Buscar

Prévia do material em texto

Atividade 02
1º São despesas orçamentárias: 
a) as despesas públicas que para serem realizadas dependem de autorização legislativa e que não podem se efetivar sem crédito orçamentário correspondente. Podem se subdividir em despesas correntes e em despesas de capital. 
b) as despesas públicas que para serem realizadas dependem de autorização executiva e que não podem se efetivar sem crédito orçamentário correspondente.
 c) as despesas públicas que para serem realizadas dependem de autorização legislativa e que podem se efetivar sem crédito orçamentário correspondente. Podem se subdividir em despesas correntes e despesas de capital. 
d) as despesas públicas que para serem realizadas independem de autorização legislativa e que podem se efetivar sem crédito orçamentário correspondente. Podem se subdividir em despesas correntes e em despesas de capital. 
2º Para atender as despesas com montante também previamente conhecido, tais como os contratuais, e outras sujeitas a parcelamentos. Exemplos: alugueis, vencimentos, salários, etc. Estamos falando do tipo de empenho:
a) Ordinário 
b) Estimativa 
c) Global 
d) NDA. 
3º Qual a diferença entre restos a pagar processado e não processado?
PROCESSADOS: Este tipo de resto a pagar passou pelo 1º e 2º estágio da despesa (empenho e liquidação), isto é, a despesa não foi paga pelo órgão público, ficando a obrigação de pagar no exercício seguinte. NÃO PROCESSADOS: Constituem os restos a pagar que não foram liquidadas até o final do exercício financeiro, foi concretizado apenas o empenho (1º estágio da despesa).
4ºQual a lei que rege as licitações? 
A legislação sobre licitação é regida pela Lei nº8666 de 21/06/1993, que é também a que determina as normas gerais e obrigatórias em todo o país, e, também, com as alterações que foram feitas mais tarde pelas leis 8883 de 08/06/1994 e 9648 de 27/05/1998. Conforme a Lei nº 8666/1993 em seu Art. 3º, § 3º, “a licitação não será sigilosa sendo públicos acessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura”
5º O que é Inexigibilidade de Licitação? 
A inexigibilidade de licitação se caracteriza pela impossibilidade de competição. Está determinada no art. 25 da Lei de Licitações e Contratos. Essa inviabilidade pode ser tanto pela exclusividade do objeto a ser contratado, como pela falta de empresas concorrentes.
6º Conforme determinado pela lei 8666/93, Lei das Licitações e contratos são princípios aplicáveis às licitações e contratos exceto: 
 a) Julgamento objetivo das propostas. 
b) Eficiência
 c) Legalidade e publicidade
 d) Impessoalidade / competitividade. 
7º Como é dividido os créditos adicionais?
"São créditos adicionais as autorizações de despesas não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento ". Dependendo da sua finalidade, classificam-se em: suplementares, especiais e extraordinários sendo usados quando necessários no Orçamento Público.
8º Qual a função do crédito Extraordinário?
 Crédito extraordinário. Modalidade de crédito adicional destinado ao atendimento de despesas urgentes e imprevisíveis, como em caso de guerra, comoção interna ou calamidade pública.
9º Os créditos suplementares servem para: 
a) reforçar dotação já fixada no orçamento
 b) atender gastos com calamidade pública. 
c) atender a gastos urgentes e inadiáveis.
 d) garantir uma despesa não prevista no orçamento, que necessita ser realizada. 
10º As fontes para abertura dos créditos adicionais, segundo a Lei n. 4.320/64 são: 
a) o excesso de arrecadação. 
b) os créditos públicos. 
c) as doações de outras entidades públicas. 
d) nenhuma das alternativas.
Gabarito para preenchimento
	01
	02
	06
	09
	10
	A
	C
	B
	A
	A

Mais conteúdos dessa disciplina