Buscar

gestao financeira 3

Prévia do material em texto

1.
	A gestão financeira é uma atividade dinâmica, que deve ter seu início no próprio indivíduo, ou seja, cada cidadão deve ou precisa saber gerenciar seu dinheiro ou capital. Tal gerenciamento também estende-se para as empresas públicas e privadas, uma vez que estas são construídas e geridas por pessoas que, consequentemente, precisam fazer render o dinheiro. Juridicamente, as empresas podem se organizar em firmas individuais, sociedade por cotas ou sociedade por ações. Nessas condições, explique como esses três tipos de empresas são organizadas.
	Resposta Esperada:
Firmas individuais: o patrimônio total é do dono da empresa e ele pode utilizá-lo para saldar dívidas de forma ilimitada. Normalmente, são pessoas que possuem estabelecimentos de pequeno porte.
Sociedade por cotas: patrimônio pertencente a duas ou mais pessoas ou sócios com responsabilidade limitada mediante as cotas. 
Sociedade por ações: constituída por acionistas, que possuem ações ordinárias ou preferenciais, o que limita sua responsabilidade. Cada acionista é responsável por suas ações, uma vez que este pode comprar ou vender ações por meio de corretores nas bolsas de valores.
	2.
	O Sistema Financeiro Nacional (SFN) é um conjunto de órgãos e instituições que possuem a responsabilidade de executar a gestão da política monetária do Brasil. Estas instituições estão ligadas ao governo e ao setor privado, bem como estão envolucradas ao mercado de capitais, sendo elas prestadoras de serviço financeiro ou não. Além disso, sabe-se que, dentro do SFN, existem as entidades supervisoras, que trabalham para que os cidadãos e os integrantes do sistema financeiro sigam as regras definidas pelos órgãos normativos. Existem quatro instituições que são consideradas entidades supervisoras, e uma delas é o Banco Central do Brasil (BACEN). Diante do enunciado, descreva três atribuições que o BACEN têm perante o SFN.
FONTE: Disponível em: <http://www.bacen.gov.br> Acesso em: 7 nov. 2016.
	Resposta Esperada:
As principais atribuições do BACEN estão relacionadas em emitir papel-moeda e moeda metálica; executar os serviços do meio circulante; receber recolhimentos compulsórios e voluntários das instituições financeiras e bancárias; realizar operações de redesconto e empréstimo às instituições financeiras; regular a execução dos serviços de compensação de cheques e outros papéis; efetuar operações de compra e venda de títulos públicos federais; exercer o controle de crédito; exercer a fiscalização das instituições financeiras; autorizar o funcionamento das instituições financeiras; estabelecer as condições para o exercício de quaisquer cargos de direção nas instituições financeiras; vigiar a interferência de outras empresas nos mercados financeiros e de capitais e controlar o fluxo de capitais estrangeiros no país.

Continue navegando