto. Logo, considerar um texto coerente implica em entendimento, partindo do que o receptor já conhece ou sabe e, das habilidades que o mesmo tenha desenvolvido. Neste sentido, o autor deve organizar as informações do texto com clareza e objetividade, pois o leitor/ouvinte, no momento da leitura ou da recepção destas, utilizará sua intuição, e o que lhe parecer ilógico, inconsistente e sem sentido não lhe atribuirá coerência/significado.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina