Buscar

Trabalho Comunicação e Realidade Brasileira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Veiga de Almeida
Aluno: Guilherme da Fonseca Palma Carballo
Professora: Renata Feital
Curso: Comunicação Social – Publicidade e Propaganda
Matéria Online: Comunicação e Realidade Brasileira
Professora: Renata Feital
Não foram poucos os que alertaram para o perigo embutido nas manifestações juvenis de Junho de 2013. Como os acusadores, embora vitoriosos, não conseguiram provar de maneira clara e cabal que a primeira mandatária do país cometera crime de responsabilidade à altura da fortíssima sanção que lhe foi imposta, não me resta outra alternativa senão nomear seu afastamento definitivo como um golpe e uma cassação por vias institucionais. Seja como for, gostaria de esclarecer que não me situo dentre aqueles que viram as Jornadas de Junho de 2013 como nada além do princípio do fim do projeto nacional de centro-esquerda encampado pelo Partido dos Trabalhadores desde 2002. Não pretendo, pois, estabelecer qualquer relação de causa e efeito entre 2013-2016, embora não tenha dúvidas de que este é o período no qual se agrava a atual crise das esquerdas nacionais, recompondo-se as forças conservadoras.
Operação Lava Jato, trata-se de operação caracterizada como um conjunto de discricionariedades alarmantes, cujos personagens são um juiz de primeira instância, com fortes ligações com o principal partido de oposição, o PSDB, cujo estado onde se situa o juiz Moro é governado por um governador que se orgulha de a polícia bater e humilhar professores. As discricionariedades praticadas pelo juiz Moro referem-se à intimidação dos detidos, cuja detenção e soltura não obedecem a critérios jurídicos; à seletividade dos depoimentos; ao vazamento, igualmente seletivo para a grande mídia, de depoimentos sem qualquer comprovação, no contexto de toda forma de intimidação, reitere-se; à não observância da análise de possíveis provas e indícios atinentes à lógica do direito de defesa e sobretudo do distanciamento do que se chama inadequadamente de m“opinião pública”, que é, na verdade, a opinião dos grupos dominantes. Todos esses elementos, entre muitos outros, colocam em questão no Brasil o Estado de Direito Democrático. 
Fonte: http://anpof.org/portal/index.php/en/comunidade/coluna-anpof/850-2013-2016-breviario-da-crise-politica-das-esquerdas
https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/As-tres-crises-do-governo-Dilma/4/33990

Outros materiais