Logo Passei Direto
Buscar

Economia Política - Avaliação I

User badge image
Daniel Lima

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Na era do capitalismo industrial, o trabalho braçal do homem é substituído por máquinas. Esse modelo econômico ficou conhecido como liberal, cria táticas para expandir a produção e vencer a competição.
Neste contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O desenvolvimento do capitalismo depende também da produção em grande escala.
( ) As mercadorias são produzidas e vendidas em grande quantidade, por um valor menor.
( ) Produtos diferenciados são produzidos e possuem uma ótima aceitação no mercado de consumo.
( ) A produção artesã realizada no capitalismo industrial possui maior rentabilidade.
a) F - V - V - V.
b) V - F - F - V.
c) V - V - V - F.
d) F - V - V - F.

O Mercantilismo é o nome dado a um conjunto de práticas econômicas desenvolvido na Europa na Idade Moderna. Já o Capitalismo, vindo após o sistema mercantilista, caracteriza-se como um sistema econômico, político e social no qual os agentes econômicos (empresários), proprietários dos meios de produção permitem que esta produção seja comercializada num mercado, em que as transações são de natureza monetária.
Refletindo sobre o sistema mercantilista, analise as sentenças a seguir:
I- O mercantilismo caracterizou-se por uma forte interferência do Estado na economia, baseava-se em medidas econômicas diversas de acordo com os estados.
II- As políticas mercantilistas partilhavam a crença de que a riqueza de uma nação residia na acumulação de metais preciosos.
III- O mercantilismo teve como finalidade a formação de fortes Estados-nação, ou seja, o fortalecimento do Estado.
IV- Assim como no capitalismo, a preocupação central estava na exploração da mão de obra e lucro excessivo para aumento do capital.
a) Somente a sentença I está correta.
b) As sentenças I, II e III estão corretas.
c) As sentenças I e IV estão corretas.
d) As sentenças II e IV estão corretas.

O Sistema Capitalista surgiu com a decadência do mercantilismo e caracteriza-se pela produção com fins lucrativos e pela propriedade privada dos meios de produção. Foi amplamente criticado por Karl Marx, o qual, ao analisar a gênese do lucro capitalista, especificou o termo da mais-valia.
Sendo assim, sobre o significado da mais-valia, segundo o pensamento marxista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Karl Marx chamou a atenção para o fato de que os capitalistas, uma vez pago o salário de mercado pelo uso da força de trabalho, podem lançar mão de duas estratégias para ampliar sua taxa de lucro e exploração do trabalhador: estender a duração da jornada de trabalho, mantendo o salário constante - o que ele chama de mais-valia absoluta; ou ampliar a produtividade física do trabalho pela via da mecanização - o que ele chama de mais-valia relativa.
( ) A mais-valia, segundo Marx, é lucro que os donos dos meios de produção obtêm, ou seja, é a diferença de valor produzido pela força de trabalho e o custo de sua manutenção.
( ) No sistema capitalista, existe a mais-valia, que Marx designou como o trabalho exercido pela maioria dos trabalhadores, que pela sua validade deveria ser valorizado com salário condizente conforme cada profissão. Cabe ao trabalhador e ao patrão entrarem em um consenso entre o salário pago e o salário possível.
( ) No capitalismo, existe um processo de relação entre patrão e funcionário, um possui os meios de produção e o outro a força de trabalho, ambos produzem riqueza para a sociedade, cada um na sua especificidade e equidade dentro do sistema capitalista, segundo Marx.
a) V - V - F - V.
b) F - F - V - F.
c) F - F - V - V.
d) V - V - F - F.

Karl Marx, analisando dialeticamente a lógica do capitalismo, afirmou que o sistema capitalista representa a própria exploração do trabalhador por parte do dono dos meios de produção, chamando a atenção para o fato de que os capitalistas, uma vez pago o salário de mercado pelo uso da força de trabalho, podem lançar mão de duas estratégias para ampliar sua taxa de lucro, que ele designou como: a mais-valia absoluta e a mais-valia relativa.
Sobre a mais-valia, analise as afirmativas a seguir:
I- A mais-valia absoluta consiste na intensificação do ritmo de trabalho, através de uma série de coerções postas aos trabalhadores, que incluem da mais severa vigilância a todos os seus atos na unidade produtiva até a cronometragem e determinação dos movimentos necessários à realização das suas tarefas.
II- A mais-valia relativa se caracteriza pela mão de obra barata e acessível, artesanal ou braçal, que possa, em tempo mínimo, gerar o maior número de produtos possíveis.
III- Para Marx, a mais-valia absoluta significa aumentar a duração da jornada de trabalho, mantendo o salário estável, assim o lucro é evidente, sendo o principal objetivo no capitalismo.
IV- A mais-valia relativa significa ampliar a produção através da tecnologia e mecanização, reduzir o custo do produto e aumentar o lucro do capitalista.
V- Para Marx, a mais-valia relativa diz respeito ao valor final do produto produzido pelo trabalhador, que, com sua força de trabalho, procura minimizar o lucro e o excedente proporcional.
a) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
b) As afirmativas I, III e V estão corretas.
c) Somente a afirmativa II está correta.
d) As afirmativas I, III e IV estão corretas.

Muitos cientistas e pensadores sociais desenvolveram diferentes vertentes para conceber uma explicação para o surgimento e o funcionamento do sistema capitalista, bem como termos próprios para designar situações e fatos. O conceito de mais-valia foi desenvolvido pelo economista alemão Karl Marx (1818-1883), o qual foi considerado o primeiro pensador econômico que criticou severamente a dinâmica do modelo capitalista.
Diante disto, assinale a alternativa CORRETA:
a) Marx pretendia desvendar os segredos do capitalismo, seus princípios, seu funcionamento e resultados, designou o termo mais-valia para conceituar o modo do sistema de produção capitalista, na qual enfatizava a jornada de trabalho tanto dos trabalhadores como dos capitalistas, que eram responsáveis pela manutenção dos bens produtivos.
b) Karl Marx chamou a atenção para o fato de que os capitalistas poderiam aumentar a taxa de lucro e produção, aumentando assim os salários dos trabalhadores por horas trabalhadas.
c) A mais-valia é um conceito que caracteriza a valorização do trabalho assalariado. Quanto mais o funcionário trabalhava para desenvolvimento e crescimento do capitalismo, mais ele era valorizado profissionalmente.
d) Para Marx, a mais-valia era a base do sistema capitalista, termo criado por ele para designar a disparidade entre o salário pago pelo empregador e o valor do trabalho produzido pelo funcionário.

O mercantilismo é um conjunto de ideias econômicas, advindas da Idade Moderna, que tinha como função preparar a economia, objetivando fortalecer o mercado interno de uma nação. Sobre as características dessas ideias, analise as seguintes sentenças:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- O grande volume de ouro e prata que era utilizado para quantificar a riqueza foi denominado de metalismo.
II- A Espanha foi vista como modelo do mercantilismo, pois possuía um grande volume de metais preciosos.
III- O comercialismo foi uma prática econômica importante do mercantilismo; através da navegação expandiu o comércio exterior.
IV- Na fase mercantilista ainda predomina a produção de bens voltados apenas para a subsistência de quem a produz.
a) Somente a sentença I está correta.
b) As sentenças III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças II e IV estão corretas.

Para os profissionais do Serviço Social, é de suma importância o estudo da Economia Política, visto que se faz necessário compreender os fatos econômicos e políticos que influenciam a vida de todos em sociedade, inclusive das pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Sobre a importância desse estudo, assinale a alternativa CORRETA:
a) Na sociedade contemporânea, é importante que o assistente social conheça a economia normativa, pois, a partir da compreensão desta, os profissionais do Serviço Social podem formular seus planos e programas de intervenção com base em dados econômicos, não excedendo os recursos necessários.
b) Pode-se enfatizar que o assistente social também é um cientista político (também sociólogo), pois se preocupa com a economia e busca o conhecimento sobre os processos políticos e desenvolvimento do capitalismo.
c) Necessário se faz compreender o modo de produção capitalista e identificar demandas que são consequentes da sociedade contemporânea, com objetivo de formular respostas profissionais para o enfrentamento das mais diversas expressões da questão social.
d) A crise na economia política é um fato irreversível, principalmente nos países capitalistas, afetando diretamente todos os setores da sociedade, inclusive o setor social, que depende objetivamente da economia pura, ideológica e normativa.

O mercantilismo era considerado um conjunto de ideias econômicas, que enfatizava que a prosperidade de um país dependia do capital que tinha. Assim, as políticas mercantilistas partilhavam a crença de que a riqueza de uma nação residia na acumulação de metais preciosos (ouro e prata).
Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA:
A) Teoria econômica da Idade Moderna conhecida como capitalismo.
B) Foi uma das práticas econômicas usadas no mercantilismo que considerava o escambo como atividade econômica.
C) Teoria econômica da Idade Média conhecida como liberalismo.
D) Essa crença era conhecida como bulionismo, sistema monetário em que o papel-moeda era baseado em metal.

No sistema capitalista, a relação entre proprietários dos meios de produção e trabalhadores que vendem sua força de trabalho é profunda, pois o primeiro precisa do segundo para aumentar seu capital e o segundo depende do primeiro para sobreviver.
Sobre essa relação, analise as seguintes sentenças:
I- A mais valia obtida é o resultado do trabalho não pago ao trabalhador que o realizou.
II- Os vendedores e os compradores da força de trabalho têm uma relação de exploração.
III- A luta de classes é resultado da ganância indevida do proletariado insatisfeito.
IV- O capitalismo trava uma luta que impacta exclusivamente no âmbito econômico da sociedade.
a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) As sentenças III e IV estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

A Economia é o estudo de como a sociedade administra seus recursos escassos, ou melhor, é uma ciência social que estuda a administração, as aplicações e as alternativas dos recursos escassos e sua distribuição na sociedade. Sobre o significado de escassez, assinale a alternativa CORRETA:
a) Provimento, excesso, riqueza, fartura são termos sinônimos de escassez, assim como abundância.
b) O termo escassez em Economia é compreendido como o principal objeto de estudo, resume o impacto entre compra e venda, oferta e demanda, lucro e prejuízo, normativo e positivo na teoria econômica.
c) Na origem etimológica, escassez diz respeito à falta de algo, deriva do termo (escass), que significa tudo que está em falta, em declínio, em relevo, em queda.
d) Escassez, nesses termos, em Economia, significa que a sociedade tem recursos limitados e não pode produzir todos os bens e serviços que as pessoas desejam, denominando certa ausência, carência, falta de recursos.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Na era do capitalismo industrial, o trabalho braçal do homem é substituído por máquinas. Esse modelo econômico ficou conhecido como liberal, cria táticas para expandir a produção e vencer a competição.
Neste contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O desenvolvimento do capitalismo depende também da produção em grande escala.
( ) As mercadorias são produzidas e vendidas em grande quantidade, por um valor menor.
( ) Produtos diferenciados são produzidos e possuem uma ótima aceitação no mercado de consumo.
( ) A produção artesã realizada no capitalismo industrial possui maior rentabilidade.
a) F - V - V - V.
b) V - F - F - V.
c) V - V - V - F.
d) F - V - V - F.

O Mercantilismo é o nome dado a um conjunto de práticas econômicas desenvolvido na Europa na Idade Moderna. Já o Capitalismo, vindo após o sistema mercantilista, caracteriza-se como um sistema econômico, político e social no qual os agentes econômicos (empresários), proprietários dos meios de produção permitem que esta produção seja comercializada num mercado, em que as transações são de natureza monetária.
Refletindo sobre o sistema mercantilista, analise as sentenças a seguir:
I- O mercantilismo caracterizou-se por uma forte interferência do Estado na economia, baseava-se em medidas econômicas diversas de acordo com os estados.
II- As políticas mercantilistas partilhavam a crença de que a riqueza de uma nação residia na acumulação de metais preciosos.
III- O mercantilismo teve como finalidade a formação de fortes Estados-nação, ou seja, o fortalecimento do Estado.
IV- Assim como no capitalismo, a preocupação central estava na exploração da mão de obra e lucro excessivo para aumento do capital.
a) Somente a sentença I está correta.
b) As sentenças I, II e III estão corretas.
c) As sentenças I e IV estão corretas.
d) As sentenças II e IV estão corretas.

O Sistema Capitalista surgiu com a decadência do mercantilismo e caracteriza-se pela produção com fins lucrativos e pela propriedade privada dos meios de produção. Foi amplamente criticado por Karl Marx, o qual, ao analisar a gênese do lucro capitalista, especificou o termo da mais-valia.
Sendo assim, sobre o significado da mais-valia, segundo o pensamento marxista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Karl Marx chamou a atenção para o fato de que os capitalistas, uma vez pago o salário de mercado pelo uso da força de trabalho, podem lançar mão de duas estratégias para ampliar sua taxa de lucro e exploração do trabalhador: estender a duração da jornada de trabalho, mantendo o salário constante - o que ele chama de mais-valia absoluta; ou ampliar a produtividade física do trabalho pela via da mecanização - o que ele chama de mais-valia relativa.
( ) A mais-valia, segundo Marx, é lucro que os donos dos meios de produção obtêm, ou seja, é a diferença de valor produzido pela força de trabalho e o custo de sua manutenção.
( ) No sistema capitalista, existe a mais-valia, que Marx designou como o trabalho exercido pela maioria dos trabalhadores, que pela sua validade deveria ser valorizado com salário condizente conforme cada profissão. Cabe ao trabalhador e ao patrão entrarem em um consenso entre o salário pago e o salário possível.
( ) No capitalismo, existe um processo de relação entre patrão e funcionário, um possui os meios de produção e o outro a força de trabalho, ambos produzem riqueza para a sociedade, cada um na sua especificidade e equidade dentro do sistema capitalista, segundo Marx.
a) V - V - F - V.
b) F - F - V - F.
c) F - F - V - V.
d) V - V - F - F.

Karl Marx, analisando dialeticamente a lógica do capitalismo, afirmou que o sistema capitalista representa a própria exploração do trabalhador por parte do dono dos meios de produção, chamando a atenção para o fato de que os capitalistas, uma vez pago o salário de mercado pelo uso da força de trabalho, podem lançar mão de duas estratégias para ampliar sua taxa de lucro, que ele designou como: a mais-valia absoluta e a mais-valia relativa.
Sobre a mais-valia, analise as afirmativas a seguir:
I- A mais-valia absoluta consiste na intensificação do ritmo de trabalho, através de uma série de coerções postas aos trabalhadores, que incluem da mais severa vigilância a todos os seus atos na unidade produtiva até a cronometragem e determinação dos movimentos necessários à realização das suas tarefas.
II- A mais-valia relativa se caracteriza pela mão de obra barata e acessível, artesanal ou braçal, que possa, em tempo mínimo, gerar o maior número de produtos possíveis.
III- Para Marx, a mais-valia absoluta significa aumentar a duração da jornada de trabalho, mantendo o salário estável, assim o lucro é evidente, sendo o principal objetivo no capitalismo.
IV- A mais-valia relativa significa ampliar a produção através da tecnologia e mecanização, reduzir o custo do produto e aumentar o lucro do capitalista.
V- Para Marx, a mais-valia relativa diz respeito ao valor final do produto produzido pelo trabalhador, que, com sua força de trabalho, procura minimizar o lucro e o excedente proporcional.
a) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
b) As afirmativas I, III e V estão corretas.
c) Somente a afirmativa II está correta.
d) As afirmativas I, III e IV estão corretas.

Muitos cientistas e pensadores sociais desenvolveram diferentes vertentes para conceber uma explicação para o surgimento e o funcionamento do sistema capitalista, bem como termos próprios para designar situações e fatos. O conceito de mais-valia foi desenvolvido pelo economista alemão Karl Marx (1818-1883), o qual foi considerado o primeiro pensador econômico que criticou severamente a dinâmica do modelo capitalista.
Diante disto, assinale a alternativa CORRETA:
a) Marx pretendia desvendar os segredos do capitalismo, seus princípios, seu funcionamento e resultados, designou o termo mais-valia para conceituar o modo do sistema de produção capitalista, na qual enfatizava a jornada de trabalho tanto dos trabalhadores como dos capitalistas, que eram responsáveis pela manutenção dos bens produtivos.
b) Karl Marx chamou a atenção para o fato de que os capitalistas poderiam aumentar a taxa de lucro e produção, aumentando assim os salários dos trabalhadores por horas trabalhadas.
c) A mais-valia é um conceito que caracteriza a valorização do trabalho assalariado. Quanto mais o funcionário trabalhava para desenvolvimento e crescimento do capitalismo, mais ele era valorizado profissionalmente.
d) Para Marx, a mais-valia era a base do sistema capitalista, termo criado por ele para designar a disparidade entre o salário pago pelo empregador e o valor do trabalho produzido pelo funcionário.

O mercantilismo é um conjunto de ideias econômicas, advindas da Idade Moderna, que tinha como função preparar a economia, objetivando fortalecer o mercado interno de uma nação. Sobre as características dessas ideias, analise as seguintes sentenças:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- O grande volume de ouro e prata que era utilizado para quantificar a riqueza foi denominado de metalismo.
II- A Espanha foi vista como modelo do mercantilismo, pois possuía um grande volume de metais preciosos.
III- O comercialismo foi uma prática econômica importante do mercantilismo; através da navegação expandiu o comércio exterior.
IV- Na fase mercantilista ainda predomina a produção de bens voltados apenas para a subsistência de quem a produz.
a) Somente a sentença I está correta.
b) As sentenças III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças II e IV estão corretas.

Para os profissionais do Serviço Social, é de suma importância o estudo da Economia Política, visto que se faz necessário compreender os fatos econômicos e políticos que influenciam a vida de todos em sociedade, inclusive das pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Sobre a importância desse estudo, assinale a alternativa CORRETA:
a) Na sociedade contemporânea, é importante que o assistente social conheça a economia normativa, pois, a partir da compreensão desta, os profissionais do Serviço Social podem formular seus planos e programas de intervenção com base em dados econômicos, não excedendo os recursos necessários.
b) Pode-se enfatizar que o assistente social também é um cientista político (também sociólogo), pois se preocupa com a economia e busca o conhecimento sobre os processos políticos e desenvolvimento do capitalismo.
c) Necessário se faz compreender o modo de produção capitalista e identificar demandas que são consequentes da sociedade contemporânea, com objetivo de formular respostas profissionais para o enfrentamento das mais diversas expressões da questão social.
d) A crise na economia política é um fato irreversível, principalmente nos países capitalistas, afetando diretamente todos os setores da sociedade, inclusive o setor social, que depende objetivamente da economia pura, ideológica e normativa.

O mercantilismo era considerado um conjunto de ideias econômicas, que enfatizava que a prosperidade de um país dependia do capital que tinha. Assim, as políticas mercantilistas partilhavam a crença de que a riqueza de uma nação residia na acumulação de metais preciosos (ouro e prata).
Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA:
A) Teoria econômica da Idade Moderna conhecida como capitalismo.
B) Foi uma das práticas econômicas usadas no mercantilismo que considerava o escambo como atividade econômica.
C) Teoria econômica da Idade Média conhecida como liberalismo.
D) Essa crença era conhecida como bulionismo, sistema monetário em que o papel-moeda era baseado em metal.

No sistema capitalista, a relação entre proprietários dos meios de produção e trabalhadores que vendem sua força de trabalho é profunda, pois o primeiro precisa do segundo para aumentar seu capital e o segundo depende do primeiro para sobreviver.
Sobre essa relação, analise as seguintes sentenças:
I- A mais valia obtida é o resultado do trabalho não pago ao trabalhador que o realizou.
II- Os vendedores e os compradores da força de trabalho têm uma relação de exploração.
III- A luta de classes é resultado da ganância indevida do proletariado insatisfeito.
IV- O capitalismo trava uma luta que impacta exclusivamente no âmbito econômico da sociedade.
a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) As sentenças III e IV estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

A Economia é o estudo de como a sociedade administra seus recursos escassos, ou melhor, é uma ciência social que estuda a administração, as aplicações e as alternativas dos recursos escassos e sua distribuição na sociedade. Sobre o significado de escassez, assinale a alternativa CORRETA:
a) Provimento, excesso, riqueza, fartura são termos sinônimos de escassez, assim como abundância.
b) O termo escassez em Economia é compreendido como o principal objeto de estudo, resume o impacto entre compra e venda, oferta e demanda, lucro e prejuízo, normativo e positivo na teoria econômica.
c) Na origem etimológica, escassez diz respeito à falta de algo, deriva do termo (escass), que significa tudo que está em falta, em declínio, em relevo, em queda.
d) Escassez, nesses termos, em Economia, significa que a sociedade tem recursos limitados e não pode produzir todos os bens e serviços que as pessoas desejam, denominando certa ausência, carência, falta de recursos.

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Economia Política 
	Avaliação:
	Avaliação I
	
	
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Na era do capitalismo industrial, o trabalho braçal do homem é substituído por máquinas. Esse modelo econômico ficou conhecido como liberal, cria táticas para expandir a produção e vencer a competição. Neste contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O desenvolvimento do capitalismo depende também da produção em grande escala.
(    ) As mercadorias são produzidas e vendidas em grande quantidade, por um valor menor.
(    ) Produtos diferenciados são produzidos e possuem uma ótima aceitação no mercado de consumo. 
(    ) A produção artesã realizada no capitalismo industrial possui maior rentabilidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	2.
	O Mercantilismo é o nome dado a um conjunto de práticas econômicas desenvolvido na Europa na Idade Moderna. Já o Capitalismo, vindo após o sistema mercantilista, caracteriza-se como um sistema econômico, político e social no qual os agentes econômicos (empresários), proprietários dos meios de produção permitem que esta produção seja comercializada num mercado, em que as transações são de natureza monetária. Refletindo sobre o sistema mercantilista, analise as sentenças a seguir:
I- O mercantilismo caracterizou-se por uma forte interferência do Estado na economia, baseava-se em medidas econômicas diversas de acordo com os estados. 
II- As políticas mercantilistas partilhavam a crença de que a riqueza de uma nação residia na acumulação de metais preciosos.
III- O mercantilismo teve como finalidade a formação de fortes Estados-nação, ou seja, o fortalecimento do Estado.
IV- Assim como no capitalismo, a preocupação central estava na exploração da mão de obra e lucro excessivo para aumento do capital.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	3.
	O Sistema Capitalista surgiu com a decadência do mercantilismo e caracteriza-se pela produção com fins lucrativos e pela propriedade privada dos meios de produção. Foi amplamente criticado por Karl Marx, o qual, ao analisar a gênese do lucro capitalista, especificou o termo da mais-valia. Sendo assim, sobre o significado da mais-valia, segundo o pensamento marxista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Karl Marx chamou a atenção para o fato de que os capitalistas, uma vez pago o salário de mercado pelo uso da força de trabalho, podem lançar mão de duas estratégias para ampliar sua taxa de lucro e exploração do trabalhador: estender a duração da jornada de trabalho, mantendo o salário constante - o que ele chama de mais-valia absoluta; ou ampliar a produtividade física do trabalho pela via da mecanização - o que ele chama de mais-valia relativa.
(    ) A mais-valia, segundo Marx, é lucro que os donos dos meios de produção obtêm, ou seja, é a diferença de valor produzido pela força de trabalho e o custo de sua manutenção.
(    ) No sistema capitalista, existe a mais-valia, que Marx designou como o trabalho exercido pela maioria dos trabalhadores, que pela sua validade deveria ser valorizado com salário condizente conforme cada profissão. Cabe ao trabalhador e ao patrão entrarem em um consenso entre o salário pago e o salário possível.
(    ) No capitalismo, existe um processo de relação entre patrão e funcionário, um possui os meios de produção e o outro a força de trabalho, ambos produzem riqueza para a sociedade, cada um na sua especificidade e equidade dentro do sistema capitalista, segundo Marx.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	4.
	Karl Marx, analisando dialeticamente a lógica do capitalismo, afirmou que o sistema capitalista representa a própria exploração do trabalhador por parte do dono dos meios de produção, chamando a atenção para o fato de que os capitalistas, uma vez pago o salário de mercado pelo uso da força de trabalho, podem lançar mão de duas estratégias para ampliar sua taxa de lucro, que ele designou como: a mais-valia absoluta e a mais-valia relativa. Sobre a mais-valia, analise as afirmativas a seguir:
I- A mais-valia absoluta consiste na intensificação do ritmo de trabalho, através de uma série de coerções postas aos trabalhadores, que incluem da mais severa vigilância a todos os seus atos na unidade produtiva até a cronometragem e determinação dos movimentos necessários à realização das suas tarefas. 
II- A mais-valia relativa se caracteriza pela mão de obra barata e acessível, artesanal ou braçal, que possa, em tempo mínimo, gerar o maior número de produtos possíveis.
III- Para Marx, a mais-valia absoluta significa aumentar a duração da jornada de trabalho, mantendo o salário estável, assim o lucro é evidente, sendo o principal objetivo no capitalismo. 
IV- A mais-valia relativa significa ampliar a produção através da tecnologia e mecanização, reduzir o custo do produto e aumentar o lucro do capitalista.
V- Para Marx, a mais-valia relativa diz respeito ao valor final do produto produzido pelo trabalhador, que, com sua força de trabalho, procura minimizar o lucro e o excedente proporcional.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 b)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, III e V estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	5.
	Muitos cientistas e pensadores sociais desenvolveram diferentes vertentes para conceber uma explicação para o surgimento e o funcionamento do sistema capitalista, bem como termos próprios para designar situações e fatos. O conceito de mais-valia foi desenvolvido pelo economista alemão Karl Marx (1818-1883), o qual foi considerado o primeiro pensador econômico que criticou severamente a dinâmica do modelo capitalista. Diante disto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Karl Marx chamou a atenção para o fato de que os capitalistas poderiam aumentar a taxa de lucro e produção, aumentando assim os salários dos trabalhadores por horas trabalhadas.
	 b)
	Para Marx, a mais-valia era a base do sistema capitalista, termo criado por ele para designar a disparidade entre o salário pago pelo empregador e o valor do trabalho produzido pelo funcionário.
	 c)
	Marx pretendia desvendar os segredos do capitalismo, seus princípios, seu funcionamento e resultados, designou o termo mais-valia para conceituar o modo do sistema de produção capitalista, na qual enfatizava a jornada de trabalho tanto dos trabalhadores como dos capitalistas, que eram responsáveis pela manutenção dos bens produtivos.
	 d)
	A mais-valia é um conceito que caracteriza a valorização do trabalho assalariado. Quanto mais o funcionário trabalhava para desenvolvimento e crescimento do capitalismo, mais ele era valorizado profissionalmente.
	6.
	O mercantilismo é um conjunto de ideias econômicas, advindas da Idade Moderna, que tinha como função preparar a economia, objetivando fortalecer o mercado interno de uma nação. Sobre as características dessas ideias, analise as seguintes sentenças:
I- O grande volume de ouro e prata que era utilizado para quantificar a riqueza foi denominado de metalismo.
II- A Espanha foi vista como modelo do mercantilismo, pois possuía um grande volume de metais preciosos.
III- O comercialismo foi uma prática econômica importante do mercantilismo; através da navegação expandiu o comércio exterior.
IV- Na fase mercantilista ainda predomina a produção de bens voltados apenas para a subsistênciade quem a produz.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	7.
	Para os profissionais do Serviço Social, é de suma importância o estudo da Economia Política, visto que se faz necessário compreender os fatos econômicos e políticos que influenciam a vida de todos em sociedade, inclusive das pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Sobre a importância desse estudo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Na sociedade contemporânea, é importante que o assistente social conheça a economia normativa, pois, a partir da compreensão desta, os profissionais do Serviço Social podem formular seus planos e programas de intervenção com base em dados econômicos, não excedendo os recursos necessários.
	 b)
	A crise na economia política é um fato irreversível, principalmente nos países capitalistas, afetando diretamente todos os setores da sociedade, inclusive o setor social, que depende objetivamente da economia pura, ideológica e normativa.
	 c)
	Necessário se faz compreender o modo de produção capitalista e identificar demandas que são consequentes da sociedade contemporânea, com objetivo de formular respostas profissionais para o enfrentamento das mais diversas expressões da questão social.
	 d)
	Pode-se enfatizar que o assistente social também é um cientista político (também sociólogo), pois se preocupa com a economia e busca o conhecimento sobre os processos políticos e desenvolvimento do capitalismo.
	8.
	O mercantilismo era considerado um conjunto de ideias econômicas, que enfatizava que a prosperidade de um país dependia do capital que tinha. Assim, as políticas mercantilistas partilhavam a crença de que a riqueza de uma nação residia na acumulação de metais preciosos (ouro e prata). Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Teoria econômica da Idade Média conhecida como liberalismo.
	 b)
	Teoria econômica da Idade Moderna conhecida como capitalismo.
	 c)
	Essa crença era conhecida como bulionismo, sistema monetário em que o papel-moeda era baseado em metal.
	 d)
	Foi uma das práticas econômicas usadas no mercantilismo que considerava o escambo como atividade econômica.
	9.
	No sistema capitalista, a relação entre proprietários dos meios de produção e trabalhadores que vendem sua força de trabalho é profunda, pois o primeiro precisa do segundo para aumentar seu capital e o segundo depende do primeiro para sobreviver. Sobre essa relação, analise as seguintes sentenças:
I- A mais valia obtida é o resultado do trabalho não pago ao trabalhador que o realizou.
II- Os vendedores e os compradores da força de trabalho têm uma relação de exploração.
III- A luta de classes é resultado da ganância indevida do proletariado insatisfeito.
IV- O capitalismo trava uma luta que impacta exclusivamente no âmbito econômico da sociedade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	10.
	A Economia é o estudo de como a sociedade administra seus recursos escassos, ou melhor, é uma ciência social que estuda a administração, as aplicações e as alternativas dos recursos escassos e sua distribuição na sociedade. Sobre o significado de escassez, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O termo escassez em Economia é compreendido como o principal objeto de estudo, resume o impacto entre compra e venda, oferta e demanda, lucro e prejuízo, normativo e positivo na teoria econômica.
	 b)
	Provimento, excesso, riqueza, fartura são termos sinônimos de escassez, assim como abundância.
	 c)
	Na origem etimológica, escassez diz respeito à falta de algo, deriva do termo (escass), que significa tudo que está em falta, em declínio, em relevo, em queda.
	 d)
	Escassez, nesses termos, em Economia, significa que a sociedade tem recursos limitados e não pode produzir todos os bens e serviços que as pessoas desejam, denominando certa ausência, carência, falta de recursos.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina