Buscar

A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO PARA A PRÁTICA DE PESQUISA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO PARA A PRÁTICA DE PESQUISA
Rafael Júnior Silva Araújo/UFMT
Resumo: Este trabalho abordará a importância da disciplina de Metodologia Científica na prática de pesquisa e em sua formação. Para uma melhor compreensão sobre o assunto, será utilizado o texto da autora Megan Lüdke “A complexa relação entre o professor e a pesquisa”. Com objetivo de entender a importância da disciplina de Metodologia Científica para a minha formação enquanto estudante de pedagogia e futuro educador. Este trabalho será desenvolvido como parte da avaliação prevista no Plano de Ensino da disciplina de “Metodologia do Trabalho Acadêmico”.
Introdução
A disciplina de Metodologia abre um extenso leque de conteúdos importantes para a formação do aluno. Conteúdos que abordam os variados tipos de pesquisas e a importância da prática de pesquisa por parte dos professores.
De acordo com Megan Lüdke(2012) os professores não consideram a prática da pesquisa como algo importante. Nesse contexto, a autora propôs uma investigação sobre o assunto a fim de compreender os motivos que levaram o “desinteresse” desses professores na prática da pesquisa. A pesquisa é pouco valorizada, não só por professores, dessa maneira, com a falta de apoio a prática da pesquisa deixa de agregar uma enorme importância para a formação de novo docentes.
Este trabalho tem como foco apresentar a importância da disciplina de Metodologia do Trabalho Científico e analisar os benefícios da prática de pesquisa por parte dos professores do Ensino Básico, conteúdo abordado durante o primeiro semestre do meu curso de pedagogia. O trabalho está dividido em três parte, a primeira parte traz introdução, em seguida apresenta os argumentos que asseguram a importância da prática de pesquisa e os motivos pelos quais a disciplina de Metodologia deveria ser aplicada desde a educação básica, até chegar às considerações finais onde apresentarei um desfrecho do trabalho.
Desenvolvimento
 Não é de hoje que a prática de pesquisa por parte dos professores, da educação básica, vem sendo discutida no âmbito escolar. De acordo, com Megan Lüdke (2012), a formação continuada e a prática de pesquisa por parte dos professores, ainda é um desafio a ser alcançado. Muitos professores da educação básica não se interessam no desenvolvimento de pesquisa por acharem que essa prática é de total e exclusiva responsabilidade tanto de docentes como discentes de Institutos Federais e Universidades. É notável que a prática de pesquisa em sala de aula contribui para o investimento da formação continuada, uma vez que o aluno tenha um entendimento sobre o processo educacional, para com sua formação acadêmica. 
A Metodologia Científica, mais do que disciplina, significa introduz o discente no mundo dos procedimentos sistemáticos e racionais, base da formação tanto do estudioso quanto do profissional, pois ambos atuam, além da prática, no mundo das ideias. Podemos afirmar até: a prática nasce da concepção sobre o que deve ser realizado e qualquer tomada de decisão fundamenta-se naquilo que se afigura como o mais lógico racional, eficiente e eficaz (MARCONI, Marina Andrade; LAKATOS, Eva Maria. 2003, p. 17).
Em sua pesquisa Lüdke (2012, p. 43) afirma que, “Nossos entrevistados reclamaram da falta de preparação para a pesquisa em sua formação, inclusive mencionado a ausência de uma disciplina ligada à metodologia da pesquisa”. Com essa afirmação, entende-se que a falta de uma disciplina que esteja ligada ao métodos científicos da realização de uma pesquisa acaba afetando no processo de aprendizagem, não só dos professores mas também dos alunos. Pois, dessa maneira, o professore não consegue repassar todo o conhecimento atribuído com a prática de pesquisa.
Tendo iniciado recentemente minha vida acadêmica, pude perceber o quanto a disciplina de Metodologia do trabalho Acadêmico é importante para a minha formação enquanto futuro docente. No primeiro semestre, nos foi introduzido uma enorme complexidade em torno do conhecimento preestabelecido sobre a disciplina de Metodologia do trabalho Científico. Como primórdio, foi apresentado como é realizado a pesquisa, especificando os tipos e suas características, abordando a importante dela é para a formação do docente.
Desta forma, é possível afirmar que os docentes em formação são desafiados a tentarem ensinarem seus alunos de uma forma da que lhe foram ensinados, e é por isso que se utiliza a pesquisa para propor esse desafio ao docente. O professor que estiver interligado a pesquisa e que seja vinculado na realidade de seus sujeitos e objetivos, tem a maior chance de construir novos conhecimentos a partir de dados à serem analisados. 
Considerações Finais:
Durante esse primeiro minha maior dificuldade foi diferenciar projeto de pesquisa com a pesquisa em si, entretanto não vejo isso como um problema que não possa ser resolvido, tendo em vista que assim como muitos não tinha nenhuma experiência acerca deste assunto.
Além de que, com este trabalho pude compreender que se houvesse uma disciplina ligada a área da Metodologia Científica nas escolas desde ensino infantil e recursos necessários que apoiassem e beneficiassem, tantos para os professores quanto para os alunos, agregaria ao processo de conhecimento a compreensão sobre o que é uma pesquisa e sua importância na formação.
Referências bibliográficas:
LÜDKE, M. A complexa relação entre o professor e a pesquisa. In.: ANDRÉ, Marli (org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 12 ed. Campinas: Papirus, 2012. p. 27-54.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Ciência e conhecimento científico. In.: MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 5 ed. São Paulo: Átlas, 2003. p. 75-81.

Continue navegando