Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
apol gravura 2 nota 100

Pré-visualização | Página 1 de 1

Leia o fragmento o excerto de texto a seguir:
“A matriz que se usa na impressão em relevo tem, portanto, partes altas e partes baixas. Para a produção dessa matriz, é necessário cavar o material de que ela é originalmente constituída” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTELLA, A. F. Introdução à gravura e à sua história. Campos do Jordão, SP: Editora Mantiqueira, 2006. p. 27. 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Gravura: história, técnicas e contemporaneidade, a técnica da xilogravura se caracteriza por utilizar como matriz:
	
	A
	A pedra calcária.
	
	B
	O metal.
	
	C
	A tela de nylon.
	
	D
	O linóleo.
	
	E
	A madeira.
Questão 2/5 - Atelier de Artes Visuais - Gravura
Leia o excerto de texto a seguir.
“Gravar é dar vida às linhas do tempo. Das tramas delicadas do desenho sobre uma superfície bordaram-se com linhas incisivas, ao longo da história, algumas das mais sutis e notáveis obras de arte”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_iconografia/icon1342857.pdf>. Acesso em: 01 ago. 2016. 
Considerando as aulas dadas e conforme os conteúdos do livro-base Gravura: história, técnicas e contemporaneidade, acerca de importantes artistas que desenvolveram a linguagem da gravura, numere, na ordem sequencial, os artistas que se relacionam a cada uma das imagens a seguir:
1. 
2.
3. 
4. 
5.
(   ) Goya
(   ) Picasso
(   ) J. Borges
(   ) Andy Warhol
(   ) Hokusai 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	3 – 2 – 5 – 1 – 4
	
	B
	4 – 2 – 3 – 1 – 5
	
	C
	5 – 4 – 2 – 3 – 1
	
	D
	1 – 3 – 4 – 2 – 5
	
	E
	1 – 5 – 3 – 2 – 4
Questão 3/5 - Atelier de Artes Visuais - Gravura
Leia a passagem de texto a seguir: 
“Com o passar dos tempos, a gravura foi se transformando e participando das mudanças da arte, já não se limita à simples existência de uma matriz e respectiva edição”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.anpap.org.br/anais/2010/pdf/cpa/lurdi_blauth.pdf>. Acesso em: 12 ago. 2016. 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Gravura: história, técnicas e contemporaneidade, a gravura contemporânea amplia o próprio conceito de gravura, possibilitando:
	
	A
	O domínio das técnicas tradicionais da gravura.
	
	B
	A identificação das técnicas empregadas através da impressão das matrizes sobre o suporte.
	
	C
	A valorização da tecnologia digital nos processos de reprodução.
	
	D
	A transversalidade das técnicas, ou seja, a união da gravura com outras linguagens.
	
	E
	A ampliação da linguagem da gravura através das técnicas do desenho e da pintura.
Questão 4/5 - Atelier de Artes Visuais - Gravura
Leia o excerto de texto a seguir:
“O termo pop foi usado pela primeira vez em 1954, pelo crítico britânico Lawrence Alloway, como um nome conveniente para a arte popular, este rótulo foi ampliado em 1962, incluindo as atividades artísticas que usavam imagens populares em um contexto de belas artes”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://bdm.unb.br/bitstream/10483/5661/1/2012_NormaGonzagadaPenha.pdf>. Acesso em: 11 ago. 2016. 
De acordo com o texto dado, os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Gravura: história, técnicas e contemporaneidade, a litografia e a serigrafia inseridas no movimento da Pop Arte têm como artista representante:
	
	A
	Manet
	
	B
	Andy Warhol
	
	C
	Maria Bonomi
	
	D
	Salvador Dali
	
	E
	Kathe Kolwitz
	
Questão 5/5 - Atelier de Artes Visuais - Gravura
Leia o excerto de texto a seguir:
“A leitura da obra de arte (que recentemente tem sido chamada de apreciação) propõe uma leitura do mundo e de nós neste mundo, uma leitura que é, na verdade, uma interpretação cultural”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.cepae.faced.ufu.br/sites/cepae.faced.ufu.br/VISeminario/trabalhos/oral/eixo6/13_a_potencia_acionada_em_praticas_Isabel_Cristina_Dalva.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2016. 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Gravura: história, técnicas e contemporaneidade, no âmbito do ensino da arte na educação formal, a releitura:
	
	A
	É a cópia da obra-base.
	
	B
	Necessita de domínio técnico referente à obra analisada.
	
	C
	É a recriação baseada em uma nova leitura da obra-base.
	
	D
	Mantém, em seu produto final, o reconhecimento da obra escolhida.
	
	E
	É a apropriação, através do fazer artístico, das características estéticas da obra-base.